quinta-feira, 30 de junho de 2011

Úlceras por pressão

Uma complicação muito comum em pacientes acamados são as úlceras por pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito ou escaras.

As úlceras por pressão são lesões localizadas na pele, em geral em regiões de proeminências ósseas, sobre as quais o paciente passa muito tempo apoiado. Nestes locais, ocorre compressão dos vasos sanguíneos, com diminuição da circulação local e até mesmo isquemia. As regiões mais afetadas são calcanhares, maléolos, tuberosidades isquiáticas (glúteos), trocânteres do fêmur, sacro e occipital (região posterior da cabeça).

As úlceras se iniciam nas camadas mais profundas da pele, próximo às superfícies ósseas, e evoluem até eclodir superficialmente na pele. Por este motivo, uma simples vermelhidão pode, na verdade, ser uma úlcera avançada, que ainda não estamos vendo. O melhor tratamento então é a prevenção!

Previna as úlceras por pressão:

- Cuidados com a pele: realize higiene adequada, mantendo a pele sempre hidratada com cremes ou óleos apropriados. Evite o contato com fezes e urina.

- Diminua a pressão de apoio na região: mude o paciente de posição a cada 2 horas. Utilize colchão macio de espuma tipo "caixa de ovo". Apoie regiões com proeminências ósseas sobre coxins ou almofadas de gel.




- Nutrição: garanta ingesta nutricional e hídrica adequadas.

Lembre-se: uma úlcera não tratada pode levar um paciente a 6 meses a mais de internação hospitalar, aumenta o risco de infecções e pode evoluir para amputação, caso não tratada corretamente. A qualquer sinal de vermelhidão ou palidez excessiva, retire a pressão do local e, se necessário, procure ajuda especializada.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidados com o pé diabético

Estudos mostram que nos últimos 30 anos, o número de diabéticos no mundo duplicou.
Clique para ver a notícia

Como já discutimos aqui, uma das principais consequências do não tratamento da diabetes é a neuropatia diabética, que tem entre seus principais sintomas a perda da sensibilidade dos pés, levando ao PÉ DIABÉTICO.

Muitos diabéticos só se dão conta do acometimento em seus pés quando a neuropatia está em estágios avançados, com presença de lesões. Estas lesões podem se tornar úlceras, que se não tratadas, podem até mesmo acarretar a amputação do membro. 



O melhor tratamento é a prevenção, e por isso, seguem aqui algumas dicas simples para o cuidado do pé diabético:

- Examine seus pés diariamente: utilize um espelho ou peça para alguém procurar se existem bolhas, cortes, feridas, rachaduras ou alterações da coloração e estado da pele de seus pés. Um bom médico também deve examinar seus pés em todas as consultas.

- Limpeza e hidratação: lave os pés no banho com água morna, nunca água quente, já que a diminuição da sensibilidade pode mascarar a real temperatura da água, podendo ocorrer queimaduras de terceiro grau. Teste a temperatura com as mãos. Lave com sabonete neutro, seque bem, principalmente entre os dedos, e use um hidratante. Um pé ressecado tem maior risco de rachaduras, nas quais podem entrar microorganismos, causando infecção e úlceras.

- Sapatos e meias: prefira meias sem costura e sem elástico, para prevenir machucados. Evite meias que dificultam a transpiração, pois acúmulo de umidade na região dos pés atrai infecções. Os sapatos devem ser fechados, evitando a entrada de pedrinhas, já que estas podem causar pressão e abrir úlceras. Sempre olhe se não há nada dentro do sapato antes de calçá-lo. Procure sapatos confortáveis, de preferência sem costuras. Muitas lojas oferecem sapatos especiais para diabéticos. Evite usar sapatos sem meia, salto alto e bico fino.

- Cuidado com as unhas: mantenha-as sempre cortadas, utilizando tesoura de ponta romba e lixa para arredondar os cantos. Em caso de unhas encravadas ou calos, não retire-os sozinho. Procure uma podóloga especializada. Observe se as unhas estão grossas, esfareladas, descolando ou com alteração de cor, e nestes casos, vá ao dermatologista, pode ser micose.

- Evite andar descalço: você pode pisar em alguma pedrinha, se cortar, ou até mesmo queimar os pés se andar descalço no chão ou areia quente.

- Ferimentos: em caso de ferimentos, trate imediatamente, sempre com orientação de um médico. A neuropatia causa alteração nos processos cicatriciais, logo não fique esperando que o ferimento se resolva sozinho!

- Controle a sua glicemia, evite o fumo e pratique atividades físicas!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Rugby em cadeira de rodas



O esporte adaptado - especialmente modificado para pessoas com deficiência - existe desde o início do século XX, porém teve seu "boom" após a Segunda Guerra Mundial, época na qual aumentou exponencialmente o número de pessoas com deficiências físicas. Em 1960 ocorreram os primeiros Jogos Paraolímpicos, que são sempre jogados logo após os Jogos Olímpicos convencionais.

O Rugby em cadeira de rodas foi adaptado para pacientes com lesões medulares altas (tetraplégicos), que jogam com uma bola de voleibol e cadeiras de rodas especialmente projetadas para a maior segurança dos jogadores. O objetivo é fazer com que a bola ultrapasse uma determinada linha no fundo da quadra.

Os atletas costumam ganhar muita força nos membros superiores e melhorar muito o equilíbrio de tronco durante os treinos e jogos, e desenvolvem velocidades tão altas nas cadeiras de rodas, que os jogos são marcados por muitas colisões entre cadeiras, e o esporte foi apelidado então de murderball (bola assassina).



Nos dias 11 e 12 de agosto, será realizado no Rio de Janeiro o II Workshop de Saúde no Rugby em Cadeira de Rodas.
Veja mais sobre este esporte e sobre o workshop em Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Deficiência Física: como lidar?


Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do "diferente".
Esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência entre pessoas deficientes e não-deficientes.
Não faça de conta que a deficiência não existe. Se você se relacionar com uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência, você vai estar ignorando uma característica muito importante dela. Dessa forma, você não estará se relacionando com ela, mas com outra pessoa, uma que você inventou, que não é real.
Aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.
As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.
Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa não deficiente. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades e, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas. Exatamente como todo mundo.
A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder perguntas, principalmente aquelas feitas por crianças, a respeito da sua deficiência e como ela realiza algumas tarefas. Mas, se você não tem muita intimidade com a pessoa, evite fazer muitas perguntas muito íntimas.
Quando quiser alguma informação de uma pessoa deficiente, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.
Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Sempre espere sua oferta ser aceita, antes de ajudar. Sempre pergunte a forma mais adequada para fazê-lo. Mas não se ofenda se seu oferecimento for recusado. Pois, nem sempre, as pessoas com deficiência precisam de auxílio. Às vezes, uma determinada atividade pode ser mais bem desenvolvida sem assistência.
Se você não se sentir confortável ou seguro para fazer alguma coisa solicitada por uma pessoa deficiente, sinta-se livre para recusar. Neste caso, seria conveniente procurar outra pessoa que possa ajudar.
As pessoas com deficiência são pessoas como você. Têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos.
Você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja com naturalidade e tudo vai dar certo. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como sentar-se corretamente

Já comentamos aqui sobre as consequências de trabalhar horas sentado.

Este vídeo é muito ilustrativo, e cita os principais cuidados que devemos ter em relação a nossa posição sentada:


Lembre-se:

- mantenha a coluna ereta
- mantenha cotovelos, tornozelos, joelhos e quadris a 90°
- mantenha pés e cotovelos apoiados
- utilize o encosto da cadeira (se necessário coloque uma almofada)
- a parte superior de seu monitor deve estar na altura de seus olhos
- a cada meia hora, levante-se! Alongue, dê uma volta, faça uma pausa....seu rendimento será melhor e seu corpo agradece!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Avaliação postural: qual o melhor método?


A postura humana é a relação entre as posições dos complexos articulares do corpo em um dado momento. Em um alinhamento postural ideal, espera-se que os músculos, articulações e suas estruturas esqueléticas encontrem-se em estado de equilíbrio dinâmico, gerando uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, na qual o aparelho locomotor tenha máxima eficiência.

A avaliação postural tem importância fundamental para o diagnóstico, planejamento e acompanhamento da evolução de um tratamento fisioterapêutico, porém é uma avaliação complexa, difícil de mensurar. Isto explica a baixa quantidade de pesquisas que conseguem associar alterações posturais a lesões ou disfunções musculoesqueléticas específicas.

Portanto, é essencial estabelecer métodos confiáveis e quantitativos de avaliação postural, já que a avaliação postural subjetiva muitas vezes é inconclusiva e passível de erros.

A goniometria manual é um método subjetivo, muito utilizado na fisioterapia devido ao baixo custo do instrumento e a facilidade de mensuração, que depende quase que exclusivamente da experiência do avaliador.

Porém com o avanço tecnológico, outra alternativa mostra-se muito útil para a avaliação quantitativa das assimetrias posturais: a fotogrametria computadorizada (combinação da fotografia digital com softwares que permitem a mensuração de ângulos e distâncias horizontais e verticais). Esta é capaz de trazer dados mais confiáveis do que aqueles obtidos pela observação visual.

           Para a avaliação postural pela fotogrametria computadorizada, palpam-se determinados pontos que, em seguida, são marcados bilateralmente com etiquetas auto-adesivas. O paciente é então fotografado nos planos sagital direito e esquerdo e frontal anterior e posterior com uma câmara digital. As fotos são passadas para um computador onde softwares específicos são utilizados para calcular diferentes ângulos e distâncias entre os pontos anatômicos marcados.


Comparando-se a goniometria com a fotogrametria, estudos não encontraram diferenças significativas entre os dois métodos de avaliação para as medidas em que os pontos anatômicos ou eram todos próximos das hastes do goniômetro ou eram dispostos de forma mais planar no corpo humano, sem haver a necessidade das hastes contornarem irregularidades anatômicas. Porém quando os pontos anatômicos de referência são distantes entre si ou dispostos de maneira que a conformação dos segmentos (ou até mesmo a massa muscular) atrapalham o posicionamento dos braços do goniômetro, a goniometria mostra-se menos confiável que a fotogrametria.

Desta forma, a fotogrametria é um método objetivo e quantitativo de avaliação postural mais eficaz que a avaliação subjetiva (visual ou por goniometria), e permite a comparação da postura antes, durante e após o tratamento.

Veja um artigo completo sobre o assunto:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Neuropatia diabética


O diabetes mellitus é uma síndrome clínica crônica, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não é capaz de fazer um uso eficaz da insulina que produz. Baseado em dados da Organização Mundial de Saúde, existem mais de 180 milhões de diabéticos no mundo. Já no Brasil, segundo estatísticas do MINISTÉRIO DA SAÚDE, o número aproximado de diabéticos é seis milhões. 


Principais complicações associadas à diabetes: 
- doenças cardiovasculares 
- doenças neurológicas periféricas 
- doença vascular periférica 
- retinopatia 

O controle da glicemia nos diabéticos é essencial na prevenção destas complicações, já que o aumento da taxa de glicose no sangue pode levar a lesões teciduais, devido aos efeitos tóxicos diretos da alta concentração de açúcar no sangue, além do impacto causado pelas altas pressões arteriais, níveis lipídicos anormais e anormalidades estruturais e funcionais das pequenas veias sanguíneas. Os prejuízos por estas lesões teciduais afetam diversos sistemas, sendo os nervos e veias os mais afetados. 

Neuropatia Diabética  

É uma das complicações mais comuns e de maior cronicidade em pacientes diabéticos, afetando mais de 50% dos pacientes com mais de 60 anos de idade. 

Os principais sintomas da neuropatia diabética são: 
- formigamento 
- dor 
- perda de sensibilidade e fraqueza em mãos e pés 
- diminuição da percepção do movimento nas articulações (propriocepção)

Por todos estes déficits, os diabéticos neuropatas têm comprometimento da estabilidade e equilíbrio durante o andar, levando-os a um risco de quedas 15 vezes maior do que em sujeitos saudáveis de mesma idade.
Além disso, os diabéticos neuropatas têm o mecanismo de absorção de carga nos joelhos prejudicado e um aumento do pico de pressão plantar na região do calcanhar, que combinados com a diminuição da perfusão sanguínea, aumentam significativamente o risco de úlceras. Considerando que seu limiar de dor é mais alto devido aos déficits de sensibilidade, as úlceras podem demorar mais a serem percebidas e tratadas, podendo resultar em amputações parciais do pé ou de segmentos maiores do membro inferior, o que aumenta o risco de infecções, podendo estas se tornarem sistêmicas e generalizadas. 


Veja também:
Atividade elétrica aumentada de vasto lateral e fibular longo durante o subir escadas em diabéticos neuropatas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para quem trabalha horas sentado....


O desenvolvimento de novas tecnologias nas últimas décadas provocou uma importante alteração no cotidiano da maioria dos trabalhadores. Grande parte dos adultos fisicamente ativos trabalham predominantemente na posição sentada, em frente a um computador. Além disso, o aumento do número de horas que o profissional passa no escritório levou o sedentarismo a ser considerado “a doença do século”.



Muito é discutido sobre a influência negativa do sedentarismo sobre aspectos cardiovasculares e respiratórios, Mas ficar horas sentado também pode diminuir a flexibilidade do indivíduo.

A flexibilidade é a capacidade física de realizar um movimento em amplitude máxima por uma articulação (ou conjunto de articulações), dentro dos limites fisiológicos, ou seja, sem provocar lesões. Esta capacidade está relacionada a diversos fatores intrínsecos, como a elasticidade do tecido muscular e plasticidade de ligamentos, tendões e cápsulas articulares; mas também é muito influenciada pelos hábitos posturais, que por sua vez tem altíssima relação com a atividade ocupacional que o indivíduo realiza.



A importância da flexibilidade é destacada quando fala-se de prevenção de lesões e qualidade de vida.

Diversos estudos mostram que profissionais que passam muito tempo sentados podem ter diminuição da flexibilidade da cadeia muscular posterior, em relação a indivíduos que são fisicamente ativos no trabalho, já que coloca músculos como os isquiotibiais e gastrocnêmios (posteriores de coxa e perna, respectivamente) em posição de encurtamento.

Além disso, a posição sentada aumenta as forças compressivas entre as vértebras L4 e L5, provocando dores na região lombar.

Sendo assim, é muito importante realizar intervalos durante a jornada de trabalho, durante os quais é importantíssimo utilizar a postura em pé como “descanso” da postura sentada, sendo que nenhuma das duas posturas deve ser mantida isoladamente por tempo prolongado.

Veja um artigo completo sobre o assunto:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nova parceria

A partir de agora, anuncio minha nova parceria!


A Fábio Medina Assessoria Esportiva é uma empresa que presta auxílio à prática da atividade física segura e responsável, prestando todo o suporte necessário para quem deseja incorporar a atividade física ao dia-a-dia e levar uma vida com muito mais saúde e qualidade.


Para isso, conta com o auxílio de profissionais altamente capacitados de diferentes áreas da saúde, inclusive a fisioterapia.


Possui clínica altamente equipada, para o melhor atendimento:


Também possui serviços de fisioterapia, avaliação médica e postural, grupos de corrida, e personal trainer.

Aguardamos todos lá!! 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Teste seus conhecimentos em anatomia

Quando a gente entra na faculdade, em qualquer curso da saúde, logo no 1º semestre vem aquele monte de nomes complicados, e a gente acha que vai enlouquecer na primeira semana. Parece tanta coisa pra decorar...



Mas estudar anatomia pode ser bem divertido também!


Pra quem tem aquela prova de anatomia e está cansado de estudar pelos livros, aí vai uma sugestão interessante:


http://anatogames.blogspot.com/


Entram e divirtam-se!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aproveitem a promoção de inverno!!

Veja mais detalhes:
Contours Itaim - promoção!

Lombalgia não é diagnóstico!

Quantas vezes você sentiu uma dor nas costas e foi diagnosticado como lombalgia?

Lombalgia significa dor na região lombar (parte mais inferior) da coluna. A dor é um sintoma, e não um diagnóstico...por exemplo: se você vai ao dentista com dor de dente, a dor é um sintoma, e o diagnóstico pode ser uma cárie. O mesmo é válido para a coluna: a lombalgia é o sintoma, e o diagnóstico (a causa da dor) pode variar muito.


Entre as possíveis causas para uma lombalgia estão desde as causas mecânicas (sedentarismo, maus hábitos posturais, passar muitas horas em pé ou realizar movimentos incorretos / repetitivos), alterações funcionais (instabilidades articulares e desequilíbrios musculares), até as doenças crônico-degenerativas, como a osteoartrose, ou ainda hérnia de disco, compressão de raízes nervosas e tumores ósseos.

Sendo assim, o tratamento para a lombalgia não pode ser o mesmo em todas as situações! As dores lombares devem ser investigadas caso a caso, e o tratamento deve ser individualizado.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Proibição do uso do jaleco fora do ambiente de trabalho!!

Finalmente alguém fez algo a respeito!


Quantas vezes, andando em regiões próximas a hospitais, ou até mesmo nos ônibus e metrôs, nos deparamos com profissionais da saúde usando seus jalecos?


O uso do jaleco (ou avental) é estritamente higiênico...protege o paciente e o próprio profissional de contaminação. Parece que muita gente precisa ostentar sua profissão, pois não vejo outro motivo para saírem nas ruas com o jaleco...


Até que enfim as autoridades perceberam o risco que é usar o avental fora do ambiente hospitalar.


Vejam a reportagem na íntegra:

Governo de São Paulo veta o uso de jalecos fora do trabalho

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boas vindas!!!

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação.

Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano.

Este blog é dedicado a todos os amantes da fisioterapia, saúde, estética, esporte e movimento!

Sugira, pergunte, comente...e seja bem vindo!!