quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lesões mais comuns em corredores




A corrida é hoje um dos esportes mais populares no Brasil e no mundo. Esta popularidade é devida à facilidade de praticar esse esporte: é só calçar um tênis e sair correndo. Mas será que é tão simples assim?

A corrida é um esporte de impacto repetitivo, portanto qualquer fase da passada  que seja realizada de forma incorreta estará sendo repetida várias vezes em um treino ou prova, significando um microtrauma por estresse em alguma estrutura corporal.

Desta forma, um recente estudo da Universidade Cidade de São Paulo mostrou que as lesões mais comuns neste esporte são crônicas: síndrome do estresse medial da tíbia (a famosa "canelite"), tendinopatia de Aquiles e fascite plantar.



As causas mais comuns destes tipos de lesão são treinamento excessivo, alterações do padrão da corrida, treino inadequada e insuficiente força muscular da perna e pé.

Por isto, o treino da corrida, assim como de qualquer outro esporte, deve ser acompanhado por um profissional habilitado, que trabalhe a correção do gesto esportivo, para que o movimento não seja feito de forma inadequada e não estresse a articulação. 

Além disso, corredores deveriam realizar o teste da pisada com um fisioterapeuta do esporte, que possa trabalhar especificamente as necessidades de cada atleta em relação à sua pisada, diminuindo o risco de lesões e melhorando seu desempenho.
O atleta também deve trabalhar habilidades como propriocepção, controle muscular, equilíbrio e flexibilidade, e para isso o treinamento funcional e o Pilates são ótimos para complementar o treino dos corredores.

Em casos onde alguma dessas lesões já ocorreu, o ideal é parar ou diminuir o volume, intensidade e frequência dos treinos e consultar um fisioterapeuta.