quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pilates para crianças

Com o avanço tecnológico, as crianças estão cada vez mais sedentárias. Se antigamente seus passatempos preferidos eram subir em árvores e brincar de pega-pega e esconde-esconde, hoje são o computador e o videogame.



Além disso, poucas crianças vão hoje a pé para a escola e, quando o fazem, é carregando uma mochila pesada (geralmente da forma errada) e lá ficam sentados em suas carteiras escolares com uma péssima postura.

Atualmente, problemas como dores e alterações posturais não são mais exclusivos dos adultos; e por isto é que a procura por um esporte na infância tem aumentado bastante, como alternativa para driblar estes novos problemas do universo infantil.

A prática esportiva para as crianças é essencial para um crescimento saudável, porém as respostas do organismo são diferentes nesta fase da vida, e é preciso que a intensidade e frequência do exercício sejam bem controlados por um profissional da área, já que diferem muito do adulto.

Pilates é uma ótima alternativa para crianças, e tem diversos benefícios para os pequenos:


- Consciência corporal: aumento da percepção do próprio corpo, melhora da noção espacial, conhecimento de seus limites e do limite dos outros a sua volta. Ideal também para crianças/ adolescentes em fase de crescimento, para um melhor reconhecimento das mudanças na estrutura corporal.



- Postura: o Pilates trabalha a postura de diversas formas, trazendo um melhor posicionamento da criança frente ao computador, videogame ou horas sentado na escola, durante o andar e para carregar pesos, como a mochila. Diminui também o risco de alterações posturais que poderiam se estender para o  futuro: muitos casos de escoliose idiopática começam na adolescência e podem ser evitados com o Pilates. Prevenção é o melhor remédio!

Respiração: o Pilates trabalha a respiração de forma profunda e sincronizada, melhorando a qualidade da mesma no dia-a-dia, durante os esforços e até durante o sono, devido ao aumento da capacidade pulmonar e de troca gasosa promovida.

- Concentração: a concentração necessária para a execução dos exercícios pode melhorar o desempenho escolar da criança. Em casos de déficit de atenção e hiperatividade, o Pilates pode ser uma ótima ferramenta.

- Coordenação: os exercícios podem ser trabalhados de forma a aumentar a coordenação motora da criança, contribuindo com seu desenvolvimento motor.

- Equilíbrio: o Pilates desenvolve esta habilidade motora, melhorando o equilíbrio e as respostas musculares frente aos desequilíbrios gerados no dia-a-dia.

- Combate à obesidade e ao sedentarismo: ao iniciar cedo uma atividade que gosta, de forma lúdica e recreativa, a criança desenvolve desde pequena o gosto pelo exercício físico e esportes, e tem uma motivação a mais para aderir aos hábitos alimentares saudáveis, diminuindo risco de obesidade e sedentarismo.

- Sociabilização: o Pilates para crianças pode ser realizado de forma individual, porém as duplas ou grupos são mais indicados, pois promovem uma maior interação social, além de trabalhar questões como senso de equipe, solidariedade e respeito pelos limites e conquistas do outro.


É importante ressaltar que competitividade e treinos em excesso não devem fazer parte do mundo infantil. Se você quer garantir que seu filho faça uma atividade boa e produtiva, e adequada a sua faixa etária, procure um profissional da área!