quarta-feira, 24 de abril de 2013

Curso: Pilates - Avaliação Postural Dinâmica


O curso de Avaliação Postural Dinâmica busca treinar o olhar clínico do instrutor de Pilates para as eventuais compensações que um aluno possa fazer ao realizar algum movimento, que na avaliação estática não seria perceptível.
Este curso visa então treinar o professor para que haja a EXCELÊNCIA NA QUALIDADE do movimento.

Método PILATES POSTURA FUNCIONAL!



Objetivos: 
- Identificar alterações posturais;
- Treino de como traçar um tratamento com o método Pilates
- Discussões de Estudos Científicos sobre o Power House (estabilização lombo-pélvica) e sobre os exercícios do Pilates
- Discussões de casos
- Dinâmicas de aulas

Realização do Curso:
Local: Unidade de Moema - Studio NEAF STUDIO DE PILATES
Data: 18, 19, 25 e 26 de Maio (aos sábados das 8:00 às 18:00hs e aos domingos das 8:00 às 13:00hs)

Investimento:
Valor: 4 x R$268,00 ou R$ 1050,00 à vista.

Aproveite: Turmas reduzidas - 4 a 8 alunos somente, tornando a aula mais dinâmica e permitindo a possibilidade e discussão de seus casos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Bandagem elástica funcional: funciona mesmo?

Quem acompanha esporte, seja ao vivo ou pela televisão, já deve ter visto alguns atletas utilizando uma espécie de faixa colorida em algum lugar do corpo e deve ter se perguntado do que se tratava: “algum tipo de tatuagem colorida descartável?”, “pintura de guerra para assustar os adversários?”. Nada disso! 



Trata-se de uma bandagem elástica funcional, conhecida também como banda neuromuscular ou bandagem elástica. Ela é feita a partir de algodão, possui uma cola especial para grudar na pele e poros para facilitar a respiração cutânea, além de poder ser esticada até 140%.

Criada nos anos 70 na Ásia, este tipo de bandagem tem como funções:

- Estabilização;
- Contenção;
- Imobilização;
- Proteção;
- Prevenção;
- Estimulação.

Segundo o Dr. Kenzo Kase, criador da bandagem elástica conhecida como Kinesio Tape (marca mais famosa dessas bandagens), “os músculos não realizam apenas movimento, mas também influenciam os sistemas circulatório, linfático e térmico”.

A tensão criada a partir da elasticidade da bandagem, segundo o criador da técnica, é capaz de, por exemplo, aumentar o espaço subcutâneo. Isto estaria relacionado com a melhora da circulação local.

Ao aplicar-se a bandagem sobre um músculo, ele pode ser estimulado indiretamente a relaxar-se ou ativar-se, de acordo com a forma de aplicação. Se aplicado no sentido da origem para a inserção do músculo o efeito será de tonificação ou ativação. Aplicando-se no sentido contrário, o efeito é relaxante.



Outros efeitos que podem ser atingidos por meio da aplicação, além da regulação tônica, são a analgesia, estimulação da propriocepção e da consciência corporal e eliminação de bloqueios circulatórios e linfáticos, como edemas e hematomas.

As contra-indicações para a aplicação da bandagem elástica são:

-Trombose;
-Ferimentos;
-Edema Geral;
-Carcinomas;
-Gravidez;
-Peles especiais.

Apesar de essas bandagens estarem sendo muito utilizadas, tanto no meio esportivo quanto fora dele, pouco se estudou de fato a respeito de seus verdadeiros efeitos. Enquanto quem as aplica defende com unhas e dentes sua utilização, muitos acham que ela não passa de um placebo, ou seja, que tem efeito psicológico sobre quem as utiliza. Muitos dizem também que se trata apenas de uma jogada de marketing e que daria no mesmo usar, ao invés da bandagem de marca X ou Y um simples pedaço de esparadrapo para obter os mesmos efeitos.


Enquanto não houver estudos sérios a respeito das bandas neuromusculares, sem fins marqueteiros, não saberemos ao certo como ou se realmente funcionam. Enquanto isso não acontece, muitas pessoas continuarão usando-as de maneira empírica, ou seja, sem evidência científica de que funcionam, acreditando apenas nos resultados obtidos por meio da utilização e nas próprias experiências práticas.

Qual a sua opinião? Será que isso é correto?
 
FISIOTERAPEUTA FERNANDO PRIPAS

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Diafragma: um músculo injustamente esquecido

A respiração é essencial para vida, pois faz parte das necessidades fisiológicas do ser humano. O oxigênio que respiramos é indispensável para liberar a energia proveniente dos alimentos, e assim conseguimos suprir nossas necessidades fisiológicas. 



Para que aconteça o processo da respiração, é necessária a ação do diafragma, um músculo localizado logo abaixo dos pulmões. Quando contraído, o diafragma aumenta a cavidade torácica e, com isso, diminui a pressão ao redor dos pulmões. Com a pressão do entorno diminuída, os pulmões conseguem se expandir, e a sua pressão interna fica menor (mais negativa), fazendo com que o ar entre devido à diferença entre a pressão externa – meio ambiente - e interna. Este processo é chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica diminui, aumentando a pressão em volta dos pulmões, o que faz com que o ar seja empurrado novamente para fora. 

Além disso, o diafragma participa de maneira importante em outros processos fisiológicos, como, por exemplo, a digestão dos alimentos. Isso ocorre por causa da pressão que ele causa no abdômen ao contrair-se, que auxilia a movimentação da comida pelo sistema digestório. Os movimentos do diafragma também são importantes para tosse, espirro, parto e defecação. 

Outra ação importante do diafragma é sobre os sistemas circulatórios de baixa pressão, ou seja, sistemas venoso e linfático. Estes sistemas são responsáveis pelo transporte dos produtos metabólicos de excreção e, por possuírem paredes muito finas e não contarem com a força da ação de bombeamento do coração - diferente das artérias, dependem do sistema musculoesquelético para exercer sua ação propulsora. Sabemos que os músculos das extremidades contribuem muito para essa atividade, porém a principal bomba dos sistemas de baixa pressão é o diafragma, que, por estar ligado de maneira extensa ao sistema musculoesquelético, é capaz de modular a pressão interna do tórax, fornecendo uma ação de sucção sobre o retorno venoso e linfático. 


Justamente por esta extensa ligação entre o diafragma e o sistema musculoesquelético, principalmente no que diz respeito a costelas, esterno e coluna, qualquer problema ligado a este músculo pode acarretar sérios problemas posturais e vice-versa. Desta forma, vemos que o diafragma é importante também para uma postura adequada

Por essas e outras razões, o diafragma não deve ser esquecido, e sim tratado como qualquer outro músculo do organismo. Deve ser cuidado e até treinado por meio de exercícios respiratórios e posturais como, por exemplo, o Pilates, no qual a respiração é tratada como fundamental, não só para uma boa postura, mas também para uma boa qualidade de vida. 

FISIOTERAPEUTA FERNANDO PRIPAS

Você também irá gostar:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pilates X Musculação

Na hora de escolher uma atividade física, muitas dúvidas surgem: natação ou corrida? Esteira ou bicicleta? Pilates ou musculação?



E ainda: qual destas modalidades é melhor para perder peso? Em qual meu músculo ganhará mais massa muscular? Qual é mais completo? Qual é melhor para mim?

Tentando tirar uma parte dessas dúvidas, vou comparar aqui duas destas modalidades, Pilates e musculação, respondendo às perguntas mais frequentes sobre estas atividades.

  • Qual deles trabalha mais a força muscular?
- Tanto Pilates como musculação irão trabalhar a força muscular, porém de formas diferentes.

A musculação trabalha com carga (pesos) submáximas, ou seja, quase no limite que a pessoa consegue aguentar. Este tipo de trabalho gera hipertrofia do músculo, que é o aumento da massa muscular. Se você quer aumentar seu braço ou perna, escolha a musculação. Já o Pilates utiliza como resistência molas e/ou o próprio peso corporal, resultando no aumento da força, porém sem hipertrofia - ideal para pessoas que não querem ficar com os braços e pernas "grandes", somente definidos.

Além disso, geralmente na musculação são trabalhados um músculo ou grupo muscular isolado em cada exercício. No Pilates, isto é possível, entretanto o mais comum é se realizar exercícios globais, em que diversas regiões precisam estar ativadas (ou seja, contraídas) ao mesmo tempo, para a melhor execução do movimento.



  • Qual é melhor para o alongamento?
- Pilates. Os exercícios do Pilates exigem posturas e movimentos em que o músculo precisa de flexibilidade. Desta forma, ao tentar realizar um exercício, estamos alongando algum músculo (oposto ao que está fortalecendo, ou de outra região do corpo). Na musculação os exercícios costumam deixar o resto do corpo (regiões que não estão trabalhando) de forma estática, em repouso.

  • Qual trabalha mais o equilíbrio?
- Devido às diferentes posições dos exercícios do Pilates, é necessário um bom equilíbrio para realizá-los da forma ideal. Sendo assim, o equilíbrio (seja em pé, deitado, sentado, em gato ou qualquer outra posição) estará sendo treinado. 



É claro que ter músculos fortes ajuda a "segurar" a pessoa equilibrada, mas outras habilidades como tempo de reação muscular e ajustes em relação aos desequilíbrios (antecipatórios ou compensatórios a um movimento) são o maior diferencial. Isto pode ser treinado com o Pilates.

  • Em qual irei trabalhar o meu condicionamento cardiovascular?
- Bom, teoricamente um exercício aeróbico é que vai melhorar sua condição cardiovascular. Entre estes exercícios estão caminhada e corrida, bicicleta e natação. 

Nem o Pilates nem a musculação são exercícios considerados aeróbicos; porém se o seu instrutor de Pilates conseguir dar um ritmo ao seu treino, conseguindo linkar um exercício ao outro, numa velocidade adequada, e por um período de tempo ideal, você estará trabalhando aerobicamente. É mais fácil fazer isto no Pilates de solo, onde não há a necessidade de pausar entre um exercício e outro para trocar a pessoa de aparelho (o que muitas vezes acontece no Pilates Studio). 

Pela mesma questão do equipamento, fica difícil fazer um treino aeróbico durante uma aula de musculação, na qual cada exercício é realizado num equipamento diferente, ou com alguma modificação. Além disso, a musculação prega o período de descanso entre as séries, o que descaracteriza um trabalho aeróbico.

  • E para o condicionamento respiratório, qual devo fazer?
- A respiração é um dos princípios mais importantes do Pilates; todos os exercícios são coordenados com a respiração, que é sempre realizada de forma lenta, aumentando a capacidade pulmonar, além de facilitar a contração do abdômen. 

Os exercícios da musculação até podem ser coordenados com o ritmo respiratório, mas é muito mais comum vermos as pessoas prendendo o ar (fazendo apneia) para levantar o peso, o que não é bom para o sistema respiratório.

  • Com qual deles vou emagrecer?
 
-   Os exercícios que resultam na maior perda de peso são os aeróbicos. O Pilates e a musculação não estão nesta categoria. Porém, como qualquer atividade física, ambos gastam energia (calorias). Para uma pessoa treinada, essa quantidade de calorias pode não ser suficiente para o emagrecimento, mas considerando um sedentário, esta variação no gasto calórico pode acabar gerando uma perda de peso. Além disso, se forem praticados numa frequência adequada, podem aumentar o metabolismo basal, resultando em maior gasto de calorias.

  • Com qual deles irei melhorar minha coordenação motora?

- A coordenação envolve a capacidade de fazer movimentos diferentes e concomitantes com diferentes segmentos do corpo. Como o Pilates é um exercício global (todo o corpo trabalha ao mesmo tempo), é ótimo para isso. Já a musculação, por trabalhar geralmente com segmentos isolados do corpo, não exige muito desta habilidade.

  • Qual é melhor para a postura?
- Um dos princípios do Pilates é o alinhamento postural, ou seja: todos os exercícios devem ser feitos na postura "ideal". Além disso, trabalha muito a estabilidade, o que envolve os músculos profundos, posturais. Já a musculação trabalha grupamentos musculares superficiais, responsáveis pelos movimentos, e não pela manutenção de uma determinada posição.

  • Qual é melhor para o CORE?
- Hoje em dia, fala-se muito no trabalho do CORE, principalmente no treinamento funcional. O CORE é o conjunto de músculos do tronco, chamado no Pilates de power house ou casa de força



O power house, assim como a respiração também é um dos princípios fundamentais do Pilates, e é trabalhado em todos os exercícios. Já na musculação é possível trabalhar a força de alguns destes músculos (abdominais, paravertebrais) separadamente, porém outros como diafragma e músculos do assoalho pélvico raramente são trabalhados numa musculação.



Na hora de escolher uma atividade física, procure conhecer bem quais são seus princípios e objetivos, e tente entender qual é a sua necessidade. Unindo estes dois fatores, escolha a atividade que mais se encaixa neste perfil. Também é importante que seja uma atividade prazerosa para você, pois o seu desempenho é altamente relacionado com a sua motivação! 

E lembre-se: em qualquer modalidade é necessário o acompanhamento de um profissional especializado, para prevenir lesões e melhorar sua performance no exercício!





quinta-feira, 4 de abril de 2013

Curso de Pilates Completo: Formação de instrutores

Se você quer ser instrutor de Pilates, conheça os nossos cursos:



Turma reduzidas: 4 a 8 alunos

Curso de Pilates personalizado e individualizado. 

Os profissionais aprendem a elaborar aulas e a ministrá-las com toda a metodologia necessária.

Embasamento científico atualizado – aulas de estabilização lombo-pélvica.

Damos autonomia para o aluno desenvolver e adaptar os exercícios, sempre questionando os seus objetivos. Dessa forma estimulamos o raciocínio e não privamos o aluno de pensar.

Trabalhamos o limite da cada aluno/paciente, além de treinar o “olho clínico” para possíveis compensações dos movimentos.

Docentes especialistas e mestres.

Laboratório de atendimento ao público em todos os cursos.

Estágio supervisionado de observação e estágio prático (treino no estúdio).


Cursos disponíveis:

  • Pilates Completo
  • Pilates Gestante
  • Avaliação Postural Dinâmica
  • Pilates Clínico
  • Pilates Solo e Acessórios
  • Pilates Avançado
  • Pilates em Bola
  • Workshop Pilates em Crianças e Adolescentes
  • Workshop Pilates Original