sábado, 25 de maio de 2013

ANTES E DEPOIS - o Pilates na melhora do desempenho esportivo e realinhamento postural

Há 8 meses o Eduardo procurou o NEAF Studio de Pilates, pois havia visto um depoimento da atleta Luli Cox falando sobre o Pilates como "cimento" dos esportes. Ele havia começado a correr há alguns anos, inicialmente como forma de melhorar a saúde e controlar sua hipertensão e peso, porém foi pegando o gosto pelo esporte e começou a participar de algumas maratonas, entre outras provas mais curtas.

Sua expectativa era de agregar algo mais a seu treino, algo que pudesse prevenir lesões e diminuir suas dores durante os treinos e provas mais longas. Ele fez musculação por alguns anos com este objetivo, mas não via resultados muito claros (tanto que largou a musculação e ficou só com o Pilates, dizendo que podia sentir os resultados em muito menos tempo!).


Ao realizar a avaliação inicial do Eduardo, vi que teria que trabalhar também a sua postura, pois além do fator estético, um bom alinhamento postural é ideal para a melhor performance do corredor, já que propicia um melhor gesto esportivo, além de prevenir lesões.

Veja como o Eduardo chegou, e suas reavaliações a cada 4 meses:

Setembro de 2012     Janeiro de 2013       Maio de 2013

Setembro de 2012     Janeiro de 2013       Maio de 2013

Ao primeiro olhar nos salta aos olhos o quanto o Eduardo emagreceu. É importante ressaltar que isso é resultado de uma alimentação equilibrada + atividade física. 
Além disso, podemos ver as seguintes alterações posturais:

  • Realinhamento da cabeça, que estava desalinhada para direita
  • Diminuição da assimetria dos ombros (o ombro esquerdo era muito mais alto e tenso)
  • Diminuição do desalinhamento da coluna (escoliose)
  • Os pés, que eram para fora, agora estão mais paralelos
  • Havia uma rotação interna dos joelhos e uma rotação da pelve, que deixava sua passada desalinhada durante a corrida. Esta melhora não é muito visível ao olhar subjetivamente as fotos, mas fizemos uma avaliação postural computadorizada, onde é possível verificar esta melhora com valores objetivos.
Setembro de 2012          Janeiro de 2013         Maio de 2013

Setembro de 2012          Janeiro de 2013         Maio de 2013

Nas vistas laterais, podemos ver as seguintes melhoras:

  • As curvas fisiológicas da coluna ficaram mais harmônicas
  • Melhor encaixe das escápulas (antes os ombros eram mais altos e para a frente)
  • Diminuição da protração da cabeça (quando a cabeça fica para a frente)

Só na avaliação da postura estática, já vemos que a postura do Eduardo melhorou bastante. Isto reflete no seu desempenho na corrida: seus tempos melhoraram e suas dores diminuíram. Além disso, ele refere que sente a respiração mais tranquila, diminuindo o cansaço da prova.

E agora veja o teste do 3º dedo ao solo (tentar alcançar as mãos no chão sem dobrar os joelhos):

Janeiro de 2013                                              Maio de 2013
É possível observar que:
  • o ângulo entre a horizontal (no chão) e os membros inferiores está mais próximo de 90° na foto mais recente, indicando que a flexibilidade da musculatura posterior aumentou
  • na primeira foto a coluna lombar praticamente não tinha mobilidade, e a coluna só começava a flexionar na altura da torácica. Na segunda foto a coluna se curva como um todo, fazendo esta flexão ser mais harmônica, não sobrecarregando as vértebras torácicas e mostrando maior mobilidade da lombar
  • a cervical antes não ficava totalmente relaxada, ou seja, também tinha sua mobilidade prejudicada. Na segunda foto, vemos que a cabeça está entre os braços, sugerindo relaxamento e mobilidade melhores na cervical
  • o Eduardo já alcança o chão, e seu corpo está mais próximo das pernas

É claro que ainda existem alguns aspectos para trabalhar com ele, mas acho que o Eduardo é um exemplo do aluno e atleta dedicado e persistente, que nos mostra como o Pilates pode ter ótimos resultados no desempenho esportivo e no realinhamento postural.

*fotos autorizadas pelo aluno

Veja também:




quinta-feira, 9 de maio de 2013

Treinamento suspenso - TRX

Durante a Guerra do Golfo, os soldados americanos começaram a amarrar as fitas dos paraquedas nas estruturas fixas disponíveis para se exercitarem utilizando a força da gravidade como resistência. Daí surgiu o treino suspenso. Por não terem muito espaço e tempo para treinar, eles precisaram criar um equipamento que fosse compacto e de fácil transporte. O TRX como conhecemos hoje, porém, foi criado há cerca de 10 anos por um ex-oficial da marinha americana dentro de laboratórios universitários.

Com duas tiras presas ao teto ou em estruturas fixas posicionadas em uma altura certa e o peso do próprio corpo, a pessoa é capaz de realizar uma série quase ilimitada de exercícios muito dinâmicos e divertidos, além de funcionais.

Os exercícios realizados de maneira suspensa são capazes de trabalhar a força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do CORE e mobilidade simultaneamente, de forma segura, desde que acompanhado por um profissional capacitado. A intensidade pode ser regulada de acordo com o posicionamento do individuo em relação ao suporte e com o grau de inclinação do corpo.



Para se manter de maneira alinhada e equilibrada, o praticante deve acionar os músculos do CORE e outros diversos músculos estabilizadores. Para que ele não se machuque, portanto, deve ter uma boa resistência muscular além de um bom preparo físico. Caso contrário, pode acabar no chão ou com algum problema de coluna.

Alguns dos benefícios da prática do treino suspenso são:



  • Desenvolvimento da consciência e controle corporal
  • Melhora da postura
  • Melhora da resistência muscular
  • Prevenção de dores e lesão
  • Melhora do desempenho atlético
  • Efeito positivo na saúde da coluna vertebral
  • Melhora da eficiência dos movimentos
  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora da força
  • Melhora da flexibilidade

FISIOTERAPEUTA FERNANDO PRIPAS

Leia também:

Treinamento funcional

Pilates para corredores