quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como o Pilates pode melhorar o desempenho na corrida?

Muitas pessoas acham que para correr é só "calçar o tênis e sair correndo", e que a melhora do desempenho virá apenas com os treinos de corrida. Entretanto, se houver algum desalinhamento postural que interfira na sua pisada, ou ainda algum vício de movimento, você estará somente reforçando esse padrão inadequado, aumentando o risco de se lesionar e gastando mais energia do que o necessário. 

Por este motivo, adicionar somente a musculação como forma de complementar seu treino pode não ser suficiente para garantir um desempenho satisfatório (você ficará mais forte, mas continuará com a postura e pisada da mesma forma!)

Uma atividade complementar que pode auxiliar nas correções da postura e do movimento é o PILATES.

Há pouco mais de um ano, mostrei aqui no blog a melhora postural do meu aluno Eduardo (AQUI). Agora, um ano depois, e após ter completado diversas provas, inclusive os quase 90km da ultramaratona Comrades, na África, Eduardo escreveu seu depoimento.

 Leia o que ele escreveu sobre o Pilates e seu desempenho no esporte:

"Sou corredor amador e tenho um histórico de lesões comuns em corredores. Como todos, fui orientado a procurar a musculação para fortalecimento e prevenção de futuras lesões.

Meu início no Pilates ocorreu porque eu, como a maioria dos corredores, não me adaptei à tradicional musculação de academia. Fui em academias badaladas e até nas de terceira idade. Não conseguia manter uma frequência mínima e não sentia nenhuma vontade de executar as séries.


Lendo o blog de uma atleta conheci o Pilates e vi que o lugar era do lado de casa. Fiz uma avaliação e uma aula teste. Imaginei que fosse simples e fácil, mas descobri que não é bem assim. Busquei informações sobre o Pilates, conversei com meu treinador e resolvi iniciar minhas aulas.

De início já descobri que não sabia nem respirar direito. A postura então, nem se fala. Os exercícios se tornaram um desafio pessoal. Com paciência e disciplina fui entendendo, um pouco, o processo e a dinâmica do Pilates.

Alguns resultados são notados rapidamente, principalmente a respiração. Como corredor, foi nítida a diferença. O alongamento também é outro item que percebemos logo, pois a maioria de nós corredores somos encurtados e travados.

A correção da postura melhora a técnica de corrida, economizando energia. Diminui sobrecargas em articulações e grupos musculares, traduzindo-se em menos lesões e dores musculares pós corrida. Trabalhamos muito a propriocepção e a isometria que ajuda demais para evitarmos torções e corrermos em terrenos irregulares.

Posso dizer que o Pilates trabalha um conjunto de fatores que faz com que eu tenha uma melhora global em todos os aspectos da corrida. Hoje, após dois anos, não tive mais nenhuma lesão, termino as corridas bem fisicamente e a recuperação pós prova é muito mais rápida e tranquila."

Viu como o Pilates pode ajudar os corredores?

Veja onde praticar AQUI

Enquanto isso, nós vamos continuar torcendo pelo Eduardo!



Veja como o Pilates pode ajudar em outros esportes:


Clique AQUI para ver o depoimento de outros alunos

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

5 coisas que você precisa saber sobre dor nas costas

Este é o título da minha entrevista para o blog Bicha Fêmea, que é um "espaço virtual feminino e de variedades". Agora sou consultora de saúde do blog, e ainda irei postar lá muitas dicas!
Confira um pouquinho deste primeiro post:

"5 coisas que você precisa saber sobre dor nas costas

Uma delas e talvez a que configura um mito, é de que os anos de vida virão acompanhados por ela. Você também achou que seria assim? Pois é, enganou-se! Velhice não significa, necessariamente, dor nessa área. Essa e outras verdades importantes que podem fazer diferença na sua vida estão listadas neste post para sua informação e bem estar.

Eu tirei todas as dúvidas, por nós, com a Denise Pripas, que é fisioterapeuta e a mais nova consultora do blog. Sorte nossa! Agora temos mais uma fonte segura de boas informações para cuidar melhor do nosso corpo daqui pra frente. A saúde agradece! Quer ver o que descobri nessa entrevista? Vem!



[1] Bicha Fêmea – Estar acima do peso favorece a dor nas costas?

Sim. O sobrepeso pode sim ser um fator agravante para quem tem dor nas costas, principalmente se a pessoa tiver acúmulo de gordura na região abdominal (esse acúmulo é mais comum nos homens, enquanto nós mulheres temos frequentemente a gordura acumulada nos culotes; porém isso não é uma regra, e muitas de nós também acumulam gordura na região do abdômen). Neste caso, o nosso peso fica deslocado pra frente, e os músculos paravertebrais (das costas) tem que fazer mais esforço para nos segurar e não deixar que a gente “caia” para a frente. Porém isso não significa que todo mundo acima do peso terá dor nas costas! Um “gordinho condicionado” provavelmente terá menos dor que um “magrinho sedentário”.
[2] Bicha Fêmea – Envelhecer significa passar a ter dores na região?

Não necessariamente. Com o envelhecimento, é comum que muitas pessoas diminuam seus afazeres e tarefas diárias, se aposentem, saiam menos de casa, e até se exercitem menos. Se esse for o caso, a possibilidade de conviver com dor nas costas é grande. Ao longo do processo de envelhecimento, é natural que os discos intervertebrais desidratem, que a flexibilidade diminua, aumentando a chance de desenvolver artrose na coluna. Entretanto, este é um processo natural, que deveria ser assintomático. Quando a pessoa tem sua mobilidade diminuída, como citado acima, esse processo natural torna-se exacerbado, aumentando o risco de dores. Mantendo hábitos saudáveis e se exercitando regularmente, uma pessoa idosa tem as mesmas condições de alguém mais jovem de ter ossos e músculos saudáveis, e viver com qualidade de vida e sem dor.

[3] Bicha Fêmea – Passar muito tempo sentada agrava a situação?"

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pilates na corrida de montanha

Confira abaixo um trecho do meu artigo para a Revista Pilates:



"Já faz tempo que a corrida de rua se tornou um dos esportes mais praticados no Brasil. Entretanto, uma modalidade que vem sendo cada vez mais procurada é a corrida de montanha ou “trail running”.

Muita gente começa a correr e se atrai por essa modalidade devido à possibilidade de contato com a natureza, de conhecer diferentes cenários e vista, e de ter cada vez novas surpresas e desafios. Infelizmente, a maioria das pessoas ainda acha que é só “calçar o tênis e sair para a trilha”, mas por não ter um preparo prévio adequado, acaba se lesionando.

O Pilates pode ser um importante aliado ao corredor de montanha, servindo como complemento ao esporte. Os exercícios treinados em aula podem prevenir lesões e ainda melhorar o desempenho do atleta."

Quer saber quais os benefícios do Pilates na corrida de montanha? Acesse http://goo.gl/ky1nGg e confira a matéria na íntegra!!

Leia também: