sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Salto alto - como minimizar seus malefícios?

Hoje publico um texto que escrevi especialmente para minha mais nova parceria: o Blog da Paulinha.

Apesar de ser um blog de moda, lá escreverei textos e dicas sobre saúde e atividade física, pois é um assunto de interesse geral, certo?

E pra juntar bem os dois assuntos, resolvi escrever sobre salto alto:

"Escrever sobre os malefícios do salto alto num blog de moda não é fácil.

Todo mundo sabe – e sente na pele – que salto alto não é a coisa mais confortável do mundo, que dói os pés, afeta a postura etc. E eu, como fisioterapeuta, poderia enumerar diversas lesões que o salto alto pode causar. Apesar disso, sei que vocês, ligadas no mundo fashion, não iriam deixar de usá-lo, até por que todas nós sabemos o charme que um scarpin traz para o look (a Paulinha que o diga, né? rsrs).

Então resolvi fazer algo diferente: ao invés de só listar estes problemas, vou dar a dica de alguns exercícios que vocês podem fazer para prevenir cada um deles. Assim, o uso deste tipo de sapato pode ser menos sofrido e trazer menos conseqüências.



A postura alterada devido ao uso do salto alto provoca aumento de aproximadamente 26% da pressão na patela (osso do joelho), onde é comum ocorrer osteoartrose nas mulheres.

Como prevenir?

O fortalecimento da musculatura da região do joelho ajuda a proteger a articulação do desgaste da osteoartrose.

Um bom exercício é o agachamento.




O movimento deve ser executado como na foto ou, pode ser no chão mesmo. (Aqui é um exemplo do exercício em uma aula de treinamento funcional, onde o bosu – essa meia bola laranja – está sendo usado para dificultar a execução. Na primeira imagem, o exercício é realizado com o bosu invertido).

Os joelhos não devem passar para frente das pontas dos pés (flexão de mais ou menos 90° do joelho), e também não podem se juntar.

Pode ser realizado de forma isométrica (fica parado nesta posição), ou isotônica (agachando e levantando).No primeiro caso, realizar 3 séries de 30 segundos a 1 minuto; e no segundo, 3 séries de 15 repetições.



Outro fator importante é a alinhamento do joelho. Se você já tem o joelho valgo (em “X”, ou para dentro), terá mais riscos de desenvolver osteoartrose.

Um bom exercício para isso é ficar em um pé só, como na foto, sem deixar que as espinhas ilíacas (aqueles ossinhos na frente do quadril) fiquem desalinhados.

O salto alto empurra o centro de gravidade do corpo para frente, causando desalinhamento dos quadris e coluna.

Como prevenir?"

Continue lendo o texto na íntegra


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

80 anos e pilateando!!!!

Hoje estou escrevendo por um motivo muito especial: minha aluna Magali faz 80 anos!!!

Ela começou a praticar Pilates comigo a quase três anos, devido a dores na coluna lombar e cervical, além de uma dificuldade de elevar o braço direito acima da cabeça, o que dificultava atividades de vida diária como pentear e lavar os cabelos, estender roupas no varal e alcançar objetos no alto. Além disso, ela queria melhorar seu condicionamento físico, e assim procurou o Pilates.



Esses objetivos já foram alcançados há mais de dois anos, e ela continua firme forte até hoje, fazendo Pilates 2x na semana, para prevenção e promoção de saúde!

E olhem só o que ela escreveu aqui para o blog:

"Depois de me aposentar, resolvi procurar uma modalidade de condicionamento físico diferente e acabei assistindo a uma aula de Pilates. Foi amor à primeira vista, e já completei quase três anos de aulas.
O Pilates me dá maior consciência do meu corpo, despertando a vontade de utilizar mais esse corpo, sendo mais ativa e menos sedentária. Agora sinto vontade de caminhar!
Já informei a minha professora que pretendo continuar com as aulas pelos próximos dez anos pelo menos."

Muito fofa, não?

Então, pra mostrar que Pilates não tem idade, seguem algumas fotos das aulas dessa aluna tão especial!












Parabéns, Magali!! E que você possa pilatear até os 120 anos!!


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Feliz dia do fisioterapeuta!!

Hoje, 13 de outubro, é o dia do fisioterapeuta!
Ser fisioterapeuta é mais do que uma profissão, é mais do que uma formação.

Ser fisioterapeuta é reabilitar, é reensinar, é reeducar e é restabelecer as funções físicas de uma pessoa. É devolver a ela o melhor de suas capacidades. É promover saúde!



Mas mais do que é isso, é muito amor, carinho e dedicação; é se doar completamente e ter a sua felicidade em cada resultado, em cada avanço de seus pacientes.

O melhor presente do fisioterapeuta é o sorriso e a gratidão de cada um que passa em nossas mãos, é ver os resultados na melhora dia-a-dia de quem cuidamos.

Sendo assim, a melhor homenagem que encontro neste dia está nos meus próprios pacientes e alunos. Essa homenagem vai a vocês!

Feliz dia do fisioterapeuta!
































quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Mês do combate ao câncer de mama

Você sabe como surgiu este movimento?




O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.



A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Leia também: