sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Síndrome de Down - uma mensagem para as mães

A síndrome de Down é a alteração genética mais comum, e se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21 (enquanto o normal é ter um par de cada cromossomo, os portadores da síndrome de Down tem um cromossomo a mais).



Entre os diversos sintomas estão algum grau de déficit cognitivo, geralmente leve a moderado - a minoria tem um atraso mental grave; os olhos amendoados; língua protusa; pescoço e dedos mais curtos; frouxidão ligamentar, aumentando o risco de luxações; e hipotonia muscular (músculos mais "flácidos").



Apesar de ter uma grande incidência na população mundial, a falta de informação sobre esta síndrome deixa muitos pais e mães preocupados, sem saber como serão suas vidas, e a da criança.

Em primeiro lugar, é muito importante que esta criança seja muito estimulada (assim como deve ser com todos os bebês), para que ela alcance o máximo do seu potencial de desenvolvimento cognitivo, motor e de comunicação. Este estímulo deve ser feito pelos familiares, pelo convívio com outras crianças na escola (o ideal é que frequentem escolas regulares, porém em alguns casos é necessário colocar em colégios especiais) e por uma equipe multidisciplinar: médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicopedagogo etc..

Mas o mais importante de tudo é que esta criança deve ser tratada com muito amor, carinho, paciência e compreensão (não é assim com todas as crianças?). Dessa forma, criar uma criança com Down passa a ser uma sucessão de desafios e alegrias, pelos quais qualquer pai e mãe vão passar, tendo filhos com ou sem a síndrome.



E para ilustrar isso, a entidade italiana Coordown (Coordinamento Nazionale Associazoni Delle Persone con Sindrome di Down) fez um vídeo com 15 portadores da Síndrome dando seus depoimentos:



Leia também:

Reflexos primitivos e sua aplicação no esporte

Pilates para crianças

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pilates na praia

Você já ouviu falar de Pilates Beach?

A modalidade começou a ser praticada em várias praias do país, e a Revista Pilates veio perguntar a minha opinião sobre essa prática.



Confira:

"PILATES NA PRAIA FAZ BEM?

Como estamos sempre atentos aos pedidos dos leitores da Revista Pilates (é, se você achava que seu comentário não tinha sido lido, fique esperto, pilateiro!), trouxemos com muito carinho uma matéria especial para o Marlon Souza, que nos perguntou lá na fanpage (se ainda não curte, vem aqui) se pilatear na praia faz bem para o corpo.

Para esclarecer essa dúvida, conversamos com Denise Pripas, uma profissional da área, para explicar direitinho para vocês e para o Marlon. Olha só:

“O Pilates Beach tem, na minha opinião, dois principais benefícios:

1- Trazer a atividade física para um maior número de pessoas, contribuindo para a diminuição do sedentarismo da população e criando o gosto pelo exercício;

2- O contato com a natureza. Como nossas rotinas de trabalho nos fazem ficar horas dentro de um escritório ou no trânsito, a possibilidade de praticar uma atividade prazerosa ao ar livre reduz o estresse e aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.



Entretanto, é muito importante que haja um número adequado de professores para o tamanho do grupo, para que todos os praticantes sejam vistos e corrigidos constantemente, e para que todas as adaptações necessárias sejam feitas, respeitando a individualidade de cada um." 
Continue lendo

Você também vai gostar de ler: