A tendinite é uma patologia que acomete os tendões, e pode acontecer em qualquer região do nosso corpo.
Os tendões são estruturas fibrosas constituídas de tecido conjuntivo que ligam um músculo a uma estrutura óssea. A força de contração promovida pelo músculo é transmitida ao tendão, que por sua vez move o osso, gerando os nossos movimentos.
Da mesma forma, quando um músculo recebe uma carga de trabalho excessiva ou numa posição incorreta, esta é transmitida para o tendão. A sobrecarga no tendão acarreta em um processo inflamatório na região: a famosa tendinite!
Entre os principais sintomas da tendinite estão dor e edema (inchaço) da região acometida, e em casos mais severos pode evoluir com fraqueza muscular e diminuição dos movimentos da articulação.
As causas mais comuns de tendinite são as lesões por esforços repetitivos (LER/DORT) e o posicionamento incorreto no uso do computador.
Veja aqui como utilizar o computador corretamente.
A tendinite leve pode ser curada com repouso da articulação. Para diminuição da dor e edema pode ser usado o gelo, que além do efeito analgésico, diminui o processo inflamatório.

Além disso, a realização do ultrassom pode ser uma boa alternativa para atenuar a dor e a inflamação local.
Casos de tendinites não resolvidos podem causar degeneração dos tendões (tendinose). Uma vez degenerado, a recuperação do tendão é muito mais lenta e difícil. Portanto, cuide bem do seu tendão! Realize atividades físicas somente com supervisão, faça pausas durante o período de trabalho e consulte um fisioterapeuta!
Muito bom!
ResponderExcluirBoas informações!!
ResponderExcluirSempre faça alongamento para manter os músculos em bom funcionamento e se precisar ponha gelo por uns 15 minutos.