segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mitos e verdades sobre a massagem modeladora

O verão está chegando, e com ele a busca por tratamentos estéticos para emagrecer e queimar as gordurinhas localizadas também!

Nos últimos anos, houve um "boom" dos tratamentos estéticos, sendo que hoje eles são aplicados por diversos profissionais, de centros de fisioterapia a academias e até salões de beleza.

Em primeiro lugar, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais especializados, que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro.

Muitos profissionais mal qualificados aplicam estas técnicas sem muito conhecimento, e com isso geram dúvidas nos seus clientes. Por este motivo, trago aqui alguns mitos e verdades sobre a massagem modeladora.

A massagem modeladora e a drenagem linfática são a mesma coisa? Tem o mesmo objetivo?

Não. A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando resíduos e toxinas. Sendo assim, ela não atua diretamente na redução da gordura corporal nem da celulite (que nada mais é do que um excesso de gordura forçando uma pele retraída), apesar de ter um efeito indireto sobre as mesmas, já que aproxima o tecido gorduroso dos vasos sanguíneos, e facilita sua captação pelos mesmos no momento da atividade física. Como ela melhora a circulação, também pode atuar indiretamente na prevenção da flacidez. Já a massagem modeladora é executada com movimentos firmes, rápidos e repetitivos sobre a pele, com objetivo de quebrar a gordura localizada, que é posteriormente eliminada pela corrente sanguínea, principalmente se for realizado exercício físico. É geralmente focada nas regiões onde há maior acúmulo de gordura, que nas mulheres são barriga, coxas, culote, glúteos, e às vezes braços. Desta forma, a massagem modeladora traz diminuição de medidas, da celulite, favorecimento da lipólise (quebra da gordura) e modelagem do corpo, além de prevenir flacidez, melhorando a elasticidade da pele.

A massagem modeladora dói?

Sim. A massagem modeladora é realizada com movimentos rigorosos de prensão, deslizamento e amassamento da pele, numa intensidade que atinja as camadas lipídicas (de gordura), a fim de quebrar as placas gordurosas. Por isso, muitas pessoas sentem dor ao realizar esta técnica, porém a intensidade da dor depende não só da quantidade de gordura que a pessoa tem, mas também da tolerância a dor, que é muito variável de indivíduo para indivíduo. Entretanto, esta dor não pode causar um desconforto excessivo para o paciente, sendo este um limite para a intensidade das manobras. O ideal é aumentar a intensidade de forma gradual, para que o organismo se adapte a mesma.

É normal ter hematomas após a realização?

Não. O hematoma é sinal de rompimento de vasos sanguíneos, e o extravasamento do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e dor, o que não é desejável. Quando ocorre o hematoma é sinal de que o limite ideal de intensidade da massagem foi ultrapassado, ou seja, uma massagem que causa hematomas não indica uma massagem modeladora mais eficiente, pois não é necessário ultrapassar a camada de gordura da pele, já que somente ela deve ser trabalhada. Pode acontecer, em pessoas com tendência a hematomas (aquelas que tem vasos muito sensíveis, que ficam roxas com qualquer batidinha), de o hematoma aparecer, porém isso é um fato esporádico, que deve ser avaliado. Se você sempre sai da massagem modeladora com mitos hematomas, desconfie! Se o hematoma já ocorreu, utilize gelo (sempre enrolado em uma toalha ou num saco plástico), a cada duas horas, por 15 a 20 minutos.

Utilizar somente cremes que prometem reduzir medidas tem resultado?

Não. Alguns cremes dizem apresentar princípios ativos que por si só reduziriam as medidas. Isto não ocorre. Alguns cremes tem formulações que aumentam a circulação sanguínea e com isso, temos a melhora do aspecto da pele, porém a redução de medidas não ocorrerá sem as técnicas corretas de massagem modeladora, e é claro, muito exercício físico.

A massagem modeladora com aparelhos é melhor que a manual?



Não. Os diferentes aparelhos utilizados para a massagem modeladora podem facilitar uma intensidade maior da massagem, porém nem sempre uma massagem tão intensa é necessária. Além disso, a realização manual da massagem permite que o terapeuta avalie cada região do corpo, verificando os locais de maior acúmulo de gordura, direcionando o tratamento, tornando-o mais eficaz e objetivo.

298 comentários:

  1. Denise, adorei sua postagem! Comecei a fazer uma técnica na semana passada chamada dreno modeladora, fiz somente uma sessão, o problema é que senti dores excessivas durante a massagem e ao chegar em casa já estava com vários hematomas que estão doendo, e incomodando. Achei que fosse normal, pelo que li não é. Apesar da técnica gerar um desconforto, mas vi os resultados logo na primeira sessão. O que devo fazer? Já que meu pacote são de 10 sessões?
    Obrigada
    Att.
    Luciene
    lu_bami@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode optar por outra terapia mais relaxante, ou conversar com sua terapeuta e dizer a ela explique sua o acontecido, se ela disse que é normal, desista do plano vc pode e tem o direito.

      Excluir
    2. Olá,Gilson Nascimento.A Drenagem não pode causar nenhum tipo de dor ou lesão celular seja em que seguimento for.Pois como o prorio nome diz;sua função é Drenar.Quanto A Massoterapia modeladora,dependerá em, muito do aplicador e dos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia humana e, que, não podem ser,apenas da literatura referente ou mesmo de estudos neste sentido,mas também de conhecimento diario das diversas disfunções coroporais e orgânicas para que haja sucesso e retorno do cliente/paciente.O terapeuta aplicador das técnicas não necessita ter denominação{nome profissional}Seja fisio,masso ou esteticista,basta ser bom no que faz e adquirido, conhecimento,desenvolvimento e eficacia.

      Excluir
    3. Olá,sou, Gilso Nascimento.E afirmo a Drenagem não pode causar nenhum tipo de dor ou lesão celular seja em que seguimento for.Pois como o prorio nome diz;sua função é Drenar.Quanto A Massoterapia modeladora,dependerá em, muito do aplicador e dos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia humana e, que, não podem ser,apenas da literatura referente ou mesmo de estudos neste sentido,mas também de conhecimento diario das diversas disfunções coroporais e orgânicas para que haja sucesso e retorno do cliente/paciente.O terapeuta aplicador das técnicas não necessita ter denominação{nome profissional}Seja fisio,masso ou esteticista,basta ser bom no que faz e adquirido, conhecimento,desenvolvimento e eficacia.

      Excluir
    4. Olá,
      exatamente como os colegas disseram acima, não é considerado normal o surgimento de hematomas ou outro tipo de lesão após o tratamento. O ideal seria conversar com o profissional que te atende para que ele faça um procedimento mais leve. Os resultados não são bons apenas quando você sente dor...a dor é sinal de que o ponto ótimo da aplicação da massagem foi extrapolado, e os resultados seriam atingidos antes deste nível de dor.

      Excluir
    5. Boa Tarde Denise, amei o texto, muito esclarecedor... Obrigada pelas informações.

      Abraços Vera

      Excluir
    6. Olá, Gostaria apenas de ressaltar que não existe drenomodeladora, ou se faz a modeladora (primeiramente) ou drenagem (posteriormente). Cuidado!! Em caso contrário, pode acontecer um efeito reverso.

      Excluir
  2. Denise, como você mesma disse que é uma fisioterapeuta que conhece as funções do organismo, nesta postagem você deixou a desejar...
    Acho que você deve rever alguns conceitos. Pois tem muita esteticista sabendo mais do que você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      qual a sua formação?
      Gostaria de saber qual a sua experiência na área, para que possamos trocar informações.
      Ficaria feliz caso você optasse por discutir conceitos sobre o assunto do meu post ao invés de somente criticá-lo.
      Por favor aponte quais conceitos você não concorda e me diga por que (baseado em referências científicas, de preferência), para que eu possa verificar se há alguma inconsistência no meu texto. Caso contrário, fico com a minha versão, já que esta é baseada em ans de estudo e textos científicos.
      Obrigada

      Excluir
    2. Estou graduando em biomedicina e faço curso livre em estética, e a Denise não pecou no que disse, na verdade eles não leram direito. A MASSAGEM MODELADORA doe onde tem mais gordura, e não a DRENAGEM LINFATICA. Antes de criticar, vamos ler e interpretar direito...

      Excluir
    3. Discordo da Mariana. Sou formada em Estética e Cosmética e tenho as mesmas informações citadas por ela.

      Excluir
  3. Dê, adorei o texto!
    Muito bom...

    Depois tenho que marcar com você.
    PARABÉNS, você é uma profissional completa - prática e teoria.

    Super beijo,
    B.

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais especializados, como "FISIOTERAPEUTAS", que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro.
    ACHO QUE NÃO LI DIREITO, DEVE SER REALIZADO POR FISIOTERAPEUTA.....
    NÃOOOOOOOOOOOO
    ESTÉTICA É COM ESTETICISTAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você mesma escreveu e citou o meu texto, a palavra "como" indica exemplo. "Como" não é sinônimo de somente, ou seja, em nenhum momento disse somente fisioterapeutas! Citei a fisioterapia como exemplo de um profissional que pode fazer isso, não disse que é o único.
      É uma pena que tenha eixado um recado anônimo ao invés de assinar seu nome, para que possamos conversar normalmente, ao invés de só fazer uma crítica anônima.

      Excluir
  5. Concordo com a Mariana. Acho que alguns conceitos deveriam ser revistos como por exemplo: "objetivo de quebrar a gordura localizada". Sou esteticista a 3 anos e estou me graduando em Estética e de acordo com pesquisas que venho fazendo e estudos científicos que venho pesquisando ainda não foi comprovada cientificamente esta teoria. A massagem modeladora pode sim reduzir medidas, mas não devido a "quebra da gordura" e sim na possível "redistribuição" desta gordura localizada. Podemos discutir a respeito deste assunto, já que estou entrando para a área de pesquisa em Estética. Poderíamos começar com você me mostrando onde entrou estes estudos científicos em que você se baseou.
    Att.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Priscila! Muito bom o seu texto, pelo que entendi vc citou a acao de agentes fisicos, em particular a Crioterapia em acao direta nos hematomas causado por impericia profissional no intuito de tratar na forma aguda a lesao. A indicacao seria para causar vasoconstricao e analgesia, nao eh mesmo? Diminuindo a lesao periferica que ao meu ver em angio e principios da fisio ha um tempo limite onde apos a fase aguda, a continuidade vc deve ter esquecido de mencionar. Com o mesmo cuidado de nao causar um segundo traumatismo com queimadura de primeiro grau! Como vc mencionou o tratamento do hematoma seria interessante adicionar toda a tecnica pois ficou a desejar pelo motivo que ha referencia de estudos medico-cientifico, porem por etica profissional cabe a vc explanar toda a materia, ja que o blog tem a finalidade de informar aos leigos as atribuicoes de um fisio x esteticista. Infelizmente a ciencia medica no tocante a sua area que eh a reabilitacao com a orientacao e supervisao de profissional medico como foi proposto inicialmente esta englobando outro campo da ciencia, onde denominaram dermato-funcional. Falando das referencias cientificas, o que entendo sob o prisma dos meus pequenos e insignificantes conhecimentos, um fisioterapeuta reabilita, tendo o poder de alongar para tratar e curar. Nunca retrair. Ja os esteticistas

    ResponderExcluir
  7. Como dizia anteriormente, os esteticistas adquiriram com louvor vastos conhecimentos acumulados por meio de estudos e experiencias por decadas! Tornam um diamante bruto em lindissimos brilhantes por meio de recursos que agora pretendem restringi-los. Entre eles a DLM e o ultra. No meu ver, se um esteticista esta sendo proibido de utilizar o ultra, nao digo com ref em 1 ou 3, pois para estes prof seria interessante a criacao de um que teria poder limitado para evitar atingir orgaos internos e anexos.Se termos este parecer ate os fisios nao poderiam aplica-los porque desconhecem o que profissionais habilitados em diagnosticos por imagem dominam e detem este vasto conhecimento! Nao irei mencionar aqui as razoes e parecer que sao atribuidos a estes profissionais especiais em conhecimento medico-cientifico por etica, apenas mencionar, pois isto eh recurso para um magistrado decidir futuramente em juizo! Apenas guardo comigo estas informacoes caso seja preciso no futuro. Mas, vale incentivar que os fisios busquem novas tecnicas, teses e nao fiquem apenas no que hoje compoem sua logia.Amiga: vc eh dedicada! Seu limite apenas esta em vc mesma! A linha do horizonte eh infinita! Lembre-se disso para que veja com outros olhos e aumente em conhecimento & experiencia. Sucesso para vc!

    ResponderExcluir
  8. Ola Denise
    Pratico boxe como atividade física e quero também fazer massagem para ajudar na eliminação de gordura. Então minha duvida é...
    Em que momento a massagem poderia surtir melhor resultado, antes ou depois da aula de boxe, ou em dias alternados ao da atividade?

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline,
    O ideal seria fazer a massagem modeladora antes da atividade física, pois ela facilita a lipólise e a gordura consegue ser utilizada mais facilmente pelo nosso corpo durante o exercício. Já a drenagem linfática é ótima após o exercício, já que aumenta a captação de líquido para a circulação e ajuda a liberar toxinas e metabólitos formados após a atividade física...além disso, o efeito de relaxamento é ótimo também!

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise eu tenho um aparelho que se chama Sculptor Body essa semana realizem um procedimento em uma cliente primeiro com modeladora depois com aparelho. Só que annamese a cliente não informou que tinha hérnia de disco a massagem e a potência do aparelho não foi tão vigorosa mas só que no dia a cliente ficou com muita dor nas costas! Eu acho que não cometi nenhum erro o que faço agora não uso mas aparelho nela ??Esse aparelho não é contra indicado para hérnis de disco! Me ajuda Beijos Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      em primeiro lugar, se você realizou a anamnese corretamente, perguntou se a cliente tinha alguma patologia, e ela não te informou sobre a hérnia de disco, você não tem culpa de nada. Caso você não tenha realizado esta pergunta, sugiro que detalhe mais sua anamnese para as próximas clientes. Se você sabe que o aparelho é contra-indicado para determinados casos, você deve perguntar sobre cada um deles, se a cliente tem ou não a patologia. Tudo isto deve ser registrado.
      Agora que você sabe que ela tem hérnia de disco, sugiro que suspenda por enquanto este aparelho com esta cliente. Sugiro também que ela procure um médico e fisioterapeuta para tratar a hérnia e a dor nas costas, e só realize o procedimento com liberação da equipe de saúde.

      Excluir
    2. DENISE,OI EU GOSTARIA DE SUA AJUDA SE POSSÍVEL,TENHO UM TRABALHO DA FACULDADE PARA FAZER,E NÃO TO CONSEGUINDO ACHA O ASSUNTO COMPLETO,VOCÊ PODE ME AJUDAR?????? É SOBRE A LUZ DE WOOD,TUDO SOBRE ESSA LUZ,BJS ELIDIA CASTRO

      Excluir
  11. Olá Denise agradeço por ter respondido minha pergunta fiquei mais tranquila com certeza realizei a anamnese corretamente e ela não me informou sobre a patologia. Passarei as orientações a cliente a mesma é médica ! Um super beijo agora sempre que eu tiver dúvidas consultarei vc tudo bem ?

    ResponderExcluir
  12. OLÁ DENISE
    QUER DIZER QUE SE EU FIZER SOMENTE A MASSAGEM MODELADORA IREI REDUZIR MEDIDAS.FIZ A DRENAGEM MAS NÃO REDUZI MEDIDAS.O QUE FAÇO PELO AMOR DE DEUSSSS..

    !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiany,
      a massagem modeladora tem sim o efeito de redução de medidas, porém este será muito mais expressivo se juntamente você fizer reeeducação alimentar e exercícios físicos.

      Excluir
  13. ola tudo bem? eu gostaria de saber se é normal, sentir dores de gritar, durante a massagem modeladora e depois da massagem ficar com a barriga e estomago inchado e dolorido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary,
      a massagem modeladora é um pouco dolorida sim, mas cabe ao profissional que te atende saber os seus limites. Dores de gritar não são normais, significa que o limite suportável do seu corpo foi ultrapassado, e desta forma pode-se machucar outras estruturas. É normal ficar um pouco dolrida, mas inchaços e hematomas não.

      Excluir
  14. Denise muito bom o texto.
    Parabéns, foi super esclarecedor e boa sorte com esses comentários maldosos. Imagino como isso deve te deixar triste.

    Beijos

    www.stellahoffpatchwork.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stella,
      obrigada pelos elogios e apoio.
      Quanto aos comentários, sei que não vou sempre agradar a todos, mas faço o meu melhor, tentando ser imparcial, mas ao mesmo tempo alertando meus leitores de que há muitos profissionais não qualificados oferecendo serviços enganosos ou de baixa qualidade. Além disso, tento considerar as críticas como construtivas, para melhorar a qualidade do meu trabalho, e responde-las com argumentos e não ofensas.
      Espero que continue apreciando o blog!

      Excluir
    2. Isso mesmo Denise!
      Parabéns pela disposição em informar as pessoas! Essas "competições"entre profissionais não levam a nada. Fisioterapeutas trabalham sim com estética (não só em reabilitação e alongamentos,como li alguém afirmando) assim como nós sabemos que esteticistas preparados são muito eficazes também.Não vi em nenhum momento você desmerecendo o trabalho de niguém,apenas afirmou que precisam sim ter noções do corpo humano (o que muitas formações de esteticista já oferece).Espero que TODOS que querem trabalhar e ver seus clientes satisfeitos têm espaço,não precisamos entrar nessa disputa boba. Parabéns pelo trabalho e continue!!!!

      Excluir
    3. Olá Angela tudo bem?Gostaria de deixar um tanto claro algumas questões:Achei a Denise impecavel e com ótimas intenções em se tratando de informar ao leigos de plantão e que são muitos em função das circunstancias de mercado de trabalho e poder social,mas tudo bem.As informações são necessárias e importantes.Mas é bom deixar claro que cada profissional tem seu caminho e função determinadas.Algumas profissões são regidas por lei Federal e não podem simplesmente ser apresentada por profissionais de outros seguimentos.Exemplos:Um emfermeiro trabalha ao lado do médico,correto,mas ele não é médico e vice e versa.Assim é com o esteticista,ele não é Fisioterapeuta portanto um não pode investir na profissão do outro.Outro caso é da Massoterapia este não fisioterapeuta portanto não pode invstir nesta profissão e vice versa.Da mesma forma o fisioterapeuta em função da lei federal não pode investir na profissão do massoterapeuta.Observando todos os dialogos pude observar muitos pronunciamentos indevidos tanto dos esteticistas quanto dos fisioterapeutas.O Termo Massagem,Masso, ou Massoterapía é pertinente aos Massoterapeutas é de direito e por Leis Federal3968 de 05/10/1961.Assim o manifesto viciante do qual a Senhora parabenisa esta devidamente incorreto e incoerente.Tanto nas discussões temáticas,quanto nas pronuncias, e quanto na abordagens.Finalizando, em nenhum momento o profissional de direito foi pronunciado por nehuma das partes.A Massoterapia é datada desde o nascimento do ser humano na face da terra.A Fisioterapia nasce em 1920 em consequencia de uma discussão nomminal.Assim sendo concordo consigo quanto ao processo de informação,mas descordo das abordagens literalmente,tecnicamente e sendo de uso imprórpio por outros profissionais.Minhas sinceras desculpas.

      Excluir
    4. Os termos Massoterapia é especifico para o desempenho do mesmo profissional.A estética aponta a mesma coisa.A fisioterapia idem.Portanto estas abordagens deveriam ser revistas tanto por esteticistas ,quanto por fisioterapeutas.Seria necessário evitar o uso indevido nominal e das ações de outros profissionais.Vcs fizeram dezenas de menções a Massoterapia se serem em nenhum momento Massoterapeutas.Este fato caracteriza uso ilegal do nome e da profissão.Prestem mais atenção.Somos profissionais reconhecidos por lei federal.Mas parabens pelas informações aos leigos.Elas são necessárias neste momento.

      Excluir
    5. gilson, só preciso discordar de vc em uma unica coisa... a massoterapia é uma disciplina incluída na grade curricular do fisioterapeuta dentro dos seus quatro (hoje cinco) anos de formação, dentro dela incluem as técnicas de drenagem linfática manual, massagens estéticas, terapeuticas/ relaxantes entre outras... Me sinto muito segura para opinar pois sou fisioterapeuta formada há sete anos e antes que a D. Teresinha pergunte, também esteticista formada pelo Senac RJ. Tenho muita pena de ver tanta discussão por bobeira isso tudo não passa de mera reserva de mercado... E na verdade há espaço para quem é bom... independente de ser fisio, esteticista, massoterapeuta, dermatologista ou outro profissional que queira começar a entrar na discussão por uma fatia desse bolo... A intensão da colega é elucidar a técnica e alertar aos leigos sobre os perigos de se tratar com maus profissionais que fazem verdadeiras barbaridades por ai e dizem que é normal... em nenhum momento a vi citando exclusividade de atendimento com fisioterapeuta, pelo contrario.. e inclusive achei o texto muito bom... Parabéns colega!!

      Excluir
  15. Denise, boa noite !

    Tenho 35 anos, sou magra mais sofro muito com celulites na barriga, será a massagem modeladora e exercícios melhorariam o aspecto ?


    Maria
    Feira de Santana Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      seria necessária uma avaliação para saber o grau da sua celulite. A massagem modeladora juntamente com exercícios físicos pode sim melhorar o aspecto de uma celulite leve ou moderada.

      Excluir
  16. Olá denise , tenho pernas muito inchadas e meu bumbum é muito flacido , a massagem modeladora poderia me ajudar ?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      para o inchaço o ideal seria realizar a drenagem linfática. Já para a flacidez tanto a drenagem como a massagem modeladora podem ajudar.

      Excluir
    2. Olá Denise, poderia me esclarecer de que maneira a drenagem ajuda na flacidez? Tenho lido um pouco a respeito do assunto, no entanto não consigo entender claramente como esse processo de DLM ajudaria fisiologicamante na flacidez.

      Desde já agradeço a atenção.

      Excluir
    3. Olá Liane,
      A drenagem linfática melhora a flacidez de forma indireta, por dois motivos:
      1- por eliminar o líquido em excesso nos tecidos, diminui a distensão da pele, melhorando/prevenindo a flacidez
      2- O aumento da circulação promovido pela drenagem melhora a nutrição e oxigenação da pele, melhorando seu aspecto, o que contribui para a diminuição e prevenção de flacidez também.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, senão entre em contato novamente.

      Excluir
  17. Muuuito bom seu texto, adorei. Continue postando para tirar duvidas não somente minhas, mas de todos !
    beijão.

    ResponderExcluir
  18. Olá Denise, tudo bem? tenho muitas duvidas em questão das bandagens, sou esteticista e quando faço a massagem, eu passo um produto que pode ser aquecido na barriga da cliente e coloco uma manta térmica, e enquanto isso faço a modeladora nas pernas, apos uns quinze minutos tiro a manta da barriga e faço a modeladora normal junto com uma drenagem, meu procedimento esta correto? posso aquecer depois quebrar ou tenho que fazer inverso? obrigada!!! Tudo de bom pra vc....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      Você pode sim fazer o aquecimento antes da modeladora, irá facilitar a quebra de gordura da massagem modeladora.

      Excluir
  19. ola Denise, o uso do aparelho Sculptor Body, ajuda na reduçao de gorgura localizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Qualquer técnica e/ou aparelho para redução de medidas tem efeito coadjuvante a uma boa alimentação e exercícios físicos. Utilizar somente o aparelho não resolverá o problema, mas se aliado aos cuidados que mencionei, os efeitos de redução de medida são potencializados.

      Excluir
  20. Boa tarde. meu nome é Angela Correa e tenho uma duvida. Sou massoterapeuta e estou com uma cliente que está fazendo modeladora mas fez uma cirurgia de visicula a um mês e no abdomem estou fazendo somente a linfatica,minha duvida é quando posso fazer a massagem modeladora mais firme? Sendo que o medico que fez a cirurgia ja liberou para fazer academia. Muito obrigada e espero sua resposta. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISto dependerá do processo de cicatrização. Peça para sua cliente um relatório médico que ateste a cicatrização plena da cicatriz. Além disso, verifique o aspecto da cicatriz, se ela está lisa ou alta, lisa,ou irregular, coloração etc.

      Excluir
  21. Olá Denise,
    há dez anos tive câncer de mama, fiz mastectomia e esvaziamento axilar no lado direito. Contudo, graças a Deus ao longo desses anos não tive linfedema, mesmo fazendo Pilates e outras atividades físicas.
    Estou iniciando uma série de tratamentos corporais em uma clínica de estética, mas lá me disseram que não deve ser aplicada massagem modeladora no meu braço direito, pois posso ter alguma "complicação".
    Existe realmente esse risco?
    Devo deixar de fazer a massagem modeladora no braço direito?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A liberação ou não da massagem modeladora nestes casos deve ser feita por seu médico. Ele é que conhhece seu caso, e o resultado de seu tratamento. Em caso de não falar com o médico, eu pouparia sim este membro da modeladora, pois não há como excluir o risco.

      Excluir
  22. Oi Denise, parabéns pelo trabalho! Fiz drenagem e depois modeladora que me deixou super dolorida, ela arranhou minha perna e minha barriga com tipo um pente de dentes largos e compridos e ficou roxo,devo cancelar o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Maira,
      é muito importante em primeiro lugar que você se preserve, preserve seu corpo. Não podemos nos sujeitar a estes tratamentos exagerados, que não respeitam o limite e fisiologia do nosso organismo.
      A regra do "no pain, no gain" - sem dor, sem ganho) não vale aqui! Existem muitos tratamentos que oferecem bons resultados sem causar dor ou lesão.

      Excluir
  23. Ola Denise,meu nome é Luci,se vc puder me dar uma orientaçao,estou na duvida e quase deixando o tratamento.Estou fazendo massagens manunais e drenagem com uma profissional na casa dela,ela tem diplomas e parece entender do assunto,minha duvida é que como estou perdendo medidas na barriga,ela esta descendo e ficando mais flacida do era,é normal??????????Ela tem aparelho de ultrasom,mais alega nao usar pq minha gordura é mais facil de modelar com as maos,ela usa o Manthus 1x cada 15 dias,faço 3x por semana as massagens.Pelo que entendi vc disse que a massagem modeladora ela estimula o colageno??????????e melhora a flacidez,a minha barriga esta criando um lençolzionho,ela falou que se continuar assim voiu terque procurar uma cirurgia,e nao sou gorda desta forma!!!!!Sera que esta profissional nao esta fazendo errado????????Me ajude na duvida por favor!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luci,
      a massagem modeladora não é a responsável pela flacidez da pele de sua barriga. Nossas fibras colágenas tem a capacidade de se remodelar e não deixar este aspecto flácido, e a massagem auxilia este processo. Porém, se você estava acima do peso e perdeu peso muito rapidamente, é possível que sua pele tenha ficado mais flácida e se distendido. Se o caso for esse, aí sim pode ser cirúrgico. Em outros casos, não é o esperado.

      Excluir
  24. oi!! Maravilhesse bloG!! fiz a segunda sessão hj de modedoladora, com ultrason,bambuterapia e manta!!! Na primeira doeu muito,mas hj quase choro de tanta dor!! La na clienica todos disseram que é assim mesmo, na 3 e 4 começa e melhorar.Queria saber se é assim mesmo!! eu to com muita gordura localizada na barriga!
    Meu nome é daniela e não tenho emai do google por isso não coloquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massagem modeladora dói sim, Daniela. Porém esta dor não pode ser insuportável, nem te causar hematomas. Use este parâmetro para dosar e saber reconhecer se estão exagerando no seu tratamento, para não te machucar.

      Excluir
  25. Olá, Denise. Estou apavorada. Fui fazer uma drenagem linfática com uma fisioterapeuta, mas pelo que li nas postagens acima, ela fez foi uma massagem modeladora. Ela afirmou que a drenagem linfática dói, fiquei surpresa porque já fiz várias vezes com outra fisioterapeuta e nunca doeu e eu ficava tão relaxada que até cochilava. Desta vez doeu muito mesmo, estou bem dolorida, cheia de hematomas e até inchada em alguma regiões como culotes e barriga. Afinal de contas que procedimento foi esse??? Realmente é a tal da massagem modeladora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não posso afirmar qual o tratamento que foi aplicado em você, pode ter sido a modeladora ou não. A drenagem linfática não dói, e como você mesma disse, pode ser muito relaxante.
      De qualquer forma, seja qual for o tratamento, ele não deve te causar hematomas nem inchaço. Tome cuidado com esses tratamentos, para não se machucar.

      Excluir
  26. OLá Denise...fiz uma Lipo com a dermoplastia, Já posso retomar a massagem modeladora?
    Fiquei 2 meses sem academia, porém perdi medidas e ficou com flacidez nas pernas..
    Quais o beneficios q. vou ter fazendo a massagem modeladora?
    Retomei a academia...mas não suporto fazer, faço por necessidade.

    ResponderExcluir
  27. Olá Patrícia,
    para qualquer procedimento cirúrgico, mesmo que seja plástica, quem determina quando você está liberada para o procedimento estético é o médico. Se ele liberar, você pode fazer.
    A massagem modeladora vai auxiliar na organização do colágeno e aumento da circulação sanguínea, diminuindo a flacidez e melhorando o aspecto da pele e cicatriz.
    Quanto a não suportar a academia, sugiro que procure outra atividade física como o Pilates ou algum esporte...opções não faltam, e o melhor exercício é o que você faz com prazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada....pela resposta,
      Qto a cicatriz, tenho tendências muito grande de ter
      quelóides, há alguma outra coisas sem ser a pomada
      de silicone que estou utilizando?

      Excluir
    2. Olá Patrícia,
      existe a massagem cicatricial, que ajuda na organização das fibras colágenas, melhorando o aspecto da cicatriz. Você pode consultar um fisioterapeuta para avaliar a sua cicatriz e indicar este tratamento, se for o caso.

      Excluir
  28. Boa noite Denise, gostaria de saber se crianças acima do peso podem fazer massagem modeladora ou drenagem, pois tenho uma filha de 7 anos com 28 klos que faz natação, equoterapia e reeducação alimentar mas n consegui fazer com que ela perdesse peso. Desde já grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia,
      não há contra-indicação absoluta para estes tratamentos em crianças. Porém no caso de crianças tão novas, ainda em processo de crescimento, indico sim uma alimentação equilibrada e atividade física. Para perda de peso, indico atividades aeróbicas como corrida, dança, ou esportes como futebol ou handball, onde ela estará em constante movimento.
      Se com todo o controle alimentação-exercício que você faz ela ainda não consegue perder peso, seria bom consultar um médico para descartar também alterações metabólicas que possam dificultar o emagrecimento.

      Excluir
  29. Olá, fiz ontem a massagem modeladora, até suportei as pressões, porém hoje minha barriga está hiper dolorida. Isso é normal? Não há manchas, hematomas.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madelaine,
      pode sim acontecer uma sensação de dolorimento no dia seguinte, mas esta deve ser leve, como se fosse uma dor muscular após um exercício físico. Dores que ultrapassam este limiar ou que causam hematomas não devem acontecer em hipótese alguma.

      Excluir
  30. Bos noite Denise

    fiz 2 sessoes de massagem modeladora, a primeira foi nbormal, doeu um pouco, mas nada fora de controle, na segunda, parecia que passava um rolo compressor, doeu muito, ela me avisou apareceriam alguns hematomas, a noite nao re4parei muito, mas no dia seguinte, minha barriga parecia um saco de sangue, tenho estrias, elas ficaram cheias de sangue, hoje, segunda feira, esta um misto de sangue vivo e manchas verdes, estou apavorada, tenho medo de voltar la, mas sei que preciso fazer alguma coisa. tenho medo que minha barriga fique com essas manchas vermelhas pra sempre, isso seria possivel?
    voce poderia me dar uma luz do que posso fazer com essas manchas?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania,
      sugiro que você cancee estas sessões de modeladora, pois estes hematomas são lesivos e não podem acontecer.
      Para as manchas, sugiro que use gelo (sempre dentro de um saco plástico ou envolto numa toalha, nunca diretamente na pele) e aplique pomadas como Hirudoid ou Cataflan, que podem ajudar na recuperação e diminuição de dor da área lesada.

      Excluir
  31. Boa tarde Denise, td bem?
    Gostaria de comentar sobre seu texto. Sou Fisioterapeuta, Pós Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional. de acordo com os meus conhecimentos a massagem modeladora não faz lipólise-quebra de gordura, na verdade ela modela o corpo. Algumas pessoas dizem que observaram diferença nas medidas pelo fato de que trabalhando a circulação sanguínea, automaticamente vc tbm trabalhará a linfática, assim há uma redução do "inchaço". Claro que para a retenção de loiquido, nada melhor e mais eficaz que a drenagem linfática. A massagem mesmo sendo modeladora não deve doer, deve se ter um pouco mais de pressão, mas deve ser agradável e relaxante. Você poderia rever seus conceitos. E se precisar de auxilio posso lhe enviar meu contato para a troca de experiências.
    Att

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      obrigada por suas considerações.
      Claro que a modeladora "modela" o corpo, como o próprio nome diz. Ela não quebra a gordura, mas auxilia este processo de lipólise, deixando-a mais acessível para ser utilizada como fonte de energia para o nosso corpo. Creio que, por usar uma linguagem leiga em meus textos, isto pode ter sido mal interpretado por um profissional da área, que se atém mais a nomenclaturas técnicas.
      Fique a vontade para comentar sempre aqui!

      Excluir
  32. Olá Denise!
    Adorei a matéria.. Parabéns!
    Estou muito interessada em fazer a massagem modeladora para somar com minhas atividades físicas. Porém minha duvida é a respeito de um problema que tenho (Trombose na Perna)e procurei matérias a respeito para saber se posso ou não fazer esse tipo de massagem.
    Pode me ajudar nessa questão?
    Obrigada!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      como em qualquer outro problema de saúde, você deve consultar um médico para que ele te libere ou não para fazer o tratamento estético.
      Tanto a drenagem linfática como a massagem modeladora envolvem aumento da circulação sanguínea, e com isso o trombo pode ser deslocado, e parar em locais indesejados como coração ou cérebro, causando problemas mais graves. É claro que isto depende do tamanho e localização do trombo, além de outros aspectos, e por isso o parecer do médico que te acompanha no caso da trombose deve ser consultado.

      Excluir
  33. iniciei um pacote de drenagem linfática e desconfiei da técnica utilizada porque os movimentos eram rápidos e doloridos, aparecendo ematomas por todo o corpo questionei com a pessoa porque já havia feito antes e não era deste modo mas a resposta foi porque tenho muitas celulites então resolvi continuar já estou na terceira seção e nessa última apareceram mais ematomas e no momento da massagem parece que a pele está rasgando estou pesquisando para poder conversar na clínica que estou fazendo. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      a drenagem linfática tem movimentos leves e vigorosos, porém deve produzir uma sensação de relaxamento. Além disso, o aparecimento de hematomas sugere que o limite de pressão que seu organismo pode aguentar foi superado.
      Portanto, sugiro que converse com a profissional que te atende para que ela faça um tratamento mais leve ou que cancele este tratamento e procure outra clínica.

      Excluir
  34. Oi Gostaria de saber de quanto em quanto tempo poderia fazer a massagem modeladora para obter resultados positivos..todo mês tenho q fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      o ideal seria fazer toda semana, para resultados mais efetivos.

      Excluir
  35. Olá! Sou profissonal tbm, como vc, e só um toque: não sugira remedinhos (cataflan, etc)...vms vigiar ok?! ;) Sucesso! Adorei suas explicações, dá pra tds entenderem sim! Está ótimo!!! =)
    Sucesso para nós tds! Em busca de melhorar, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, nunca sugeri nenhum remédio aqui...
      obrigada pelos elogios

      Excluir
    2. Sugeriu sim, só que em formas de pomadas (aplique pomadas como Hirudoid ou Cataflan) no dia 19 de dezembro de 2012.

      Excluir
    3. Oo amigo Anônimo, pode até ser sua sincera opinião, a respeito de remédinhos, mas esse tipo de pomadas não apresentam contra indicação, não são tomadas via oral, apenas absorvidas na pele, e ela as mensionou apenas para ajudar a moça que estava com dores e esteticamente comprometida. Coisa que se a moça fosse a qualquer médico, iria indicar o mesmo, no maximo iria passar alguma medicação via oral, ou intrevenosa para aliviar mais rapidamente a dor.

      Excluir
  36. Olá, boa noite, quanta polêmica! Bem, parabenizo à você dra pelo blog e por todos que comentaram, ne? Os esteticistas de plantões, dizer que sem vocês nós não somos nada! Obrigada pela manuabilidade de vocês, que pela prática é bem melhor que a nossa, sou fisioterapeuta da rede MagraSS (www.magrass.com.br) e sobre a Massagem Redutora ou Modeladora ou massagem clássica estética, pode auxiliar na redução de medidas e edemas, estimular a circulação sangüínea, o metabolismo e as respostas neuromusculares, harmonizar os contornos corporais e minimizar a ansiedade e a depressão, contribuindo para o aumento da auto-estima e da qualidade de vida. Entretanto, a ação da massagem clássica no tecido adiposo ainda é um tema extremamente controverso, pois alguns autores acreditam não haver qualquer efeito lipolítico primário sobre o tecido adiposo, enquanto outros relatam um efeito lipolítico secundário quando associado a dieta e atividade física; outros ainda referem um efeito lipolítico primário.. EU, ACREDITO que haja um efeito lipolítico sim, pelos movimentos e estímulos feitos CONTINUAMENTE. =)

    Continue com toda força no seu blog querida, e sucesso. Bjus! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  37. Eu sou MUITO branquinha, daquelas que refletem o sol hahaha e depois da 1º seção de massagem fiquei com algumas áreas com vermelhidão, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      uma vermelhidão leve pode ser normal sim, principalmente em pessoas de pele clara, devido ao aumento da circulação sanguínea promovido pela massagem. Porém certifique-se que esta vermelhidão não irá evoluir para hematomas.

      Excluir
  38. Boa Noite! digo o mesmo da postagem anterior...quanta polêmica rs e eu adoro ler. Polêmica é muito bom, faz com que muitos saiam do comodismo.
    Atualmente estudo estética, e pelas milhares de pesquisas...minha nossa...quanta informação rs...
    Porém, tratando de corpo humano é preciso muita atenção, estudo, pesquisa, cautela ao aplicar qualquer tipo de procedimento, e diante de tantos comentários, percebo a importância da troca de experiência.
    Particularmente, gostei do seu blog!!!
    Pretendo acompanhar sempre que possível as postagens, sendo mais uma fonte de informações.
    Espero que continue postando.

    Obrigada
    Sucesso á todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      obrigada pelas considerações.
      Ainda é sim um tema polêmico, como a maioria na área da saúde, já que estamos em constante estudo.
      Continue acompanhando!

      Excluir
  39. polemicas ajuda no crescimento e sai do marasmo bjs

    ResponderExcluir
  40. Ola!
    Eu gostaria de saber se a massagem modeladora pode contribuir para o aumento da flacidez? Existe essa possibilidade? Adorei seu blog!!
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      muito pelo contrário! A massagem modeladora ajuda a prevenir a flacidez...
      Obrigada pelo elogio, e continue acompanhando o blog!

      Excluir
  41. Ola
    então eu sou magra, mas tenho os braços gordos! Não queria fazer academia por que eu não quero que ficam "fortes" , so quero diminui-los.
    Gostaria de saber se ou a massagem modeladora resolveria? e se por acaso você conhece algum tratamento especifico para esse caso.?
    obrigada
    victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vic,

      se você pretende definir sua musculatura, não tem como fugir de uma atividade física. Atividades como a musculação irão dar força e aumentar o tamanho do músculo. Se você prefere trabalhar os braços, sem que eles "cresçam", sugiro uma atividade como o Pilates.
      A massagem modeladora e a drenagem linfática (tem que avaliar qual é melhor no seu caso) vão auxiliar nessa definição, mas não irão sozinhas definir seus braços.
      Espero ter respondido sua pergunta.

      Excluir
  42. Sou Dermatologista e posso lhe dizer Denise que não existe massagem modeladora que realize a "lipólise" como você afirmou acima. O termo " lipólise" se refere a queima de gordura corporal e pra isso ocorrer tem de haver a liberação de enzimas que são ativadas por hormônios, que quebram moléculas de gordura e as transforma em ácidos graxos e glicerol. A maneira de promover esse processso (Lipólise) é PRATICANDO ATIVIDADES FISICAS.

    Devemos nos basear em informações que contenham artigos científicos e não há qualquer prova científica que a "massagem modeladora" promove a "lipólise".
    Acontece que existem várias nomenclaturas de massagens (modeladora, turbinada...) com fins puramente comerciais e que inclusive confunde a população.
    A massagem indicada e eficaz, com comprovação científica é a DRENAGEM LINFÁTICA (sendo a mais indicada a manual),e a mesma não promove a LIPÓLISE e sim aumenta o fluxo da linfa circulante nos vaso e troncos linfáticos, auxiliando no recolhimento do líquidos que estão espalhado pelo corpo. Veja bem, o sistema linfático já realiza normalmente este processo.

    Massagem é otima pra relaxar, melhorar ansiedade estresse e retenção hídrica...não pra promover "lípólise"

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.
      Eu escrevi que a massagem modeladora auxilia na lipólise, que favorece esse processo, pois irá aumentar a circulação e oxigenação locais e aproximar a camada lipídica dos vasos sanguíneos, o que favorece a utilização daquela camada de gordura em relação à de outras regiões do corpo.
      Meu texto é embasado em artigos científicos, não os coloco aqui pois o intuito do blog é que pessoas leigas entendam de forma simples, e não técnica, o que acontece em seu corpo.
      Fique a vontade de trazer aqui artigos científicos que falem o contrário do que expliquei aqui, e podemos continuar esta discussão. Ou se preferir, pode mandar pro meu email: fisioterapia.denisepripas@gmail.com

      Excluir
  43. Bom dia Denise,sou estudante de massoterapia há apenas 3 meses,e uma das professoras comentou em sala de aula que a drenagem linfática não "quebra" gordura e que a urina também não fica com aspecto gorduroso.Então criou-se uma polêmica em sala de aula,porque na mesma semana outra professora com 30 anos de docência disse exatamente o contrário,foi uma confusão geral,até o coordenador do curso e a professora responsável compareceram em sala de aula para estabelecer a ordem,enfim,ficamos todos sem saber o correto.Acho que vc pode tirar essa dúvida,já no seu texto de apresentação voce sitou que há sim a "quebra de gordura",estou tão confusa que até pensei em desistir do curso,duas pessoas já desistiram,gostaria que me ajudasse se puder,agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina,

      de fato muitas vezes esta questão aparece como controversa, mas na realidade, pode ser apenas uma questão de entender o papel da massagem modeladora na lipólise.

      Quando digo que um dos objetivos da massagem modeladora é quebrar a gordura localizada, não significa que é a massagem que está diretamente quebrando a gordura, mas sim que esta terapia está favorecendo a lipólise (quebra da gordura). Isto se dá indiretamente por alguns fatores, como aumento da circulação e oxigenação local e aproximação da camada lipídica dos vasos sanguíneos, o que favorece a utilização daquela "porção de gordura" em relação à de outras regiões do corpo. Além disso, molecularmente, a fricção das células gordurosas também facilita a captação destas pelos vasos sanguíneos quando há necessidade de energia (como num exercício físico, muito recomendado após a sessão).

      Quanto ao aspecto da urina, não fica com aspecto gorduroso mesmo, pois a gordura que é quebrada no processo de lipólise é usada para gerar energia sada nos processos metabólicos do organismo, e não é diretamente eliminada como gordura pelo sistema urinário.

      Excluir
  44. Olá Boa tarde... fiz uma cirurgia da visicula e tem aproximadamente 100 dias, ja posso fazer modeladora? ou com quantos dias que posso fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      em casos cirúrgicos, quem deve liberá-la para este tipo de massagem é o seu médico. Ele irá aqvaliar sua condição local de cicatrização e dirá se está apta a fazer a massagem.

      Excluir
  45. Olá Denise,
    Gostei muito de seu post e também de sua página no geral.

    Sou técnica de enfermagem a 7 anos e a pouco mais de 6 meses me rendi a área estética. Fiz cursos na área e não quero parar.

    Tenho algumas clientes e uma delas relatou esta semana que notou seu abdômen (barriga) com um pouco de flacidez. Nós estamos já a 2 meses fazendo sessões de massagem modeladora/redutora. Gostaria de saber então se isso pode ocorrer...Afinal até onde sei a flacidez decorre de perda de peso rápido ou o famoso efeito "sanfona".
    Poderia me ajudar?!
    Obrigada e parabéns pelo site!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      a flacidez pode ser decorrente à perda rápida de peso sim, quando a pele, que estava distendida pelo sobrepeso, não consegue voltar pois perdeu a sua capacidade elástica. Uma perda de gordura progressiva e uma boa nutrição/hidratação da pele favorecem o retorno da pele, diminuindo a flacidez. Recomende à paciente que ela se hidrate bem, e faça uma boa hidratação da pele, alimentação saudável também é ideal.

      Obrigada pelos elogios, continue acompanhando o site.

      Excluir
  46. Boa tarde Denise!

    Sou fisioterapeuta e mestre em fisiologia. Estive lendo acima a opinião da dermatologista e sua réplica a ela. A dermatologista afirmou que não existe "massagem modeladora que realize a lipólise" e você a respondeu que a "massagem modeladora auxilia a lipólise".
    Posso te assegurar, por pesquisas científicas realizadas sobre massagem que este "efeito", incluisive de ''auxiliar" como você citou ainda não foi comprovado.
    Entendo que você queira explicar seu texto de uma forma mais fácil de se compreender, porém é importante citar a fonte, pois quando diz que sua informação é baseada em artigos científicos é sinal de que há comprovação. E neste caso, tenho que lhe informar que não há.

    A MASSAGEM POSSUI DIVERSOS EFEITOS FISIOLÓGICOS, PORÉM EFEITO LIPOLÍTICO NÃO EXISTE!
    A nomenclatura “redutora” ,assim como outras modalidades de massagens lançadas no mercado da estética (técnicas sem comprovação) , devem ser analisadas com todo o cuidado, pois muitas delas tem provocado sequelas em pacientes.
    Segue pra você e suas leitoras, alguns trechos de pesquisas sobre a massagem em questão e a fonte (referências bibliográficas).

    Um abraço,
    Cristiane P. Souza

    1.Tacani RE, Tacani PM, Liebano RE. Physical therapy in sequelae of iatrogenic manual lymphatic drainage: a case report. Fisioterapia e Pesquisa, 2011 - SciELO Brasil

    2.Tacani RE, Tacani PM. Drenagem linfática manual terapêutica ou estética: existe diferença? Rev Bras Cienc Saude. 2008;17:71-7

    3. De Domenico G, Wood EC. Técnicas de massagem de Beard. 4a ed. São Paulo: Manole; 1998.

    4.. Holey EA, Cook EM. Therapeutic effects. In: Holey EA, Cook EM. Therapeutic massage. London: WB Saunders; 1997. p.21-38.

    5. Wood EC, Becker PD. Massagem de Beard. 3a ed. São Paulo: Manole; 1990.

    6.. Fricker J, Melchior JC, Duchemin M, Thoumie P, Apfelbaum M. Masso-kinésitherapie et reéducation dans l'obesité. In: Encyclopédie médicale et chirurgicale: Kinésitherapie-Médicine physique-Réadaptation. Paris: Elsevier; 1988. 26-580-A-10, p.1-8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,

      novamente irei explicar o que quero dizer com o termo "favorecer a lipólise", que foi o que usei no texto.

      Sei que a massagem não irá agir no processo fisiológico e metabólico da quebra de gordura, porém favorecer significa criar um ambiente mais propício para que este processo aconteça. Por exemplo: é comprovado que a massagem aumenta a circulação sanguínea local. Para que ocorra a lipólise, uma série de enzimas e outras substâncias devem chegar às células gordurosas, carreadas pelo sangue. Portanto, se a massagem aumenta a circulação e o aporte de sangue da região, a lipólise foi favorecida.

      Espero que tenha ficado claro desta vez. Como já disse, e você mesma citou, não pretendo passar uma linguagem técnica no site, a ideia é que o público leigo entenda de forma geral o que ocorre no organismo.

      Obrigada pelas referências que você me passou, porém não encontrei os trechos de pesquisas científicas que você disse ter colocado no comentário.

      Agradeço a participação neste debate.

      Excluir
  47. Olá
    Então eu sou magra, mas tenho um excesso de gordura no braço eles são grandes!
    Se eu fizer a massagem modeladora vai diminuir o tamanho?
    Atenciosamente
    Vic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vic,

      se seu braço for grande devido à gordura localizada, a massagem modeladora irá diminuir sim o tamanho, desde que acompanhada de atividade física e alimentação saudável, para potencializar o efeito.

      Excluir
  48. Olá, meu nome é Melissa, tenho 35 anos e sou enfermeira. Estou pra iniciar a massagem modeladora, porém, gostaria de saber quais os riscos dessa gordura que cai na corrente sanguínea transformar um um trombo causando algo mais grave???
    Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa,

      não é exatamente assim que ocorre. A massagem modeladora não irá jogar a gordura, da forma que estava, na corrente sanguínea. A massagem irá criar condições favoráveis para o processo de lipólise, no qual a gordura é transformada em energia. Desta forma não há riscos de aumentar a gordura dos vasos sanguíneos.

      Excluir
  49. oi é verdade que ao fazer a modeladora eu nao posso fazer mais abdominais?
    ela me disse que durante o tratamento nada dr abdominal
    mito ou verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      a massagem modeladora não impede que se realize nenhum exercício. Pelo contrário: a massagem modeladora cria um ambiente mais favorável para que o exercício localizado utilize aquela gordura local na lipólise.

      Excluir
  50. Olá, parabéns pelos comentários super esclarecedores e acima.de tudo éticos. Sou esteticista e gostaria de saber se o uso de gel crioterapico na massagem modeladora é mais eficaz antes, durante ou depois da massagem considerando o uso de produtos que causam calor (vasodilatação) e o crioterapico q causa frio (vasoconstriçao). Geralmente uso produtos q causam vasodilataçao na massagem e depois uso o crioterapico para finalizar. Esta correto? Bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      como queremos um efeito de aumento da circulação, precisamos causar vasodilatação. Sendo assim, o ideal é não usar crioterápicos durante este tratamento. Não costuma usar crioterápicos no final também, para manter o efeito da vasodilatação por mais tempo.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  51. Olá Denise,
    sou fisioterapeuta e atualmente estou cursando pós em fisioterapia dermatofuncional. Em seu texto vc diz que a massagem modeladora é capaz de quebrar a gordura e que esta seria eliminada via corrente sanguínea. O professor diz que não há quebra e sim redistribuição.
    Vc poderia indicar algum texto ou artigo acadêmico para embasar essa informação.
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle,
      leia os comentários e respostas acima, onde explico melhor isso. A massagem modeladora facilita a quebra de gordura pela criação de um ambiente favorável à lipólise, como pelo aumento da circulação.
      Me mande seu contato para que eu possa enviar mais informações.

      Excluir
  52. Olá Denise estou fazendo drenagem a algumas semanas, fiz a quinta essa semana. Só que eu sinto muita dor, li que a drenagem linfática é feita devagar e sem dor e que a massagem modeladora é mais rigorosa, no meu pacote está como drenagem linfática mas pelo que eu li acima a que eu faço é igual a massagem modeladora e não drenagem. Oque eu faço? continuo fazendo? minhas pernas ficaram cheia de hematomas e agora estão com vasinhos ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se você quer fazer drenagem linfática, mas está recebendo massagem modeladora, pode reclamar sim. Ainda mais neste caso, em que ela deve estar sedo ainda mais forte que o ideal e causando hematomas.

      Excluir
  53. MULHERES QUE REALIZARAM CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO PODEM FAZER MASSAGEM LINFÁTICACOM CREMES?

    ResponderExcluir
  54. olá Denise, a minha pergunta é a seguinte:mulheres que foram submetidas a cirurgia de redução de estômago podem fazer massagem linfática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renildo,

      não há contraindicação do uso de cremes num pós-operatório, porém após qualquer cirurgia, somente o médico cirurgião e o clínico que acompanham o paciente é que podem liberá-lo para qualquer outro procedimento.
      Após a liberação médica, podem realizar a massagem sim.

      Excluir
  55. Olá, Dra. Tenho tendência à flacidez e gostaría de saber se os movimentos vigorosos da massagem modeladora podem vir a contribuir para a perda de elasticidade da pele. Fiquei com esta dúvida na cabeça desde que fiz um pacote de procedimentos esteticos para perda de medidas e a esteticista praticamente me espancava... kkkk. No outro dia eu nem andava direito! Outra dúvida é com relação a frequência da massagem + aparelhos. Quantas vezes por semana seria o ideal? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Questiana,

      a massagem modeladora deveria contribuir para a melhora do aspecto da pele, e não para aumentar a flacidez.
      Se a esteticista praticamente "te espancava", há algo de errado no tratamento dela. Procure outro profissional!
      A frequência é relativa. Depende dos seus objetivos, da sua situação atual, alimentação, atividade física etc. O profissional que te acompanha é quem deve avaliar e sugerir o número ideal de sessões e a frequência.

      Excluir
    2. Denise,
      Minha esteticista disse que o ideal é fazer 2x na semana, mas sai muito caro e eu sou magra só tenho uma barriga grandinha. Adianta fazer 1x por semana?

      Excluir
    3. Olá Helena,
      pode sim fazer 1x por semana que você terá resultados. Talvez demorem um pouquinho mais a aparecer do que se fizesse 2x, mas é possível ter resultados 1x na semana também!

      Excluir
  56. Olá Denise!
    Qual o intervalo para se fazer a massagem modeladora? E a drengem? Por quê?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      A frequência é relativa, assim como o intervalo. Depende dos seus objetivos, da sua situação atual, alimentação, atividade física etc. O profissional que te acompanha é quem deve avaliar e sugerir o número ideal de sessões e a frequência. Sempre sugiro dar ao menos 1 dia de intervalo entre as sessões.

      Excluir
  57. Denise, boa tarde!
    Tive em Setembro de 2012 Sindrome de Púrpura, pois estava com baixa de plaquetas, sendo que um dos sintomas mais comuns foram os hematomas. Como tomei cortisona por mais de 6 meses, acabei retendo bastante liquido e agora estou fazendo drenagens para ajudar na eliminação, contudo tenho muito interesse em fazer a modeladora. Porém tenho receio dos hematomas devido a sindrome de Púrpura. Atualmente minhas plaquetas estão controladas. Então acredito que não haveria problemas em fazer a massagem modeladora. Gostaria de saber sua opinião.
    Beijos Cá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      como você teve um problema relacionada a plaquetas, pode ter problemas de coagulação no caso de um tratamento um pouco mais intenso, como a modeladora. Uma intensidade que para a maioria pode ser boa, pode ser muito forte para você. O ideal é pedir a opinião do médico que te acompanha no tratamento da síndrome de púrpura. Acredito que se as plaquetas estiverem na contagem normal, você será liberada para fazer o tratamento...

      Excluir
  58. Ola denise, tudo bem ??

    tenho um pouco de gordura na regiao sa cintura, bem na parte lateral do corpo... e gostaria de perder um pouco de quadril tambem.... Sera que a massagem modeladora, com alimentacao correta e exercícios fará efeito ??
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliane,

      Com certeza! Esta é a tríade ideal: junto com a massagem modeladora (que atua exatamente neste tipo de gordura, a gordura localizada) devemos ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios!

      Excluir
  59. OLÁ, DENISE. ESTOU FAZENDO A MASSAGEM MODELADORA HÁ TRES MESES E A DIETA DUKAN. PERDI 10 KG E A MASSAGEM MELHOROU MUITO O ASPECTO DA PELE DA MINHA BARRIGA. FAÇO A MASSAGEM DUAS VEZES POR SEMANA. A PRIMEIRA VEZ DOEU MUITO, TEVE ALGUNS HEMATOMAS,POIS SOU MUITO BRANCA,MAS NA SEGUNDA VEZ EM DIANTE NAO DOEU MAIS. ESSAS INFORMAÇOES DESTES QUESTIONADORES NAO ACRESCENTA NADA EM SEU BLOG, SÓ NOS IRRITA COM TAIS CONSIDERAÇOES.TENHA PACIENCIA. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, Monica!
      Parabéns pelos seus resultados!

      Excluir
  60. olá Denize!
    Sou massoterapeuta, e tenho uma paciente com fibromialgia, gostaria de saber se existe contra-indicação ela realizar massagem relaxante...e se existe algum artigo científico para embasamento da informação...obrigada
    meu e-mail mariamassoterapeuta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não há contraindicação nestes casos, a não ser que a paciente sinta muita dor ao realizar a massagem.
      Estou enviando ao seu email material sobre o assunto.

      Excluir
  61. Bom dia Denise! Gostaria de saber se é correto afirmar que a massagem modeladora "quebra" as células de gordura ou ela são apenas "arrumadas". Uns dizem que a gordura não é destruída e não tem como ser eliminada pela urina. Me esclarece, por favor!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      conforme você pode ler em respostas a alguns comentários acima, expliquei que a massagem não faz a quebra da gordura diretamente. Entretanto, ela cria um ambiente favorável para a lipólise, facilitando então a quebra da gordura e a eliminação do que não irá ser utilizado pelo nosso organismo.

      Novamente, repito que este blog é para leigos, portanto tento usar uma linguagem bem simples, explicando tudo de forma simplificada, para que todos possam entender.

      Excluir
  62. Olá Denise , meu tecido gorduroso beira os 25 meu ideal é 19 oque vc me recomenda ??? Quero fazer a massagem modeladora posso ou não fazer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não tiver nenhuma patologia específica, pode fazer sim!

      Excluir
  63. Olá Denise,tem pouco tempo que terminei meu curso livre de estetica e tenho uma duvida.
    Minha cunhada teve bb a um mês e meio o parto foi normal e ela já quer fazer a modeladora, eu posso fazer sim ou não, se caso a resposta for não me diga a parti de quanto tempo ela pode fazer. Desde já Obrigada!

    ResponderExcluir
  64. Olá Leciane,

    a princípio, se foi parto normal e não houveram complicações no parto, a puérpera já pode realizar as massagens estéticas a partir do 40º dia pós-parto. Porém sempre é indicado conversar com o médico responsável por ela e confirmar a liberação para estes procedimentos.

    ResponderExcluir
  65. Ola!! Sou massoterapeuta e estou no 4º semestre de fisioterapia. Tenho uma cliente que faz drenagem, porém ela ficou tres semanas sem fazer e agora me relatou q sente q ficou flacida depois q começou a fazer massagem. Não soube como explicar a ela se isso é possivel. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      a massagem por si só não gera flacidez. Verifique se ela não teve um emagrecimento muito rápido, o que poderia gerar este sintoma.

      Excluir
  66. meu nome é Jacqueline

    Denise , estou fazendo uma dieta recomendada por um nutricionista. E junto, malho diariamente...
    o probelma é que comcei a pouco tempo, e não vi muito resultado nas terríveis gordurinhas localizadas.
    Quero a barriga lisinha, sem os indesejáveis culotes. Com a masagem modeladora, isso é realmente possível?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline,

      a massagem modeladora ajuda bastante sim nas gordurinhas localizadas...mas continue com a dieta balanceada e atividade física, que são essenciais para potencializar o resultado da massagem!

      Excluir
  67. Denise gostei da sua postagem, más uma coisa eu fiquei com dúvida e que eu não concordo, a massagem modeladora não faz quebra de gordura, porque uma massagem não tem a capacidade de atingir o tecido adiposo a ponto do estímulo ultrapassar a membrana celular capaz de diluir as moléculas de gordura, e você também falou que quando surge hematoma após a massagem modeladora, é porque ultrapassou o tecido adiposo, primeiro a Derme é também vascularizada e é antes do tecido adiposo, portanto a massagem que produz hematoma é porque a pressão simplesmente muito forte que ocasionou a lesão, eu não gostaria de lhe criticar, más explique isso por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      peço que leia alguns comentários e respostas anteriores, onde explico sobre o "quebrar a gordura" como na verdade um favorecimento da lipólise. Em relação à vascularização da derme, você está correta em dizer que ela é vascularizada e está mais superficial à camada de gordura. O que eu quis dizer é que a força necessária para alcançar o tecido adiposo foi ultrapassada, sendo forte ao ponte de romper vasos sanguíneos, que podem sim ser da derme.
      Espero que tenha entendido minhas colocações, como sempre gosto de frisar, não uso linguagem técnica, mas sim a linguagem leiga, tentando explicar da forma mais simples possível para que qualquer um entenda.
      Agradeço o elogio.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, entendi, e respeito a sua profissão e a capacidade que tem.
      Sou grata

      Excluir
    3. Olá Denise, eu gostaria de saber se a massagem modeladora pode facilitar o surgimento de vasinhos?
      Eu conheço algumas pessoas que gosta de receber a drenagem linfática com uma certa pressão, sendo assim pode produzir o mesmo efeito? sendo que o sistema linfático é superficial!
      Desde já agradeço a atenção

      Excluir
    4. Olá,

      Quanto ao surgimento dos vasinhos, acredito que isto só pode ocorrer se a massagem não for bem feita. Uma massagem modeladora bem realizada não irá prejudicar o sistema circulatório.
      Quanto à drenagem mais vigorosa, acredito que não se deva misturar as coisas. A drenagem linfática é uma técnica, e a massagem modeladora é outra. Se a drenagem for feita com uma pressão diferente, de forma a se parecer com uma massagem modeladora, é capaz que tenha os efeitos da modeladora, mas deixou de ser uma drenagem linfática, portanto não terá os benefícios desta técnica.
      Obrigada pela participação!

      Excluir
  68. Olá Denise, eu gostaria de saber se a massagem modeladora, por se uma técnica de manobra muito vigorosa pode facilita o surgimentos de vasinhos na região, eu conheço algumas pessoas que declara ter vasinhos após a massagem, o que você tem a dizer sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      a massagem modeladora bem realizada será feita numa intensidade tal que não trará o surgimento de vasinhos.

      Excluir
  69. Olá
    Denise
    Gostei do seu blog achei bem informativo e de fácil compreensão.
    sou fisio, tbém, mas me formei em 1998 e na época fiz um curso de tratamentos estéticos com a Rosana Montebelo, achei muito bom, por sinal, muita pratica.
    Só que naquela época a drenagem linfática era diferente do que é usado hj, em dia abria todos os gânglios, mas era um tanto quanto vigorosa, mas não causava hematomas. Atendi varias clientes e tive bons resultados tanto na parte de medidas quanto na pele diminuía bastante a celulite.Conseguia ver resultados em 20 sessões, outro dia fui receber uma drenagem linfática foi totalmente diferente e fiz um pacote de carbox e dreno modeladora e percebi que essa dreno modeladora, tem mais haver com a que aprendi a drenagem linfática. Gostaria de saber o que aconteceu? antes não funcionava, por isso que eles mudaram?mas já fiz em um outro lugar, a dreno modeladora e os resultados foram bem menores do que os que eu obtinha na época nas minhas pacientes. Achei só um pouco estranho, talvez a ideia, seja essa mesmo demorar, um pouco mais no tratamento, não sei. Pq na época que me formei não tinha tanto fisioterapeuta, interessado nessa parte de estética. Acho que agora eles até criaram uma grade só para isso.Vc tem ideia pq dessa diferença na drenagem?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a maior mudança seja na oferta, tanto de profissionais, como de serviços.
      A grande quantidade de profissionais leva ao surgimento de muitos cursos de estética (até porque a procura por tratamentos estéticos também aumentou muito com o "culto ao corpo"). Desses cursos (e profissionais), uma parte é de excelente qualidade, porém a maioria não.
      Além disso, o modo como as pessoas hoje são "desesperadas" por soluções rápidas e milagrosas para seus problemas estéticos faz com que as clínicas ofereçam cada vez mais tipos de tratamento, nem todos estes com a eficácia comprovada.
      Porém esta é a minha opinião...
      Obrigada pela participação!

      Excluir
  70. Oi gostaria de saber eu nao tenho muita gordura na regiao do abdomen mas tenho um pouco nas costas qual melhor tratamento para min eu malho e como bem ,essas gordurinhas nao saem so com exercicios tenho 23 anos 1.67 de altura e peso 70 por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      procure fazer atividades físicas aeróbicas para a região do braço (como o cicloergômetro) e massagem modeladora para potencializar os resultados.

      Excluir
  71. Olá Denise,

    Comprei um pacote com massagem modeladora, drenagem linfática, lipogessada e mais umas coisinhas e a esteticista falou que durante o tratamento eu não poderia praticar musculação, somente exercícios aeróbicos. É verdade? e pq?
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani,

      Tanto a drenagem linfática como a massagem modeladora podem sim ser feitas junto com a musculação. Porém o aumento da massa muscular deixa a região mais durinha/grossinha (de uma forma boa, por músculo e não gordura). Se você quiser diminuir o diâmetro dos seus braços ou pernas realmente não é uma boa...neste caso recomendo fazer Pilates, que define sem aumentar a massa muscular. Se este não for o caso, se você quiser fortalecer essas regiões, pode sim fazer a musculação!
      Não conheço a profissional que te disse isso, mas acredito que ela não queira que você ganhe massa muscular para parecer mais que essas regiões "afinaram".
      Entretanto, não sei quais foram os outros tratamentos que você comprou, talvez algum tenha contra-indicação de musculação...neste caso, procure se informar especificamente sobre esses tratamentos.

      Excluir
  72. Denise, eu sou esteticista, trabalho em uma clínica de estética, eu ouvir outra esteticista falar que a cliente que faz, eletroestimulação para fortalecimento muscular não pode realizar a massagem modeladora durante esse tratamento, eu não concordei, eu cheguei a falar que no mesmo dia não pode reduzir o efeito, más em outra sessão sim, o que você diz sobre isso? outra coisa você concorda comigo que a drenagem linfática é lenta, rítmica e superficial? Nesta mesma clinica as massagista faz conforme a cliente pede, com muita pressão e elas realizam fazendo a vontade da cliente, o que você diz a respeito desse assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o fortalecimento muscular terá efeito no músculo, e a massagem modeladora tem efeito sobre a camada lipídica. Portanto, uma não interfere na outra.
      A drenagem linfática é sim lenta, e não pode ser muito intensa, é de certa forma superficial. O profissional deve ser capaz de explicar sobre a drenagem linfática corretamente, dizendo o motivo dela ser mais lenta, não podemos fazer da forma que o cliente quer, senão não podemos impor nosso conhecimento profissional.

      Excluir
  73. Olá Denise,

    Fiz minha primeira sessão de massagem modeladora com o intuito de ajudar na eliminação de gorduras na área da cintura e costas, porém me surpreendeu que a esteticista me disse que não deveria fazer musculação pois a gordura ficaria endurecida e dificultaria o trabalho da massagem. Isso procede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria,
      a musculação não tem o poder de endurecer a gordura, somente irá tonificar a musculatura. Portanto, não interfere no resultado da massagem modeladora.
      Pode fazer sua musculação sem problemas!

      Excluir
  74. Denise tenho o seguinte pacote estetico... faço lipocavitação no abdomen(aparelho)para gordura ... Endermo nas coxas(aparelho) para celulite.... depois modeladora abdomen e coxas (manual) e depois a drenagem... me falaram que a modeladora e drenagem nao podem ser no mesmo dia pois uma corta o efeito da outra... é Verdade??? meu tratamento esta correto??? 1x por semana tenho 53 anos celulite nas coxas e um pouco de gordura abdominal.. faço academia step e ginastica 2x por semana... alguma dica... rsrsrrss obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      realmente o ideal seria intercalar os atendimentos de drenagem e modeladora em dias alternados. Os tratamentos de endermo e lipocavitação podem ser realizados em conjunto com os tratamentos manuais, para potencializar o resultado.

      Excluir
  75. Ola,
    faço massagem estética com drenagem, sinto que no dia da sessão fico agitada e demoro a dormir (faço as 18h e depois ainda vou para academia). é normal isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zelia,
      acredito que esse efeito seja devido à academia, e não à drenagem, pois o efeito da drenagem é de relaxamento.

      Excluir
    2. Eu assino embaixo... dá uma vontade de dormir...

      Excluir
  76. Olá, a massagem modeladora elimina a gordura ou somente a transfere para outra parte do corpo? Faço academia 3 vezes por semana mas tenho acumulo de gordura no abdomem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,

      os movimentos vigorosos da massagem modeladora facilitam que a gordura seja eliminada. Porém para este efeito ser melhor, o ideal é realizar exercícios físicos para utilizar essa gordura que está mais fácil de ser captada.

      Excluir
  77. Denise, ouvi falar muito bem da lipocavitação, mas também ouvi falar horrores, que a mesma pode trazer colesterol, problemas nos rins entre outros, para gordura abdominal, qual seria sua indicação, massagens ou a lipocavitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália,

      pessoalmente, sempre prefiro terapias manuais do que aparelhos, pois é mais natural, portanto menos agressivo ao corpo. Entretanto, se fizer a lipocavitação em um local adequado, com profissionais capacitados, não vejo problema.

      Excluir
  78. Olá sou Antônia, e estou com dúvidas, meu ajuda, tenho celulite mais ou menos grau 2, barriga, e umas gordurinhas a mais, pretendo fazer um tratamento, mais por qual fazer? a drenagem ou a modeladora?
    Obrigada, beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonia,
      o ideal é o profissional fazer uma avaliação sua para ver o que pode ser a causa da sua celulite. Se for excesso de gordura, faça massagem modeladora; e se for por retenção hídrica (inchaço), o ideal é a drenagem.

      Excluir
    2. Bom Dia,
      Denise estou em face de emagrecimento, tenho 1,66 de altura, 20 anos e atualmente estou pesando 69 kg, mas já eliminei 10kg.
      Preciso de sua opinião a mais, para o melhor tratamento.

      Excluir
    3. Bom dia,
      Sem vê-la pessoalmente fica difícil dizer qual o melhor tratamento. O ideal é o profissional fazer uma avaliação sua para ver se há excesso de gordura localizada, retenção hídrica (inchaço), ou algum outro fator, para então te indicar o que é melhor para você.
      Lembrando que atividade física e alimentação balanceada são essenciais para bons resultados!

      Excluir
  79. Olá Denise
    gostei muito do seu texto,aprendi muito com suas informações.Gostaria de saber se eu poço fazer drenagem linfática e em seguida a massagem modeladora?

    ResponderExcluir
  80. olá Denise gostaria de saber como eu sou gordinha e tenho muita celulite e gordura localizada, posso fazer drenagem linfática e em seguida fazer massagem modeladora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivonete,
      você pode sim realizar os dois tratamentos, porém o ideal é que sejam em dias alternados.
      Obrigada!

      Excluir
  81. Ola Denise,
    Sempre fui bem magra, tenho 54 anos estou com flacidez no gluteo e nos braços, ja estou fazendo atividades físicas e comecei a fazer sessoes de massagens modeladoras.
    Nessa altura do campeonato qual seria o melhor pacote corporal... principalmente para os gluteos, a modeladora pode levantar um pouquinho,
    Grata, lap

    ResponderExcluir
  82. Oi Denise
    Obrigada por responder, mas tenho mais uma dúvida.... já que tenho flacidez, a massagem modeladora pode deixar ainda mais flácido?
    grata, lap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com isso, a massagem modeladora não causa flacidez.

      Excluir
  83. Uma única dúvida : quantas vezes por semana eu devo fazer a massagem modeladora ?

    Desde já grata, Nonata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não existe um número de vezes ideal para todos, pois isso depende da quantidade de atividade física que você faz e alimentação. Porém via de regra, recomendo duas vezes por semana.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  84. Olá, Denise!
    Achei super interessante suas dicas, bem como sua postura referente à certos comentários, é agindo com profissionalismo que ganhamos credibilidade. Enfim, sempre tive um "corpaço" mesmo após a maternidade, de 1 ano p/ cá, desestabilizei, e acabei ganhando uns quilinhos a mais, com isso surgiram celulites e estrias. Gostaria de saber se a massagem modeladora tem realmente efeito no combate à celulite no bumbum, melhorando o aspecto ao andar (onde fica visível os furinhos) e na barriga que já está com aquele volume que parece que nunca mais vai diminuir. Entrei em uma reeducação alimentar, e estou praticando Jump 2 vezes na semana. Bjinhos Daniele

    ResponderExcluir
  85. Olá Daniele,
    obrigada pelos seus comentários e elogios!
    Sim, a massagem modeladora pode ajudar a melhorar o aspecto da celulite, e você está no caminho certo: aliar os tratamentos estéticos a atividades físicas e reeducação alimentar só potencializa os resultados!

    ResponderExcluir
  86. Olá Denise, tudo bom?
    Tenho feito massagem modeladora todos os dias há dez dias, na esperança de perder medidas rapidamente. Entretanto, somente perdi 1 cm na cintura, tenho caminhado 1 hora todos os dias, e fiz uma redução em minha alimentação, eu e minha massagista ficamos tristes com o resultado gostaria de saber se continuo fazendo massagem todos os dias ou não. Aguardo sua resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odaly,

      cada corpo tem uma resposta de adaptação diferente, uma velocidade diferente em que os resultados aparecem.

      Acho que fazer massagem modeladora todos os dias é um pouco agressivo demais, além de desnecessário. Gosto de sugerir a 2 a 3 vezes na semana, em dias alternados.

      Não ache que fazer a massagem em excesso irá trazer resultados mirabolantes. Aceite a velocidade de seu corpo.

      Excluir
  87. uma pessoa com as costas com muitas espinhas pode fazer massagem seja qual for???? obrigado.

    ResponderExcluir
  88. Olá,

    a princípio não há nenhuma contraindicação, a não ser que seja muito incômodo para a pessoa.

    ResponderExcluir
  89. oi Denise, irei começar amanhã a modeladora. Já faço musculação e exercícios aeróbicos há algum tempo, bem como mudei para uma alimentação saudável. Já emagreci 11 kg, porém, não consegui acabar com a "pochetinha". Esse seu post foi mto esclarecedor, me animou e me fez decidir. Muito obrigada. Espero que dê certo e eu consiga eliminar essa gordura abdominal chata.

    ResponderExcluir
  90. Olá Denise,

    Faço faculdade de Estética, e estou quase terminando. Vou comecar a trabalhar nesse ramo, mas estou com uma dúvida cruel.
    Tem muitos centro estéticos que fazem a modeladora nas regões que mais encomoda a pessoa e depois drenam o que foi ''quebrado''. Porém axo que a drenagem não elimina gordura pela urina, e sim excesso de líquidos, toxinas, porque quando trabalhamos com a drenagem trabalhamos o sistema imunologico, e temos duas reações: 1 onde os macrófagos ingeren macromoléculas de grande porte( proteinas) gorduras onde ele entra em necrose e são quebradas em particulas e como e sólido e eliminadas nas fezes, e na 2 reação são os linfocitos que ingerem macromoleculas de pequenos portes como toxinas, excesso de liquidos e são eliminadas na urina, me corrija se estiver errada.
    E como na modeladora trabalhamos o sistema circulatório, podemos fazer as duas técnicas na mesma sessão?? e correto afirmar que o que querbramos na modeladora e se drenarmos vão para a urina? creio que podem ir nas fezes, e excesso de liquido na urina e suor.

    Estou com dúvida de como fechar meu pacote de massagens:
    porque estava pensando em 10 sessões de modeladora e drenagem, mas as duas técnicas em dias alternados, e não na mesma sessão, isso incluindo bandagem quente e Ultrassom para me auxiliar nos tratamentos.

    Agora de a cliente optar só por drenagem ou só por modeladora, o preço do pacote sobe? ou fica o mesmo preço?

    Muito Obrigada!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia,

      realmente as técnicas são diferentes, e o ideal é realizá-las em dias alternados.

      A drenagem não elimina a gordura pela urina, ela devolve o excesso de líquido (e juntamente toxinas) para a circulação linfática, e estes serão depois eliminados na urina. A gordura, que é disponibilizada após uma sessão de modeladora, será mais facilmente quebrada e digerida, se convertendo em energia e seu excesso eliminado nas fezes.

      Quanto ao pacote, existem diversas formas de fazer. O que eu faço, e que é mais comum, é ter os valores separados de drenagem linfática e de massagem modeladora, e a opção de um pacote com os dois serviços, sendo um pouco mais barato do que a soma dos dois. Sempre com as técnicas em dias separados.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Excluir
  91. Boa tarde Denise,meu nome é Fabiana,sou universitária,cursando Estética.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta.Você acha que uma força mecânica(massagem modeladora) é capaz de quebrar nódulos de gordura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana,

      Quando digo que um dos objetivos da massagem modeladora é quebrar a gordura localizada, não significa que é a massagem que está diretamente quebrando a gordura, mas sim que esta terapia está favorecendo a lipólise (quebra da gordura). Isto se dá indiretamente por alguns fatores, como aumento da circulação e oxigenação local e aproximação da camada lipídica dos vasos sanguíneos, o que favorece a utilização daquela "porção de gordura" em relação à de outras regiões do corpo. Além disso, molecularmente, a fricção das células gordurosas também facilita a captação destas pelos vasos sanguíneos quando há necessidade de energia (como num exercício físico, muito recomendado após a sessão).

      Lembro novamente que este blog é essencialmente para leigos, então explico tudo de forma simples, sem termos técnicos, para que todos entendam.

      Boa sorte com seu curso!

      Excluir
  92. Bom Dia Denise,

    Você poderia tirar uma dúvida, As massagens podem causar estrias?

    Aguardo sua resposta, amei o texto.
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      as massagens estéticas, quando aplicadas na forma e intensidade adequadas não deveriam causar estrias.
      Se este for o caso, converse com o profissional que te atende, talvez ele esteja usando muita força, ou um movimento no sentido errado.

      Excluir
  93. Olá Denise,
    Gostaria de saber se há algum problema em fazer massagem redutora após 1 ano de eu ter feito uma cirurgia para redução das mamas.
    Obrigada e aguardo um retorno por gentileza.
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,

      após 1 ano, o processo cicatricial já deve estar concluído, portanto, a princípio, não há contraindicação. Entretanto, se você tiver com falha na cicatrização, ou por algum motivo seu médico não liberar, melhor esperar um pouco.
      Na dúvida, consulte o médico que te operou!

      Excluir
    2. Denise, você utiliza ferramentas como a argila e cremes fitoterápicos para intensificarem sua massagem modeladora? E na drenagem você tem clientela masculina?

      Excluir
    3. Olá,

      utilizo somente creme com arnica nas massagens. O público da massagem modeladora que atende é somente feminino.

      Excluir
  94. Boa Tarde!

    Sou magra, mais estou com excesso de gordurinhas, nada muito exagerado, mais são nos flancos e culotes mesmo, acha que a modeladora me ajuda com isso? Já faço academia a 7 meses, estou tentando ganhar massa magra, mais não consigo perder essas gordurinhas de jeito algum. Obrigado desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a massagem modeladora vai ajudar justamente nessas gorduras localizadas, mais difíceis de perder!

      Excluir
  95. Parabéns pelo blog, Denise!
    Estava em dúvida entre massagem modeladora ou drenagem linfática e você esclareceu todas as minhas dúvidas. Sobre os comentários maldosos, abstraia. Em tudo que fazemos ou iremos fazer, sempre terá alguém para criticar. Sucesso!

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde, fiz abdominoplastia a 5 meses,gostaria de saber se posso continuar fazendo massagem modeladora,pois tenho medo de voltar as gorduras,poderia me responder se nao compromete a cirurgia por ser mais agressiva, meu nome e Luciene Maria Fernandes

    ResponderExcluir