quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tipos de pé

Como já foi citado no post sobre fascite plantar, é essencial conhecer nosso tipo de pé e de pisada para prevenção e tratamento adequados para as dores nos pés.

Como o pé é a base de sustentação do corpo, seu desalinhamento pode causar alterações em todas as articulações, como joelhos, quadril e coluna.

Também devemos manter a musculatura dos pés fortalecida e com flexibilidade adequada, evitando cãimbras, fascite plantar, entorses de tornozelo, esporão de calcâneo, entre outras afecções nos pés e pernas.

Além disso, atenção à escolha dos sapatos é muito importante, pois eles podem favorecer ou dificultar um andar correto.

Este foi o tema de hoje do programa Bem-Estar, da Rede Globo, que contou com a participação da doutora em Biomecânica Isabel C.N. Sacco, professora do curso de Fisioterapia da USP (foi minha profesora!), e que foi minha orientadora de monografia e iniciação científica durante a faculdade.




Para ver mais sobre o assunto, acesse a página do Bem Estar:

6 comentários:

  1. Os fabricantes de calçados femininos brasileiros precisam adequar as formas ao pé da brasileira, que é mais largo do que o pé da mulher européia, segundo dizem. As brasileiras estão ficando com pés de bailarinas: deformados.
    Será que os fisioteraupetas conseguiriam convencer os fabricantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine,
      com certeza o biotipo dos brasileiros é muito diferente do biotipo dos americanos e europeus, e isso se aplica também ao formato dos pés.
      Infelizmente, ainda seguimos muito o modelo de países desenvolvidos na fabricação de vestuário, principalmente de calçados; o que pode sim causar uma incompatibilidade da forma dos mesmos com nossos pés, aumentando os riscos de deformidades.
      Para que os fabricantes sejam convencidos de "mudar a forma", são necessários investimentos em pesquisas na área, tanto detectando quais os malefícios da utilização do calçado incorreto quanto para identificar o padrão de pé dos brasileiros.

      Excluir
  2. tenho pronacao bilateral,qual seria o tipo de calcado ideal p mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      para definir o calçado ideal, o correto é realizar uma avaliação completa, de forma estática e também dinâmica. Só assim saberemos o calçado que mais se adequaa seu pé.

      Mas de forma geral, optaria por um calçado flexível, que permita que o pé se movimente mais, fortalecendo assim a musculatura.

      Excluir
  3. detetei que tinha deficiência no meu pé (pronado) ao sentar-me a tocar bateria, porque,depois de 2 minutos a bater o bombo, ficava sem força, para mais. Além do mais tenho essa perna mais comprida que a outra, cerca de 2mm. Que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      diferenças desta magnitude são consideradas pequenas e não vejo necessidade de palmilha. Sugiro que faça uma avaliação postural por fotogrametria, para avaliar quais as consequências desta diferença. Com o resultado, são prescritos exercícios específicos na fisioterapia. mas para isso, consulte fisioterapeuta especialista em biomecânica.

      Excluir