sexta-feira, 8 de março de 2013

Pé pronado e supinado: saiba mais sobre a sua pisada!

Os movimentos do nosso corpo são fortemente interligados, e no esporte esta relação é ainda maior. Se mudarmos a forma como apoiamos o pé, por exemplo, todas as estruturas que estão acima dele também estarão em uma posição diferente, já que mudamos a base de apoio destas estruturas. 

Imagine então o que pode acontecer com os segmentos do corpo se, quando andarmos ou corrermos, pisarmos errado? 

Primeiramente, entenda como ocorre a marcha normal: ao darmos um passo, o calcanhar é o primeiro a encostar-se ao solo, e depois ocorre a extensão do tornozelo, até que o pé todo fique apoiado. Quem controla este movimento são os músculos anteriores da perna (como o músculo tibial anterior). O pé toca o solo em supinação, e conforme vai se ajustando ao terreno, faz o movimento de pronação do pé. A fase de médio-apoio, que vai do apoio do pé até a saída do calcanhar do solo, é quando passamos o peso para a frente, e o pé volta para a supinação. Neste momento, o tornozelo fez sua máxima flexão, porém de forma controlada pelos músculos da panturrilha, como o músculo gastrocnêmio. Por fim, vem a propulsão, fase na qual o pé serve de alavanca para empurrar o solo, até que os dedos também saiam do chão e entrem na fase de oscilação ou balanço, quando o pé está totalmente sem apoio. 



Agora vamos conhecer algumas alterações comuns na marcha e corrida, as chamadas marchas patológicas: 

Alterações na pronação

Quem tem este tipo de pisada costuma gastar antes a parte de dentro dos sapatos.

Quando o pé permanece mais tempo na posição pronada (não volta a supinar após o médio-apoio), temos uma propulsão menos eficiente, já que o pé pronado é menos estável. É como se estivéssemos caminhando na areia, onde temos uma superfície instável e nosso pé afunda. Desta forma, precisamos fazer muito mais força para andar. 

Esta condição é muito comum em pessoas com diminuição da flexibilidade dos músculos da panturrilha, pessoas com antepé varo ou pé plano e pessoas com diferença no comprimento das duas pernas (a mais comprida tende a ficar pronada). 

Alterações na supinação
O pé supinado é menos comum que o pé pronado, mas pode acontecer em pessoas com antepé valgo. O pé que se mantém supinado fica mais susceptível a entorses em inversão, aumentando o risco de supinar ainda mais o pé após esta lesão, criando um ciclo vicioso de supinação excessiva e entorses do tornozelo.

Nestes casos, a área mais desgastada nos tênis é a lateral.

Clique aqui e saiba mais sobre os tipos de pé.

Preste atenção:

Hoje em dia o mercado dos calçados esportivos oferece uma enorme variedade de tênis que prometem corrigir a sua pisada. Porém o teste da pisada deve ser aplicado por fisioterapeutas, ou outro profissional com estudo na área de biomecânica da marcha.

Clique aqui para saber mais sobre o teste da pisada.


Leia também: 


19 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao comentário anterior, só mais uma observação; Eu tenho, realmente, o pé da perna mais comprida (10mm) ligeiramente cavo ou Pronada, mas gasto o calçado, mais para o lado de fora.

    ResponderExcluir
  3. Meu pé é supinado, meu joelho levente varo, cerca de 0,5cm. Sou corredor de rua amador há 2 anos e ultimamente o pé esquerdo vem apresentando formigamento no inicio, durante e final da corrida. Sempre usei a mesma marca, modelo... o que pode está acontecendo com meu pé???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      pode ser um neuroma, uma compressão nervosa, entre outras coisas.
      Na dúvida, sugiro consultar um médico ortopedista ou neurologista.

      Excluir
  4. Olá... Desde que minha bebé nasceu sinto dores terríveis no calcanhar e caminhar está mais difícil outro dia achei até q estava com joanete tava doendo esse osso do dedão do pé... Será pronação que agravou com o peso da gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosilene,
      na gestação é bem comum sim o aumento da pronação pelo aumento do peso. Sugiro avaliação da pisada com fisioterapeuta. Se for isso, o ideal seria realizar o fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés para melhorar o posicionamento do arco plantar.

      Excluir
  5. Olá Denise boa noite! Fico no trabalho muito tempo em pé e por isso sinto muitas dores nas duas pernas( canelas) não tenho problemas de circulação,será que tenho algum problema nas pisadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      é possível que tenha sim um desvio postural ou da pisada que ocasiona essa dor, ou ainda uma falta de preparo físico adequado. Nos dois casos, sgiro que realize fisioterapia funcional.

      Excluir
  6. Boa noite gostaria de saber se devo parar com a prática de atividades físicas, a dois meses comecei a sentir dores cada vez mais fortes no joelho tudo começou quando comecei a correr quilometragens maiores, prático crossfit três vezes por semana e corro três vezes por semana.Foi diagnosticado SÍNDROME FEMUR PATELAR, meu ortopedista não proibiu a prática de atividades físicas, pediu 10 seções de fisioterapia ou q procurasse um profissional d educação física para fortalecimento muscular grupo medial. Gostaria de saber que profissional procurar??? e se devo suspender os exercícios???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      pelo que você está descrevendo, é possível que esteja fazendo uma carga muito alta de exercícios, sem a preparação correta para isso.

      Você é de São Paulo? Em nossa clínica fazemos este tipo de preparação de base para atletas (profissionais ou amadores), fazendo fortalecimento e alinhamento adequados para a prática esportiva. Tambem fazemos a fisioterapia convencional para síndrome fêmoro-patelar. Se tiver interesse, entre em contato conosco pelos telefones (11) 99793-5328 ou 98966-3883. Att,

      Excluir
  7. Tenho 15 anos e meu pé e meu joelho é para dentro tem como consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe fisioterapia para isto! O ideal é fazer uma avaliação postural completa para então iniciar a fisioterapia com os exercícios adequados para o seu caso. Se tiver interesse, entre em contato conosco pelos telefones (11) 99793-5328 ou 98966-3883. Att,

      Excluir
  8. Ola denise,eu tenho o pe pronada, e sinto fortes dores, ja fui em 2 médicos 1 falou que era pra eu fazer a cirurgia e outro não, que nao era necessário pois eu tinha um equilíbrio melhor, estou com 15 anos vou fazer 16, oq eu faço pra melhorar essa dores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      é claro que não tenho como dar uma opinião 100% certeira sem avaliar você pessoalmente, mas de forma geral, não indico cirurgia para esses casos. Indico o tratamento com fisioterapia especializada em postura e biomecânica. Você é jovem, consegue alta taxa de melhora com tratamento conservador. Cirurgia nesse caso é muito agressiva, e não é garantia de melhora.

      Excluir
  9. Olá, bom dia. .. eu tenho uma pisada supinada, em alguns dias eu sinto dores muito fortes nas minhas tíbias, existe algum exercício para amenizar essa pisada (é bem acentuada) ou somente calçados. .. e com relação à dor? O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      o exercício com certeza é muito mais efetivo para melhora da pisada e das dores também. O calçado é apenas um aliado, mas não vai resolver o seu caso.

      Os exercícios indicados são específicos para melhorar a mobilidade e estabilidade de pé e tornozelo, mas devem ser indicados caso a caso, após avaliação.

      A dor pode ser devido a alteração da pisada, pois pisando dessa forma alguns músculos não são ativados corretamente e outros ficam sobrecarregados para suprir a falta dos que não estão trabalhando normalmente.

      Excluir
  10. Ola tenho 20 anos , e tenho joelho varo q é em forma de cowboy , e pé com hiperpronacao , gostaria de saber se é possivel a correcao dos mesmos com fisioterapia ? E qual especialista devo procurar pra avaliacao , fisioterapeuta ou ortopedista? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Larissa,

      a fisioterapia pode te ajudar a reposicionar melhor pés e joelhos.

      Procure um fisioterapeuta funcional. Se for de SP recomendo os profissionais da clínica ZUZ - Fisioterapia e Pilates

      Excluir