Postura

Avaliação Postural

A postura é definida pela posição dos segmentos do nosso corpo em relação ao espaço e em relação à linha de gravidade, em um determinado momento. Desta forma, vemos que a postura se altera constantemente, e não é apenas estática, mas sim dinâmica, ou seja: depende de movimentos adequados do nosso corpo.
Uma postura ideal é aquela em que há maior eficiência fisiológica e biomecânica, com diminuição da sobrecarga no sistema musculoesquelético, e otimizando nossos movimentos.
A AVALIAÇÃO POSTURAL é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares de cada indivíduo, e é amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física, visando detectar e prevenir dores e lesões.
Uma avaliação postural convencional é realizada através da observação clínica, e nos fornece dados globais e subjetivos, que dependem muito da capacidade de interpretação de cada profissional.
Já a AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA é uma avaliação mais detalhada, que permite diagnosticar precisamente as alterações da postura para cada articulação, com dados quantitativos. É realizada por meio do registro de fotografias do indivíduo em diversos planos e posturas, e determina a posição relativa dos pontos anatômicos, simetria corporal e ângulos articulares, comparando-os com valores-padrão.


Vantagens:

- Medidas objetivas, quantitativas;
- Comparação da postura antes, durante e após o tratamento;
- Comparação com o padrão de referência;
- É rápida, simples e de fácil entendimento.

Realinhamento postural


Ter uma boa postura é fundamental! Não somente pelo fator estético, mas também porque promove uma melhora do estado global de saúde e bem estar.
Uma postura incorreta pode interferir na performance muscular, além de causar dores musculares e nas articulações.
Uma vez detectada uma disfunção postural, oferecemos tratamento com fisioterapeuta, baseado em manobras de liberação e reposicionamento muscular e articular, associados a exercícios de estabilização do sistema musculoesquelético e fortalecimento muscular.


Benefícios de uma postura correta:

- maior eficiência fisiológica e biomecânica;
- diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações;
- melhor rendimento na atividade física;
- otimização do fortalecimento muscular;
- otimização da lipólise (quebra de gordura);
- prevenção de dores e lesões;
- melhor qualidade de vida;
            - é rápida, simples e de fácil entendimento.