terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia da Deficiência Física e Dia do Atletismo


Hoje, dia 11 de outubro, é o Dia do Deficiente Físico. Como amanhã é o Dia do Atletismo, vou postar um texto da minha colega, educadora física, Nívia Junqueira que une esses dois temas: Deficiência Física e Atletismo:

"Dia 12 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, dia das Crianças e também o dia do Atletismo. Essa modalidade é a mais antiga forma de praticar esporte (776 a. C.), pois envolve os movimentos básicos do ser humano: caminhar, correr, saltar e arremessar. Por isso, podemos afirmar que o atletismo está inserido em praticamente todos os esportes, como futebol, basquete, vôlei, handebol, entre outros.


Apesar dos movimentos de saltos e arremessos fazerem parte dessa modalidade esportiva, a palavra atletismo logo nos faz pensar em corrida. Isso porque ela abrange um maior público, principalmente nos dias atuais, com o boom das corridas de rua. Também nos lembramos de atletas famosos que nos faz vibrar quando novos recordes são batidos, como Usain Bolt.

Porém, poucos associam o atletismo com o esporte paraolímpico. Mas, saiba que mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência podem praticar esportes. As provas são realizadas conforme a deficiência dos competidores e seguem regras de adaptação impostas pela Federação Internacional de Atletismo, como uso de próteses, cadeiras de rodas e guias, que não devem oferecer vantagens sobre outros competidores.

Em Atenas, no ano de 2004, o atletismo brasileiro mostrou sua força com 16 medalhas no total, sendo cinco de ouro. Nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) o Brasil terminou em primeiro lugar geral, com 25 medalhas de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, totalizando 73 medalhas na modalidade.

Em 2008, nossos atletas paraolímpicos se saíram melhor que os atletas olímpicos. Os atletas paraolímpicos conquistaram 16 medalhas de ouro, 14 pratas e 17 de bronze. Enquanto os outros atletas saíram de Pequim com 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes.

No Mundial Paraolímpico de Atletismo desse ano, dos 25 atletas que foram representar nosso país, 17 subiram ao pódio e o Brasil terminou a competição em 3º lugar, além disso, dois terços dos nossos atletas paraolímpicos estão entre os três primeiros do mundo, segundo o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

O Brasil é hoje uma das potências do esporte adaptado no mundo e no campo do atletismo nossos principais atletas são: Lucas Prado, o meio-fundista Odair Santos, Terezinha Guilhermina, Jonathan Santos e Shirlene Coelho. Graças aos excelentes resultados o Governo passou a investir mais no esporte paraolímpico, repassando 1,3 milhão de reais ao CPB e em junho desse ano recebeu mais R$ 6.343.497,00 para aplicar em projetos de natação, hipismo adaptado, atletismo, futebol de 5 e judô para cegos.
 
Muito dificilmente você ligará a TV e verá alguma prova de deficientes físicos. Mas como você pôde ver, elas estão aí e nossos atletas fazem bonito no mundo todo. Parabéns a todos os atletas brasileiros de Atletismo, principalmente os Paraolímpicos pelos excelentes resultados e pela lição de vida deixada a todos nós!"


Fonte: Fabio Medina Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário