sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você não pode controlar sua postura

Hoje disponibilizo aqui um texto retirado e traduzido livremente por mim do site “The Art of Fitness”, escrito por um personal trainer e massoterapeuta: 

“O corpo humano é inspirador. É capaz de se mover com velocidade, força, agilidade, resistência e graça – numa surpreendente variedade de amplitudes de movimentos. É capaz também de se adaptar às demandas que lhe são colocadas. Infelizmente, a maioria de nós já não se move da maneira que nosso corpo foi projetado para se mover. Nós não somos treinados para isto. Os graus de treinamento que já formaram o Corpo Humana já não existem mais. O que nós temos como alternativa são carros, sofás, computadores e cadeiras ergonômicas. Esses são nossos novos “graus de treinamento” e nosso corpo se adaptou bem a eles. Para muitos, se adaptou muito bem. 

Neste treino nós sentamos por longas horas cada dia. Nós não utilizamos movimentos que demandem do nosso sistema postural como deveriam demandar. Ao longo do tempo, estes músculos ficam fracos, Eles atrofiam. Eles adormecem e param de funcionar. Eles não providenciam mais a estabilização necessária que é tão importante para o movimento. Com o tempo, nosso corpo se adapta a esse novo ambiente e desenvolve maus hábitos. O melhor exemplo é o recrutamento de músculos de movimento para prover estabilidade. Vejamos a analogia de dirigir o seu carro com o freio e o acelerador pressionados ao mesmo tempo. Quão bem seu carro irá se mover? Não tão bem. Dirigir desta forma é extremamente prejudicial ao carro. O mesmo é verdade para o seu corpo. A dor que você sente no corpo é a luz indicando “pare de dirigir e visite um mecânico”. O mecânico nesse caso seria um mecânico do corpo, como um massagista, um preparador físico ou um fisioterapeuta. Eu recomendo alguém que tenha conhecimentos avançados e experiência com o sistema miofascial e como ele se relaciona com a dor. 

Antes que você se sente numa postura ereta ou intencionalmente mantenha seu corpo “numa postura correta”, você precisa reensinar seu corpo a se estabilizar, mas como isso é feito? Você já deve ter ouvido a frase “sente-se ereto e empurre seus ombros para trás”. Para a maioria de nós, esta é a deixa para uma boa postura. Há algo inerentemente errado com este método, que é o falso conceito de que nós temos controle consciente da nossa postura, mas na verdade nós não temos. 

Controle postural

Você não tem controle consciente de seus músculos posturais. Os músculos posturais são controlados por uma parte de seu sistema subconsciente. Se você tivesse controle consciente sobre sua postura, seria impossível fazer qualquer outra coisa. Por exemplo, enquanto você lê este texto, você provavelmente não está pensando conscientemente sobre manter sua cabeça acima do peito, ou sobre manter seu corpo sem cair no chão. 

A razão para isto é que você não precisa fazer isto. Seu sistema nervoso faz o trabalho de manter sua postura naturalmente – sem que você sequer pense nela. 

Independentemente desta habilidade natural, nós fomos ensinados a pensar ou ficarmos atentos à nossa postura. Nos disseram para erguer a cabeça, manter nossos ombros para trás e para baixo, e nosso abdômen para dentro. Mas visto que nós não temos controle consciente de nossos músculos posturais, o ato de conscientemente recrutarmos músculos para manter nossa postura ativa a musculatura de movimento, sobre a qual temos controle voluntário. Ao longo do tempo, esses músculos de movimento ficam neurologicamente treinados para funcionar como estabilizadores posturais. E eles não são projetados para isso. Como nossos músculos de movimento são reprogramados para estabilizar a postura, eles se tornam menos eficientes para produzir os movimentos. Enquanto isso tudo ocorre, os nossos músculos posturais permanecem inativados. O resultado disto é perda significativa da amplitude de movimento, o que leva a disfunção, dor e lesão... 

Comparado com 5 ou 10 anos atrás, quão bem você consegue abrir totalmente seus braços e peito, alcançar as mãos atrás das costas como para coçar as escápulas com as duas mãos, ou curvar-se sobre a cintura para alcançar os dedos dos pés? 

Alterações na habilidade de realizar movimentos é outro indicador que sua luz está sinalizando...Visite o mecânico.


Veja também: 

2 comentários:

  1. Gostaria de saber poqe as veses faz a modeladora e incha um pouco ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriele,

      se a técnica da massagem for aplicada corretamente, ela não deveria causar inchaço. Inchaço é sinal de inflamação e inflamação é sinal de que algo está errado. Quando isto ocorre, é provável que a modeladora tenha sido feita com mais força que o necessário, causando uma reação adversa no seu corpo.

      Para mais informações, sugiro que leia nosso texto sobre o assunto neste link:
      http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/2011/09/mitos-e-verdades-sobre-massagem.html

      Excluir