terça-feira, 12 de julho de 2011

Alongar ou aquecer?


Antes de iniciar uma atividade física, uma dúvida muito comum é: devo alongar ou aquecer?


Quando realizamos o alongamento muscular (manter o músculo em posição de estiramento, por no mínimo 20 segundos), os fusos musculares - estruturas responsáveis pela regulação da tensão muscular e pela propriocepção - ficam estirados, diminuindo a sua sensibilidade. Com sua capacidade de perceber a tensão, o comprimento muscular e a velocidade de alongamento/estiramento do músculo alterada, o atleta fica mais sujeito a lesões como entorses e distensões. Por este motivo, é recomendado somente o aquecimento antes da prática esportiva.



Este aquecimento pode ser feito utilizando-se os mesmos movimentos utilizados durante o treino, porém em menor intensidade e velocidade, os quais podem ser aumentados aos poucos, fazendo a transição aquecimento-treino. Após o treino recomenda-se alongamento leve (sem chegar ao limite do indivíduo), somente como forma de prevenir dores musculares.

Já o alongamento máximo, com objetivo de ganho de flexibilidade, deve ser realizado em dias alternados com o treino esportivo. Um músculo com boa flexibilidade é muito importante na prática esportiva, pois consegue ativar-se melhor, em diferentes amplitudes de movimento necessárias ao esporte, prevenindo as distensões musculares.

2 comentários:

  1. Olá, Respeito o comentário e a profissional mas acho muita pretensão querer por um ponto final no assunto dessa forma com apenas 190 palavras ... discordo que o fuso, quando estirado, tem sua sensibilidade diminuída, penso que o oposto seria o correto, já que ele serve pra detectar tensão e concordo com alongamento antes da atividade física antes do "jogo" mas depois de um aquecimento. Esse assunto é altamente discutível e proponho que outros fisioterapeutas se envolvam nele.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos,
    é claro que este post é uma opinião minha, já que este assunto é muito discutido, e não existe um consenso final. Porém, apesar de não colocar referências aqui - já que o objetivo do site não é ser um artigo científico-acadêmico, ma sim um portal informativo para o público em geral - este opinião é baseada em diversos artigos científicos publicados em importantes jornais da área, além da experiência de diversos profissionais. Quanto aos fusos musculares, eles detectam o estiramento e enviam potenciais de ação que "avisam" o córtex que está ocorrendo estiramento. Porém, como ocorre em todo o sistema nervoso central, existe o fenômeno de adaptação, no qual estímulos constantes vão sendo considerados "normais" e deixam de ser sinalizados para o córtex. Além disso, os fusos detectam alterações no tamanho da fibra, mas quando já estão muito estirados, diminuem sua sensibilidade. É claro que não pretendo concluir este assunto em 190 palavras, pois isto é tema para livros inteiros, porém tento aqui dar informações e dicas de forma simplificada ao público em geral. Se quiser, entre em contato e lhe envio referências sobre o tema.

    ResponderExcluir