segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Afinal, o que é Pilates?


Hoje em dia, no Brasil e no mundo, só se ouve falar de Pilates! Esta técnica de exercícios físicos que virou febre e existem muitos estúdios de Pilates espalhados por aí... 

Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é o Pilates! 

O Pilates é uma técnica de treinamento corporal que envolve flexibilidade, força, resistência muscular, concentração, alinhamento postural, controle da respiração e equilíbrio. 

É indicado tanto para pessoas que já tem um bom condicionamento físico, como para aquelas que estão iniciando uma atividade física agora, além de poder ser utilizado como preparação para outros esportes e até mesmo para a reabilitação física. 


O Pilates deve ser praticado na presença de um instrutor habilitado, que tenha formação na técnica do Pilates. Para um melhor aproveitamento, as aulas devem ser individuais ou com no máximo dois alunos, pois assim seu instrutor poderá avaliar melhor suas necessidades, e o modo como você faz os exercícios, evitando compensações musculares e posturas indesejadas. Só assim podemos garantir que você execute os movimentos da maneira correta e prevenir lesões! 

Todos os exercícios do Pilates combinam os movimentos do corpo com o controle da respiração. Assim, são trabalhadas a musculatura profunda do abdômen e das costas, facilitando o equilíbrio e o alinhamento da postura. São feitos exercícios de poucas repetições e com baixo impacto.

Os princípios do Pilates são respiração, concentração, alinhamento postural, controle, fluidez, precisão e centralização da força. Todos eles devem ser lembrados durante a execução dos exercícios, pois são essenciais para garantir que os resultados esperados, e o mais importante, reduzindo os riscos de lesão.

A maioria dos equipamentos do Pilates utilizam molas, que podem tornar um exercício mais fácil ou mais difícil, de acordo com o objetivo estipulado. Outros tem uma conformação que ajuda a moldar sua coluna, garantindo que as curvaturas vertebrais estejam preservadas. Existe ainda o Mat Pilates (Pilates de solo), que não necessita de nenhum aparelho especial, mas mantém a mesma qualidade e princípios do Pilates Studio.

Também podem ser usados outros acessórios, como bola terapêutica, elásticos e rolos, que ajudam a estimular a contração muscular e fazem o movimento ser mais harmonioso e controlado. 

Saiba aproveitar os benefícios do Pilates! Venha praticar você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário