quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cãimbras

É muito comum, após alguma atividade física que não estamos acostumados, sentirmos cãimbras. Mas você sabe o que é a cãimbra? E como preveni-lá?


A cãimbra é uma contração muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia e/ou hipopotassemia (baixo teor de cálcio e potássio no sangue, respectivamente) ou por baixa oxigenação. 

Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, falta energia suficiente para relaxá-lo, e o músculo entra em contração prolongada.

Quando não chega oxigênio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia precisa ser gerada de forma anaeróbia, por meio de um processo que libera ácido lático. O ácido lático em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.

O que fazer se você já estiver com cãimbra? O ideal é fazer o movimento contrário ao espasmo muscular, ou seja: alongue o músculo que estiver doendo. Se a cãimbra está "puxando" uma articulação para a flexão, alongue em extensão e vice-versa.

Mas sempre é melhor prevenir do que remediar, não é? Uma forma de prevenir as cãimbras é melhorar a capacidade de oxigenação muscular durante uma atividade física; e a melhor maneira de resolver isto é aumentando o seu condicionamento físico. A prática de exercícios regulares supervisionados é a melhor forma de garantir um bom funcionamento do sistema musculoesquelético e se livrar das cãimbras.

É claro que em situações de deficiência crônica de cálcio e potássio (diagnosticadas por exame de sangue), comer alimentos ricos nesses nutrientes, como derivados de leite e banana ajudam....mas a atividade física é o melhor remédio!

3 comentários:

  1. raquellima_90@hotmail.com24 de fevereiro de 2012 17:13

    Muito boa à explicação. Simples e bem objetiva. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Faça sempre alongamento antes e depois das atividades físicas. Uma auto massagem nos músculos mais usados também é ótima, e aumenta a recuperação do atleta.
    O melão também é ótimo para essa questão.

    Parabéns Denise pelo seu blog e todas as matérias.

    Abraço à todos.

    Obs: Feliz dia internacional das mulheres, agora dia 8/3/12

    ResponderExcluir
  3. obrigada Raquel e Fabio! Fiquem sempre a vontade para ler e comentar!

    ResponderExcluir