quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Síndrome da Carteira (e ciatalgia)

Muita gente se queixa de dor no ciático...mas você sabe o que é o ciático?



O ciático (também conhecido como nervo isquiático) é um nervo que sai da região lombar e desce posteriormente pela perna até o pé, sendo assim o nervo mais importante do membro inferior. É também o mais longo nervo do corpo humano.
O ciático é muito conhecido, já que muita gente sofre de ciatalgia, e esta pode ser por diversas causas: distúrbios da coluna como  hérnia de disco, estenose do canal medular, degeneração dos discos vertebrais e  espondilolistese; inflamação do próprio nervo; ou ainda a compressão do mesmo.

Esta compressão pode ocorrer devido à tensão no músculo piriforme, que tem origem no sacro e se insere no fêmur. 
Na maioria das pessoas, o nervo ciático passa logo abaixo do piriforme, mas em alguns casos, o nervo pode passar por dentro músculo, sendo mais facilmente comprimido e gerando muita dor.

Um fato curioso é a chamada "Síndrome da Carteira". Mais comum em homens, já que estes costumam deixar a carteira no bolso de trás, a síndrome é causada pela compressão do nervo ciático pela carteira na hora em que a pessoa se senta em cima dela.
O ideal para casos de dor ciática é descobrir a verdadeira causa da dor, pois como descrito acima, suas origens podem ser muito variadas, e portanto, tratadas de forma diferenciada.

6 comentários:

  1. Sempre tire a carteira do bolso de trás quando for sentar, assim não comprime o nervo ciático e também evita de ficar com um lado da cintura mais alto que o outro. ;)

    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.Gostaria de trocar uma idéia sobre o tempo de tratamento de pacientes que possuem protusão discal, uma vez que possuo vários pacientes que possuem momentos de melhora do quadro, mas voltam com as mesmas queixas álgicas antes mesmo de finalizar o tratamento.robertaost390@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que neste caso fica mais correto falar em síndrome do piriforme, ao invés de de ciatalgia!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilany,

      usei o termo ciatalgia pois ele designa "dor do nervo ciático", sendo assim, estou falando no texto sobre um sintoma, e não sobre um diagnóstico. Esta dor pode ter diversas causas (essas sim seriam os diagnósticos), como citado no texto, sendo uma delas a compressão do nervo pelo músculo piriforme (síndrome do piriforme).

      Porém esta é apenas uma delas. Outras causas da ciatalgia podem ser encontradas no texto.

      Excluir
  4. Estou com dor no piriforme quando fico 20 minutos sentados começa uma dor intensa no gluteos direito como curar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      você me passou o sintoma, porém podem haver diversas causas diferentes para esta dor. Você precisa fazer avaliação fisioterapêutica, somente assim teremos o diagnóstico funcional da tua dor e saberemos qual a melhor técnica de tratamento.

      Caso seja uma dor por tensão muscular, sugiro que ole este tratamento: https://www.zuzfisiopilates.com/dry-needling

      Excluir