quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vôlei sentado


O vôlei brasileiro foi muito bem sucedido nestas Olimpíadas de Londres. Em quadra, a seleção feminina ganhou medalha de ouro e a masculina, prata. No vôlei de prata, a dupla Alison e Emanuel nos trouxe uma medalha de prata, e o bronze veio pela dupla Juliana e Larissa.

Desta forma, o vôlei passou a vela no ranking de medalhas totais do Brasil em Olimpíadas. Ao todo, o vôlei já trouxe 20 medalhas olímpicas para o Brasil, seguido pelo judô, com 19 medalhas; e a vela, com 17.

Entretanto, existe uma terceira modalidade de vôlei: o VÔLEI SENTADO, praticado somente por atletas com alguma deficiência.



O vôlei sentado surgiu em 1956, na Holanda, a partir da fusão do voleibol convencional e o sitzbal, (esporte alemão jogado sem rede, praticado por pessoas com mobilidade limitada que jogam sentadas). Nesta modalidade podem competir pessoas com diferentes tipos de deficiência: amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. 

O vôlei sentado foi incluído nos Jogos Paraolímpicos em 1980. O Brasil estreou nesta modalidade nas Paraolimpíadas de Beijing em 2008. Existem seleções masculinas e femininas.

Além de estarem sentados ao invés de em pé, existem algumas outras diferenças do vôlei sentado em relação ao convencional: 

- a quadra é menor, medindo 10x6m; e a altura da rede também é inferior (1,15m do solo no masculino e 1,05m para o feminino)

- no voleibol paralímpico o saque pode ser bloqueado

- é permitido o contato das pernas de jogadores de um time com os do outro, porém as mesmas não podem atrapalhar o jogo do adversário

- o contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.

As semelhanças estão no número de sets e pontos por set (cada jogo é decidido em melhor de cinco sets, vencendo o time que marcar 25 pontos no set. Em caso de empate, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Há ainda o tie breakde 15 pontos).

Vamos então torcer para que nossa seleção de vôlei sentado traga tantas medalhas como no vôlei "convencional".




Veja também outros esportes paraolímpicos:




Para receber informações sobre os outros esportes durante os Jogos Paraolímpicos, cadastre seu email no nosso site (ao lado direito da tela) ou curta nossa fan page no Facebook: www.facebook.com/fisioterapia.denisepripas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário