quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bursite de quadril

Se você sente dor na região lateral do quadril, provavelmente já ouviu dizer que é bursite. Mas você sabe o que é isso?



Temos no nosso corpo diversas proeminências ósseas (locais onde o osso é mais saltado). para evitar que estas proeminências tenham atrito excessivo com os tendões e músculos próximos a elas, existem pequenas bolsas de fluido chamadas bursas. As bursas estão presentes em praticamente todos os segmentos de nosso corpo, porém entre as mais "conhecidas" (entenda-se: as que provocam maiores problemas) são a subacromial (do ombro) e a trocantérica (uma das bursas muitas do quadril).

A bursite trocantérica - ou bursite do quadril - é um processo inflamatório da bursa que recobre o trocânter maior (osso proeminente na lateral do quadril). Está geralmente associado a inflamações de músculos que passam ou se inserem no trocânter, como o músculo tensor da fáscia lata e o glúteo médio.



Os primeiros sintomas são dor aguda e intensa na região lateral do quadril, como pontada ou queimação, que pode irradiar para a parte posterior e inferior da coxa. Pode ser desencadeada por um trauma direto na bacia (como cair sobre o quadril ou bater a lateral da coxa na quina de uma mesa), ou então após longos períodos em pé, caminhando ou subindo e descendo escadas. Também é comum após acordar, se a pessoa tiver dormido sobre este quadril, e ao cruzar uma perna sobre a outra (como fazemos para sentar na posição de índio ou para amarrar o tênis). Quando se torna crônica, a dor passa a ser mais difusa porém mais forte.





Apesar do trauma direto ser uma das causas, é mais comum que ocorra por uso excessivo da musculatura da região, que fica sobrecarregada. Esta sobrecarga é ainda pior quando há um desalinhamento postural, pois este causa um desequilíbrio muscular, forçando mais alguns músculos e gerando a inflamação do local.

Desta forma, pessoas que tenham alterações posturais como escoliose, diferença no comprimento das pernas ou alteração da pisada estão mais propensas a desenvolver a bursite trocantérica.


Outros fatores de risco para desenvolver a doença são artrite reumatoide, prótese de quadril e presença de osteófitos (acúmulo de cálcio) na região.

O tratamento a curto prazo deve focar a redução do processo inflamatório, com compressas de gelo por 20 minutos a cada 2 horas, anti-inflamatórios e repouso, evitando as posições e movimentos que aumentam o atrito no quadril.

Este tratamento inicial irá curar o sintoma (dor, inflamação), mas não irá tratar a causa, que é o desalinhamento da postura ou o desequilíbrio muscular. Portanto, se a longo prazo estes fatores não forem tratados, a dor e a inflamação voltarão.

Sendo assim, após a resolução do processo inflamatório, o ideal é procurar um fisioterapeuta que te avalie como um todo, identifique suas alterações posturais e seus desequilíbrios musculares. Após esta meticulosa avaliação ele poderá tratar - por meio de exercícios, manipulações, bandagens, entre outras técnicas - a causa da sua sobrecarga, permitindo que você volte a desempenhar suas atividades diárias e esportivas normalmente!



15 comentários:

  1. E se o fisioterapeuta avaliar, e tratar o paciente com as técnicas descritas, mas o paciente mantém queixas e apresenta um processo inflamatório, o que faz o fisioterapeuta mais ?

    ResponderExcluir
  2. Se os sintomas persistirem após o tratamento conservador, é provável que haja calcificação na região da bursa. Desra forma, o local pode se manter em constante atrito e inflamação. Nestes casos, existe o procedimento cirúrgico para a retirada da bursa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se bursite é uma deficiência física, e se sim, como posso provar que é defendida pelas leis de deficiência física?
    Grato

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual o nome do teste especifico para avaliar a bursite trocanterica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe nenhum teste específico para bursite trocantérica. O diagnóstico é feito a partir do exame físico e histórico do paciente. É comum que a pessoa com bursite sinta dor à palpação do trocânter, e muitas vezes ao fazer flexão de quadril com rotação interna ou externa, abdução e adução.

      Os exames de imagem ajudam a compor o diagnóstico, mas geralmente evidenciam somente um processo inflamatório na região, o que também pode ser resultado de lesões musculares e tendíneas associadas.

      Excluir
  5. Tenho bursite nos 2 quadris ,fiz 48 sessões de fisioterapia ea dor continua ,que devo fazer .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá neida,

      após esta quantidade de sessões você já deveria ver uma melhora importante. Sua fisioterapia é só analgesia (ultrassom, TENS - o aparelho de choquinho- etc) ou fazem exercícios também. Os exercícios são só para o quadril ou são globais?

      Sugiro procurar outro profissional, pois este não parece estar fazendo uma terapia adequada.

      Excluir
  6. Olá! Fui diagnosticada com pubalgia e tenossinovite dos glúteos e mesmo não constando na ressonância o medico disse q tenho Bursite no quadril. Estou a 7 meses c dores no quadril mas q so pioram msm fazendo fisioterapia e de 1 mes p ca tenho sentindo dores por td a perna e tenho ficado preocupada. Essa dor na perna seria pela Bursite?

    ResponderExcluir
  7. Olá Rejane,

    a dor da bursite costume ser localizada na lateral dos quadris. Dor que irradia para a perna toda deve ser investigada para excluir outras patologias como hérnia de disco ou compressão do ciático.
    Converse com seu fisioterapeuta sobre essas dores, mas se a terapia não está fazendo efeito, considere ver outro profissional. o que você faz na fisioterapia? Somente aparelhos ou exercícios?

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, bom conhecer teu blog. Começo essa semana rpg por conta de dor na lombar q foi diagnosticada inicialmente como sacroileite e tb um encurtamento ds musculatura da coxa, mas tb tenho bursite nos dois lados do quadril minha vida tem sido bastante complicada por conta disso, os medicos insistem em me tratar com anti-inflamatorios, mas a dor ja me acompanha há mais de um ano. Vc acha q a fisioterapia me ajudaria no processo de analgesia. Fiz fisio na lombar por uns dois meses, mas nao ajudou muito, acho q a extensão da dor é muito grande. Obrigada.
    Ps.: Tenho 31 anos

    ResponderExcluir
  9. Quais exercicios para alinhamento postural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      os exercícios não podem ser receitados sem a avaliação postural do paciente, já que dependem da postura de cada um. Cada pessoa tem alterações específicas que devem ser corrigidas, não há "receita de bolo".

      Excluir
  10. Oi Denise. Tenho bursite bilateral. Fiz infiltração,25 seções de fisio com ultrassom, tens,gelo e exercícios, mas ainda não vi resultado. O que sugere fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      se você não viu resultado, talvez os exercícios da sua fisioterapia não estejam adequados para seu caso. Foi realizada uma avaliação funcional? Ou todos os pacientes com dor no quadril fazem o mesmo procedimento? Se este for o caso, sugiro conversar com o profissional que te atende ou procure um atendimento mais individualizado. De que cidade você é?

      Excluir