quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Ombro congelado" ou Capsulite Adesiva

Muitas de nossas articulações sinoviais realizam movimentos de grande amplitude. Para que este movimento não seja exagerado e cause uma luxação (quando a articulação sai do lugar), existe uma estrutura fibrosa que as envolve, chamada cápsula articular.
  

Entretanto, alguns problemas nesta cápsula podem fazer com que ela restrinja demais os nossos movimentos, dificultando tarefas do cotidiano e causando dor.

É o caso da capsulite adesiva, também conhecida como "síndrome do ombro congelado", que é uma alteração da cápsula articular do ombro, que restringe os movimentos desta articulação.

A capsulite aparece geralmente entre os 40 e 60 anos de idade, com incidência maior em mulheres, sendo também mais comum em pessoas com diabetes. Não há relação com o membro dominante.

Alguns fatores podem predispor um indivíduo a desenvolver a capsulite adesiva, como traumas envolvendo a articulação, bursites do ombro, tendinite do manguito rotador, imobilização pós-fratura, e até mesmo problemas pulmonares, cirurgias cardíacas ou de mama; porém em muitos casos, a causa não é conhecida (idiopática).

Seu início geralmente é insidioso, sendo que no primeiro estágio da doença (fase pré-adesiva) ocorre apenas inflamação da cápsula sinovial, sem dor ou limitação do movimento. Após alguns meses, começa a fase de congelamento ou enrijecimento, quando a cápsula começa a criar aderências na cabeça do úmero, dificultando a movimentação do ombro (principalmente para os movimentos de elevação do braço acima da cabeça, rotação interna e externa) e causando dor.

Neste momento, o paciente pode ter dificuldade em atividades como pentear os cabelos, pendurar roupas, alcançar objetos altos, abrir o sutiã (no caso das mulheres), abrir maçanetas ou coçar as costas.





Por fim ocorre a fase de descongelamento, que em alguns casos pode ser espontânea, quando a cápsula começa a recuperar sua elasticidade. O paciente pode ter seus movimentos recuperados, porém caso haja uma retração muito grande da cápsula devido à fibrose, esta recuperação pode não ser completa.

Por isso, a fisioterapia deve ser realizada o mais precocemente possível, com os seguintes objetivos:

- manter e/ou recuperar a amplitude de movimento do ombro, para que a retração da cápsula e ligamentos seja mínima;

- manter a força e resistência dos músculos que envolvem a articulação;

- utilizar recursos manuais como tração e mobilização articular para diminuir as aderências articulares e capsulares;

- diminuir a dor, por meio de recursos de eletro e termoterapia;

- treinar as funções do dia-a-dia que estão comprometidas.

Também pode ser realizado o bloqueio anestésico para diminuição da dor, permitindo uma melhor realização da fisioterapia. Poucos casos necessitam de cirurgia.

Leia também:

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Curso de Pilates

Se você é fisioterapeuta e procura aumentar seus conhecimentos, que tal fazer um curso de Pilates?

O curso de Pilates NEAF Studio oferece o método Pilates Postura Funcional; que ensina não somente  um conjunto de exercícios e princípios, mas também uma nova forma de avaliar e tratar seus pacientes e de melhorar o desempenho dos alunos, na qual conceitos como respiração, concentração, postura e equilíbrio muscular são aliados à experiência clínica da fisioterapia.

Venha conhecer o Pilates!!



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

NAFES – Núcleo de Atividade física para o Envelhecimento Saudável


Conheça o NAFES: Núcleo de Atividade Física para o Envelhecimento Saudável



O corpo humano foi projetado para se mover com velocidade, força, agilidade e resistência, numa surpreendente variedade de amplitudes de movimentos.
Infelizmente, condições como envelhecimento e sedentarismo culminam com a perda ou diminuição destas habilidades.


Para suprir estes déficits, conheça a ATIVIDADE FÍSICA FUNCIONAL.


A Atividade Física Funcional pode ser praticada por qualquer um; indivíduos de qualquer idade, ativos ou sedentários, podem se beneficiar deste método. Porém grupos mais homogêneos podem realizar atividades mais focadas em suas necessidades específicas. 

Sendo assim, criamos um grupo específico para a melhor idade, o NAFES:

Objetivo: Proporcionar, por meio da atividade física funcional em grupo, a melhora de habilidades físicas e qualidade de vida, visando um envelhecimento saudável.


Tudo isso ao ar livre, de forma dinâmica e divertida!


Público-alvo: Indivíduos a partir de 60 anos de idade, interessados em realizar atividades físicas, trabalhando suas habilidades corporais e melhorar qualidade de vida.

Atividades: Exercícios dinâmicos em solo ou com auxílio de acessórios como elásticos, bolas, superfícies instáveis, cordas etc.




Resultados:

         Equilíbrio e alinhamento postural; 
         Força, resistência, potência, flexibilidade e estabilidade;
         Coordenação motora;
         Condicionamento físico;
         Diminuição de quedas;
         Previne dores e lesões. 
 

Profissionais: Equipe composta somente por fisioterapeutas formados com ênfase em Postura, Atividade Física para grupos especiais, Biomecânica e Pilates.

Interessou? Ligue 98351-5356 ou mande email para fisioterapia.denisepripas@gmail.com e saiba mais!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comece 2013 com muita saúde!


Um novo ano está começando, e com ele vem as promessas de mudança de estilo de vida, hábitos mais saudáveis e cuidados com a saúde. Conheça nossos serviços, e entre bem em 2013!


NAFES - Núcleo de Atividade Física para o Envelhecimento Saudável

Nosso organismo possui diversas habilidades, como velocidade, força, agilidade e resistência. Infelizmente, condições como envelhecimento e sedentarismo culminam com a perda ou diminuição destas habilidades.
Para suprir estes déficits, conheça o NAFES:
- Por meio da atividade física funcional em grupo, promove a melhora de habilidades físicas e qualidade de vida, visando um envelhecimento saudável.
Tudo isso ao ar livre!

Benefícios:
         Equilíbrio e alinhamento postural; 
         Força, resistência, potência, flexibilidade e estabilidade;
         Coordenação motora;
         Condicionamento físico;
         Diminuição de quedas;
         Previne dores e lesões. 

Venha participar e ganhe qualidade de vida!



Avaliação Postural

  
Se você quer saber como está sua postura, não perca tempo! Agende já sua AVALIAÇÃO POSTURAL.
A avaliação é feita por fotogrametria computadorizada, fornecendo dados visuais e também objetivos sobre a sua postura, permitindo compará-la com o padrão de referência normal, e também sua postura em diversos momentos (você pode realizar um tratamento de realinhamento postural, Pilates ou fisioterapia funcional e uma reavaliação no final, para constatar as melhoras)!



Realinhamento postural

Ter uma boa postura é fundamental! Não somente pelo fator estético, mas também porque promove uma melhora do estado global de saúde e bem estar.
Uma postura incorreta pode interferir na performance muscular, além de causar dores musculares e nas articulações.
Uma vez detectada uma disfunção postural, oferecemos tratamento com fisioterapeuta, utilizando recursos terapêuticos manuais, associados a exercícios de estabilização do sistema musculoesquelético e fortalecimento muscular.



O corpo humano é capaz de se mover com velocidade, força, agilidade e resistência, numa surpreendente variedade de amplitudes de movimentos. Infelizmente, a maioria de nós já não se move da maneira que nosso corpo foi projetado para se mover. Com os novos hábitos sedentários, nós não somos treinados para isto!
            Para suprir estes déficits, conheça a FISIOTERAPIA FUNCIONAL:


  • estabiliza a coluna, por meio da ativação da musculatura profunda de coluna e abdômen;
  • facilita o equilíbrio e o alinhamento postural, de forma funcional;
  • otimiza o desempenho dos membros inferiores e superiores nas suas diferentes funções;
  • exercícios de força e estabilização, além da correção dos movimentos e, no caso de atletas, correção do gesto esportivo;
  • é dinâmico e divertido!

           
     A Fisioterapia Funcional é indicada tanto para pessoas que já tem um bom condicionamento físico, como para aquelas que estão iniciando uma atividade física agora, além de poder ser utilizado como preparação para outros esportes e até mesmo para a reabilitação física. Além disso, o tratamento de cada paciente é muito diferenciado, de acordo com a necessidade de cada um.
            Venha conhecer o seu corpo como você nunca viu!

AGORA TAMBÉM AO AR LIVRE!!!



          
O método Pilates é uma técnica de consciência e movimentos corporais baseados em conceitos de controle respiratório e muscular, equilíbrio e funcionalidade.
 A musculatura de tronco (coluna e abdome), conhecida no Pilates como power house, é essencial para a estabilidade da coluna, otimizando o desempenho dos membros inferiores e superiores nas suas diferentes funções, e por este motivo é trabalhada em todos os exercícios do Pilates.
 A técnica utiliza alongamento, fortalecimento, respiração, equilíbrio, concentração e alinhamento da postura, visando manter a estabilidade corporal durante a execução dos movimentos. Pode ser realizada no solo (Mat Pilates), com auxílio de equipamentos como bolas e elásticos; ou com aparelhos específicos (Pilates Studio), que utilizam molas para aumentar ou diminuir a dificuldade dos exercícios.


 
 A maioria dos atletas, amadores ou profissionais, apresentam dor durante ou após o treinamento, causando muitas vezes afastamento temporário ou definitivo da prática esportiva.



Geralmente, estas dores são devidas a movimentos realizados de forma errada, repetidas vezes durante o treino. A curto prazo, esta disfunção do movimento pode apresentar-se apenas como um incômodo, ou ser até mesmo assintomática; porém a longo prazo, pode causar sérias lesões.
 O melhor tratamento nestes casos é a CORREÇÃO DO GESTO ESPORTIVO! Não adianta só diminuir a dor com analgésicos ou aparelhos, nem tratar a inflamação com antiinflamatório e repouso. É necessário agir na causa: detectar os movimentos inadequados e corrigi-los.




Drenagem Linfática Corporal



Técnica de massagem manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando resíduos e toxinas. É um método de massagem altamente especializado e, portanto, só deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.

Benefícios:

  • diminui retenção hídrica;
  • elimina toxinas;
  • combate a celulite superficial;
  • favorece a lipólise (queima de gordura);
  • redução de medidas;
  • favorece a oxigenação e nutrição dos tecidos;
  • previne a flacidez da pele;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • estimula função intestinal;
  • promove relaxamento e bem-estar.


Ideal também para gestantes e período pós-operatório.


Massagem Modeladora

Massagem executada com movimentos firmes, rápidos e repetitivos sobre a pele, com objetivo de quebrar a gordura localizada, que é posteriormente eliminada pela corrente sanguínea.

Alvos principais:
  • barriga;
  • quadris;
  • coxas;
  • braços;
  • glúteos.

 Benefícios:

  •  eliminação da gordura localizada;
  • diminuição de medidas;
  • atenuação da celulite profunda;
  • melhora da elasticidade da pele;
  • combate a flacidez;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • modelagem do corpo;
  • tonificação muscular.



Drenagem Linfática Facial

       A drenagem linfática facial é ideal para melhorar o aspecto da pele, mantendo a tonicidade e a nutrição celular, e prevenindo o envelhecimento da pele.

  
Benefícios:

  •  renovação das células do rosto;
  • mantém a tonicidade e a nutrição celular;
  • promove rejuvenescimento do rosto;
  • estimula a circulação sanguínea;
  • descongestionamento dos seios da face (melhora sinusites e dores de cabeça);
  • promove efeito de “lifting” facial;
  • relaxamento e alívio de stress.





Fisioterapia Ortopédica/Traumatológica

Trata disfunções do sistema musculoesquelético, articular, ligamentar e tendíneo, que podem ocorrer por trauma ou patologia ortopédica.
        
 Principais acometimentos:

  • fraturas;
  • entorses;
  • luxações;
  • lesões ligamentares;
  • contusões musculares;
  • amputações;
  • distúrbios mecânicos da coluna vertebral;
  • reabilitação pós-cirúrgica.

 Objetivos do tratamento:

  • alívio da dor;
  • eliminação de processos inflamatórios;
  • fortalecimento muscular;
  • recuperação de movimentos, equilíbrio e propriocepção.


 Fisioterapia Reumatológica
 
 A fisioterapia reumatológica trata patologias progressivas, em geral auto-imunes ou geradas no ambiente de trabalho, que afetam principalmente articulações, cartilagens e tendões.

Principais patologias:

  • artrite reumatóide;
  • osteoartrose;
  • osteoporose;
  • LER (lesão por esforço repetitivo) / DORT (Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho);
  • tendinite;
  • bursite;
  • epicondilite;
  • condromalácea ou síndrome femoropatelar.

 
Objetivos do tratamento:

  • minimizar dores;
  • ganho de amplitude de movimento articular;
  • aumento da flexibilidade;
  • melhora da força e resistência muscular;
  • prevenção de deformidades;
  • melhora da capacidade funcional;
  • melhora da qualidade de vida.



Reabilitação Neurológica

O acometimento do sistema nervoso de um paciente leva, muitas vezes, a múltiplas disfunções e incapacidades. A fisioterapia na reabilitação neurológica visa restaurar ou readaptar as funções motoras e de sensibilidade, que estão alteradas devido à doença ou trauma neurológico.
           A fisioterapia na reabilitação neurológica utliza métodos de inibição de tônus muscular e padrões de movimentos patológicos; facilitação da função motora remanescente e reaprendizado de tarefas perdidas, e das atividades de vida diárias.

Principais patologias:
  •  lesão medular;
  • acidente vascular encefálico (derrame cerebral);
  • ataxias;
  • doenças neurodegenerativas;
  • Parkinson;
  • esclerose múltipla;
  • lesão de plexo braquial;
  • neuropatias;
  • paralisia cerebral;
  • mielomeningocele;
  • atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivos do tratamento:

  • restaurar e readaptar funções e movimentos
  • reequilibrar o tônus e comprimento muscular
  • reaprendizado de tarefas perdidas
  • retorno às atividades diárias e de trabalho anteriores à lesão
  • ganhar novas habilidades motoras ou aprimorá-las
  • treino de marcha