sábado, 5 de julho de 2014

Fratura vertebral: entenda a lesão que tirou Neymar da Copa

Copa do Mundo, quartas de final, Brasil x Colômbia.


Aos 41' do segundo tempo, o atacante Neymar leva uma joelhada nas costas. Apesar de Zuniga, lateral-direita colombiano, dizer que "não teve intenção de machucar Neymar" e do árbitro não dar nem mesmo uma falta, nosso principal jogador fica no chão, aos prantos.



Retirado de campo com maca, sem parar de chorar, foi imediatamente levado ao hospital, onde uma tomografia revelou uma lesão da terceira vértebra lombar.

Entenda um pouco desta lesão:

Foto: globoesporte.globo.com
A fratura significa a perda de continuidade do osso, ou seja, quando duas ou mais partes de um osso são separadas, total ou parcialmente. A lesão do atacante foi no processo transverso, na região póstero-lateral da vértebra lombar (região mais baixa da coluna). 

Essa lesão foi parecida com a de Adrian Gomes, da ginástica artística, que teve de abandonar as Olimpíadas de Londres em 2012

Sendo na coluna, a fratura poderia ser muito grave e causar uma lesão medular; já que o deslocamento do osso poderia acometer nervos - como o ciático - e comprometer a movimentação das pernas. 


Felizmente, Neymar não teve deslocamento ósseo, e portanto a fratura é considerada de baixa gravidade.

Ainda assim, deve permanecer imobilizado para garantir a consolidação da fratura, por um período mínimo de 4 semanas, podendo se estender até 2 meses. Além disso, a fratura do osso causa muita dor. Dessa forma, nosso craque estará fora desta competição, mas poderá voltar a jogar novamente.



Serão realizados mais exames, mas segundo a equipe médica, o tratamento de Neymar será conservador (não necessitando de cirurgia), com imobilização mínima de duas semanas com uma cinta lombar e repouso.

Também deve ser feita analgesia com medicação, e posteriormente fisioterapia; tanto para minimizar a dor, com recursos de eletroterapia, como fortalecimento da região lombar (quando a fratura estiver consolidada), pois esta ficará mais fraca devido à imobilização.

Esperamos que após este momento de tristeza, nossa seleção encontre força e união para os próximos jogos, e que Neymar se recupere o quanto antes!

#forçaNeymar

4 comentários:

  1. Quanto a peso, ele pode carregar algum tipo de peso, por menor que seja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo e Luciano,
      o ideal é não carregar muito peso não. Se ele estiver com a cinta, se o peso for bem leve e carregado próximo ao corpo, até pode, mas o ideal mesmo é o repouso em relação aos esforços

      Excluir
  2. Olá, o Neymar tá com vértebra fraturada e saiu do ônibus da Seleção com mochila!!!!!!!! Pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo e Luciano,
      o ideal é não carregar muito peso não. Se ele estiver com a cinta, se o peso for bem leve e carregado próximo ao corpo, até pode, mas o ideal mesmo é o repouso em relação aos esforços

      Excluir