quinta-feira, 14 de agosto de 2014

5 coisas que você precisa saber sobre dor nas costas

Este é o título da minha entrevista para o blog Bicha Fêmea, que é um "espaço virtual feminino e de variedades". Agora sou consultora de saúde do blog, e ainda irei postar lá muitas dicas!
Confira um pouquinho deste primeiro post:

"5 coisas que você precisa saber sobre dor nas costas

Uma delas e talvez a que configura um mito, é de que os anos de vida virão acompanhados por ela. Você também achou que seria assim? Pois é, enganou-se! Velhice não significa, necessariamente, dor nessa área. Essa e outras verdades importantes que podem fazer diferença na sua vida estão listadas neste post para sua informação e bem estar.

Eu tirei todas as dúvidas, por nós, com a Denise Pripas, que é fisioterapeuta e a mais nova consultora do blog. Sorte nossa! Agora temos mais uma fonte segura de boas informações para cuidar melhor do nosso corpo daqui pra frente. A saúde agradece! Quer ver o que descobri nessa entrevista? Vem!



[1] Bicha Fêmea – Estar acima do peso favorece a dor nas costas?

Sim. O sobrepeso pode sim ser um fator agravante para quem tem dor nas costas, principalmente se a pessoa tiver acúmulo de gordura na região abdominal (esse acúmulo é mais comum nos homens, enquanto nós mulheres temos frequentemente a gordura acumulada nos culotes; porém isso não é uma regra, e muitas de nós também acumulam gordura na região do abdômen). Neste caso, o nosso peso fica deslocado pra frente, e os músculos paravertebrais (das costas) tem que fazer mais esforço para nos segurar e não deixar que a gente “caia” para a frente. Porém isso não significa que todo mundo acima do peso terá dor nas costas! Um “gordinho condicionado” provavelmente terá menos dor que um “magrinho sedentário”.
[2] Bicha Fêmea – Envelhecer significa passar a ter dores na região?

Não necessariamente. Com o envelhecimento, é comum que muitas pessoas diminuam seus afazeres e tarefas diárias, se aposentem, saiam menos de casa, e até se exercitem menos. Se esse for o caso, a possibilidade de conviver com dor nas costas é grande. Ao longo do processo de envelhecimento, é natural que os discos intervertebrais desidratem, que a flexibilidade diminua, aumentando a chance de desenvolver artrose na coluna. Entretanto, este é um processo natural, que deveria ser assintomático. Quando a pessoa tem sua mobilidade diminuída, como citado acima, esse processo natural torna-se exacerbado, aumentando o risco de dores. Mantendo hábitos saudáveis e se exercitando regularmente, uma pessoa idosa tem as mesmas condições de alguém mais jovem de ter ossos e músculos saudáveis, e viver com qualidade de vida e sem dor.

[3] Bicha Fêmea – Passar muito tempo sentada agrava a situação?"

Um comentário:

  1. Oi, Denise!
    É isso aí! Que esse seja apenas o primeiro de uma série de posts em parceria. =)
    Obrigada por compartilhar. ;)
    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir