quarta-feira, 20 de julho de 2011

Distonia cervical

A Distonia Cervical, também conhecida como Torcicolo Espasmódico, é uma doença cuja principal característica é a posição anormal da cabeça, que ocorre de maneira involuntária. É associada a espasmos da musculatura de cabeça e pescoço, e frequentemente à dor.


A distonia pode interferir no cotidiano do indivíduo, pois atrapalha funções como dirigir, ler, e também afeta o convívio social e a qualidade de vida.

Os "truques sensoriais" podem ser utilizados como estratégia de defesa, diminuindo os sintomas, que são menores durante o sono e início do dia, e pioram no fim do dia, com o cansaço e estresse.

A maioria dos casos é idiopática (de causa desconhecida), mas também pode ser secundária a um trauma musculoesquelético e alterações da visão e do sistema vestibular.
Ocorre uma execução anormal dos programas motores, por meio de inibição de certas regiões do cérebro e hiperativação de outras. Já os truques sensoriais indicam uma possível relação com déficits sensoriais.

Para classificar e diagnosticar corretamente uma distonia cervical, é necessário conhecer bem a musculatura de cabeça e pescoço e suas funções, pois o paciente pode ter o torcicolo em diferentes direções (torcicolo, anterocolo, retrocolo, laterocolo e elevação do ombro).

Os objetivos do tratamento são melhora dos sintomas, da funcionalidade e da qualidade de vida.

É necessário mesclar o tratamento medicamento à terapia física. Muitos pacientes também podem se beneficiar das aplicações da toxina botulínica.

28 comentários:

  1. Eu sofro de distônia Crevical após os 30 anos comecei com dores pensavam que era coluna,mas quando fizeram todos os exames me emcaminharam para o Neurologista só que este Neuro não soube,então fui em outro especialista ele só olhou e me disse o que era e pediu somente um exame do Cérebro e informou que o meu tratamento só com toxina Butolínica(botox tipo A)muito caro,então fui para fila atrás de conseguir o tratamento,até que Deus abriu uma porta e eu fui emcaminhada para o Lar Escola São Fransisco onde recebo aplicações de botox porque é muito caro este tratamento,eles aplicam de 5 em 5 meses,a dor ameniza um pouco e a musculatura vai tendo um pouco a mais de flexibilidade mas não é milagra mas ajuda,só que fico pensando estou gorda não consigo fazer nenhum tipo de atividade como caminhar muitas horas,correr,porque vc não gira o pescoço vc começa a ter limitações na visão geral,e aí até mesmo em frente ao computador vc não senta correta até o computador te prejudica eu fico pensando o que eu posso fazer sem prejudicar meu físico que não vai causar dor na cervical,eu vejo que a melhora é na posição horizontal deitado mas nós temos uma vida e temos compromissos não podemos só ficar deitados quem não sabe dessa doença acha que sou é preguiçosa mas não sabe a dor que tenho constante eu quero muito fazer uma atividade física para diminuir o peso a boca ajuda mas a atividade ela acelera mais alguém sabe alguma atividade física que é portador de distonia eu tenho é leve limitação ao girar o pescoço para o lado esquerdo,mas quem possui isso não desanimem confie em Deus que ele sabe todas as coisas e do teu sofrimento então a minha força sempre está nele eu não deixo de viver por causa da distonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo passo pelo mesmo problema.

      Excluir
    2. Meu nome é Jorge, pensei que era só eu que tenho a tal distonia cervical pois o relato é idêntico ao meu.

      Excluir
    3. Sou médico e tenho distonia há 3 meses desejo que Deus abençoe vocês vamos sair vitoriosos, sou médico e trabalho sob efeito de analgésicos com fortes dores, vou começar a fazer atividade física, há males que vem para o bem, estou mais próximo da minha família agora, as pessoas perguntam se estou com torcicolo mas não me incomodo mais, não tenho culpa de ter distonia. Desejo sorte a vocês, vamos lutar.

      Excluir
  2. Olá (anônimo)que pena que vc não colocou seu e-mail..Eu também tenho distonia cervical.. Faço tratamento com botox na santa casa de são paulo, mas as aplicações são em cada ano, ou seja, fico boa, mas depois sai o efeito, e fico esperando mais tempo até chegar o botox. Não posso reclamar, pois graças a Deus, também faço o tratamento de graça, pois é muito caro, só fico triste, pois também entendo toda essa dificuldade que vc escreveu.. Sofro também por isso, mas quem me dera se eu conseguisse aplicar de cada 5 meses, isso seria um alivio para mim... Gostaria de saber como você conseguiu encaminhamento para o Lar São Francisco... Quando iniciei meu tratamento na Santa Casa, eu também tinha encaminhamento para o Lar São Francisco, mas eles nunca me chamaram.... Desde então faço acompanhamento na Santa Casa de São Paulo, donde recebo um tratamento super agradável pelos médicos, mas a única dificuldade é receber a aplicação só depois de um ano, pois o governo demora para mandar.... Espero que dê tudo certo para você também... As vezes como você disse dá vontade de parar com tudo, pois é muittttttttttooooo desconfortável, não tem posição e é bem isso mesmo, quem vê de longe, acha que a gente não quer trabalhar etc etc.. já passei por isso... Mas Deus sabe de tudo, ele sabe o que é melhor para a gente!
    Deus abençoe,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. olá falo de manaus me chamo erick gostaria de saber se a distonia tem cura pois sofro muito faço tratamento com toxina pois o remedio dura cerca de 4 ou 5 meses ,gostaria de saber se ela é considerada deficiencia fisica, vc fica com auto estisma baixa não tendo postura para nada e aguenta as piadinhas mais isso é de menos temos que viver a vida curtir bastante.o remedio acaba e vc contraie os musculos.

    ResponderExcluir
  4. erick que fala de manaus continuando , faço tratamento de graça, graças ao meu estado que investiu na saúde se todos fizessem o mesmo certamente as pessoas estariam melhor pego o remédio em uma central de medicamentos e saie de graça gostaria que todos tivessem esse acesso. fica aki um recado para todos secretarios de saúde . é isso.

    ResponderExcluir
  5. OI ERICK,MEU NOME E FRANCISCO E TRABALHO NO SAMU.JA FAZEM SEIS MESES QUE SOFRO COM DORES NO MEU PESCOCO E MEU PESCOCO FICA TORTO PRO LADO.EU FUI NO ORTOPEDISTA,ELE RIU E DISSE QUE EU NAO TINHA NADA,PROCUREI O NEURO INFORMEI DAS MINHAS DORES E DO MEU PESCOCO ELE DISSE QUE EU TINHA DEPRESSAO BIPOLAR E ME ENCHEU DE MEDICAMENTOS QUE DE NADA ADIANTARAM.QUANDO ANDO NA RUA AS PESSOAS SE AFASTAM DE MIM,OUTRAS ME CHAMAM DE DOIDO ISSO E MUITO CONSTRANGEDOR.FUI NO CONSULTORIO DA DRA RHANNA FISIOTERAPEUTA,ELE FEZ UMA JUNTA MEDICA E ME DISSE QUE EU TINHA TORCICOLO ESPASMODICO.ERICK ME DIGA COMO VC FEZ PRA CONSEQUIR ESSAS APLICACOES,POIS PROCUREI OUTROS NEUROS QUE DESCONHECEM O PROBLEMA E DIZEM NAO FAZER O TRATAMENTO.ME INFORME PELO EMAIL DA MINHA ESPOSA QUE ESTA COMIGO NESSA LUTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo meu nome e antonio francisco moro no rio de janeiro meu telefone do trabalho é 21 2499 4650 existe uma associação de portadores de distonia cervical ou torcicolo espamodico infelismente ainda não acharam a cura definitiva eu descobri que era portador de distonia em 2010 passei um tremendo perrenho uma ortoperdista riu de mim e mandou eu procurar uma pisciatra que me encheu de remedio sorte que um otro ortopedista conheci a doença e me indicou um neurologista que me aplica toxina botolinica de 4 em 4 meses você temque ver qual e a sua cidade existe um site http://www.distonia.com.br/pt-br/site.php?secao=hospitais que mostra os hospitais em todo brasil que fazem o tratamento porem quando entrei para te ajudar apareceu uma menssagem de virus se acontecer com voce entre em contato com o meu imail anjo.barra@bol.com.br que lhe passo a lista aguardo o seu contato pois endendo bem o que passamos

      Excluir
  6. naiseteles@gmail.com se vc poder me responder eu vou te agradecer,pois eu tambem sou de manaus e nao aguento mais tanto sofrimento.o pior e que muitos medicos desconhecem.ate a minha visao ficou afetada.desde ja te agradeco.

    ResponderExcluir
  7. OLA... HA SEIS MESES DESCOBRI QUE SOFRO DE DISTONIA CERVICAL, PERDI MINHA VOZ E GOSTARIA DE SABER SE A DISTONIA CERVICAL PREJUDICA A VOZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distonia cervical altera o controle dos músculos do pescoço, alguns deles podem ter relação com a voz. Porém isto depende da região afetada e grau de distonia. O melhor seria fazer uma avaliação com médico neurologista e/ou fisiatra e com um fonoaudiólogo especializado nestes casos.

      Excluir
  8. MORO EM ITAPETININGA - INTERIOR DE SP, TENHO DISTONIA CERVICAL HÁ 27 ANOS, COMO POSSO TOMAR A TOXINA BOTULINICA AQUI, ME INFORMEM MAIS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      não conheço nenhum local que faça a aplicação em Itapetininga, por não conhecer a região. Acredito que o ideal seja procurar em consultórios de fisiatras (dermatologistas também costumam aplicar botox, porém com fins estéticos), ou em hospitais escolas de grandes universidades (se não tiver nenhuma na sua cidade, procure em cidades vizinhas).

      Excluir
  9. Caros,

    Gostaria de dividir com vocês a comunidade Distonia Brasil Centro Norte.

    https://www.facebook.com/DistoniaBrasilCentroNorte?fref=ts

    Os portadores de distonia, doença que leva a posturas involuntárias, muitas vezes dolorosas e estigmatizantes, tem dificuldades em conseguir ajuda. A maioria deles conseguem suporte,após muita luta, em centros médicos das grandes cidades do Brasil. Nas regiões centro-oeste e norte do pais, os centros e os especialistas formados para o tratamento dessa condição são mais escassos. É por tal motivo que criamos essa página. Procuramos fornecer ajuda por meio de tratamento e informações aos portadores de distonia residentes em locais afastados dos grandes centros médicos do sul e sudeste brasileiros.

    Desenvolvemos o Centro de Tratamento de Distúrbios do Movimento e Toxina Botulínica, no Hospital Anchieta - Clínica Unineuro - Taguatinga/DF, com a finalidade de aproximar neurologistas especialistas em distúrbios do movimento para a nossa região e assim oferecer tratamento especializado nessa doença.

    http://www.unineuro.com/portal/

    Peço a sua ajuda para difusão.
    Coloco-me à disposição.

    Miguel Cesar Merino Ruiz
    Neurologia Clínica/Distúrbios do movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel,

      obrigada por compartilhar conosco mais um centro que trata estes casos. Com certeza ajudará muita gente!

      Excluir
  10. oi sou de Salvador na Bahia e adquiri uma distonia cervical que meu rosto puxa pro lado eskerdo e p baixo... eu achava q tinha um tic nervoso mas meu psiquiatria estudou meu caso com amigos médicos e disse que eu tava c uma distonia... já ta com uma dor insuportável do lado eskerdo q já tava pensando uma maneira de tentar morrer.. mas depois que descobri o q eu tinha.. comecei a aplicação de botox no pescoço e no ombro.. no início foi bom pq o Dr aplicava em 3 e 3 meses no creasi aki em Salvador.. mas ele saiu do creasi p outro hospital q não faz aplicação ainda e o sofrimento voltou todo de Novo.. comecei a fazer aplicação no hospital das clínicas mas eu tinha q ensinar os médicos a aplicar pq n tavam acertando como o primeiro médico q era bom aplicava e eu tava tendo q enfrentar uma fila enorne num multirao q fazia la... so q o botox ta parando de fazer efeito.. to c medo do meu corpo está rejeitando a toxina.. depois q aplico n faz efeito algum.. então eu to perdido.. faço fisioterapia p ver se melhora.. mas só melhora quando ponho gelo dentro da luva... desde 2009 eu n levo uma vida normal... n pego onibus pq tenho vergonha das pessoas me verem pq faço um pouco de caretas.. assim q tiver botox em algum hospital vou fazer uma última tentativa pq se meu corpo tiver rejeitando mesmo eh o fim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, meu nome é Thiago, tenho 21 anos e passo por isso há 4 anos.
      Eu posso lhe ajudar algumas técnicas, pois eu compreendo a sua dor , me chama no meu emeil , paciencia7deabril@gmail.com !

      Excluir
  11. Ola me chamo Evado sou de São José dos Campos -SP e minha noiva tem distonia, antes ela fazia o tratamento via convênio e pagava a diferença, mas acabou ficando sem convênio e a última aplicação foi do bolso. Gostaria de saber como podemos, onde e o que precisamos para tentar fazer o tratamento pelo SUS, como o la acabou de fazer a aplicação temos algum tempo. Meu e-mail é zurce@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que vão até o Hopital das Clínicas em SP, lá eles fazem este tipo de tratamento.

      Excluir
  12. Bom dia, no final de 2016 fui diagnosticada com Distonia, moro em são Paulo capital, mas desde quando descobre a doença que tenho tentado sobreviver, com as dores que são insuperáveis, pois desde entao não consegui atendimento público,ja estive nos hospitais que seria o local do qual achei que conseguria tratamento pois o hospital são Paulo e o hospital das clínicas tem informações na Internet que os profissionais destes hospitais, fariam pesquisa e estudos desta doença no entanto não consegui foi nada,e aqui estou na minha cidade Carapicuíba a espera de uma vaga para passar com o neurologista sabe Deus quando sairá esta vaga, pois a saude deveria ser um direito de todos, mas hoje reconheço que este direito so existe na constituição, pois na prática estou aqui totalmente desamparada

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, meu marido foi diagnosticado com distonia cervical há menos de 1 mês, apos varias consultas com ortopedistas como várias pessoas relataram. Só o neurologista que fez o diagnostico correto, consultamos dois neuros, o primeiro nos disse que o tratamento era com toxina boulínica, mas resolvemos procurar um neuro especialista em distúrbio do movimento e este disse que o tratamento é apenas medicamentoso, porque a distonia dele é a secundária ou psicogênica, e a terapia com toxina botulínica é apenas para a distonia primária. Gostaria de saber se isso procede, pois em todo artigo só fala em toxina botulínica como tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      a toxina botulínica é sim uma opção de tratamento, que tem bons resultados se realizada juntamente com fisioterapia especializada. Já atendi casos em que a toxina auxiliou e facilitou o trabalho da fisioterapia com bons resultados.

      Excluir
    2. Muito cuidado com a toxina botulínica, pois ela pode se espalhar no pescoço e atingir outros músculos, causando disfagia. Fiquei 2 meses sem poder engolir sólidos.

      Excluir
    3. Sim, a aplicação deve ser feita por profissional capacitado, para que a dose ministrada seja correta.

      Excluir
  14. Olá, qual o tipo de fisioterapia mais recomendada para a distonia cervical? Cinesioterapia?

    ResponderExcluir
  15. Olá Igor,

    a cinesioterapia é essencial ao tratamento da distonia sim! Também podem ser usados mecanismos de eletroestimulação juntamente coma cinesioterapia.

    ResponderExcluir