quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fibromialgia

Uma síndrome pouco compreendida até hoje na Medicina é a Fibromialgia. Como sua causa ainda é indefinida (existem somente teorias, mas nenhuma comprovada), não sabe-se classificar esta síndrome como um distúrbio reumatológico, neuroendócrino, ou psiquiátrico; e apesar de ter seus sintomas bem estabelecidos, muitos sequer acreditam na sua existência.

Os critérios de classificação da Associação de Reumatologia Americana (ARA) para a fibromialgia são:

- dor crônica difusa por no mínimo 3 meses, nos dois lados do corpo, acima e abaixo da cintura, e também em tronco;
- dor à palpação em pelo menos 11 dos 18 pontos pré-definidos para a síndrome.

Além disso, a fibromialgia é comumente associada a:

- distúrbios do sono;
- fadiga;
- ansiedade;
- depressão;
- cefaleia;
- sintomas gastrointestinais;
- problemas de memória e concentração.

É muito importante que sejam investigados e excluídos distúrbios neurológicos, reumatológicos, ortopédicos e endócrinos, antes de dar o diagnóstico de fibromialgia.

O objetivo do tratamento da fibromialgia é diminuir dores e outros sintomas associados à doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que apresentam muitas vezes diminuição da funcionalidade. 

Além de tratamento medicamentoso para amenizar os sintomas associados, é fundamental que os pacientes realizem tratamentos específicos para suas dores e disfunções. A prática de exercícios físicos, como atividades aeróbias e alongamento global tem-se mostrado muito eficazes para a melhor qualidade de vida destes pacientes, com diminuição da intensidade e frequência das dores, e portanto a fisioterapia é uma ótima aliada dos pacientes fibromiálgicos.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se o Pilates poderia suprir essa necessidade de atividades aeróbicas e alongamento global.. Utilizo remédio controlado, incluindo a Amitriptilina para Fibromialgia, e estou em processo de "combate ao efeito engorda", fazendo reeducação alimentar e procurando uma atividade física que ajude no emagrecimento-manutenção do peso ideal e também no alongamento para diminuição das dores. Agradeço a atenção. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisleia,

      o Pilates supre a necessidade de alongamento global sim. Quanto à necessidade de atividade aeróbia, o Pilates não é a melhor alternativa. Caminhada, dança ou natação podem fazer melhor este papel.
      Entretanto, se você quiser fazer o Pilates e conversar com seu professor sobre a necessidade de aeróbio, ele tem com montar algo que se aproxime a isso, caso você tenha aulas individualizadas. Para isso e para entender a relação do Pilates com emagrecimento, sugiro que leia este texto: https://www.zuzfisiopilates.com/single-post/2017/01/20/Pilates-e-Emagrecimento-%C3%A9-poss%C3%ADvel-emagrecer-com-Pilates

      Excluir
  2. Muito obrigada pela orientação :-)
    Que Deus a abençoe continuamente,
    abraços,
    Gisleia Menezes

    ResponderExcluir