sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O esporte paraolímpico quebrando preconceitos

Já falamos aqui sobre o rugby em cadeira de rodas, um exemplo de esporte adaptado.
Hoje vou colocar um texto da educadora física Nivia Junqueira
sobre esporte paraolímpico:



Em geral diversas pessoas que adquiriram alguma deficiência devido a acidentes, por exemplo, encontraram no esporte adaptado o estímulo necessário para dar continuidade à vida. Atualmente, é possível encontrar escolas e clubes preparados para o atendimento desse público, principalmente nas capitais brasileiras. Basquete e Handebol para cadeirantes, Futebol para deficientes visuais, Natação, enfim, diferentes esportes olímpicos.

O Brasil já faz sucesso no mundo todo com seus atletas paraolímpicos, como o nadador Daniel de Faria Dias, maior nome brasileiro na Paraolimpíada de Pequim de 2008. Ele conquistou os recordes de natação nas categorias 100m e 200m livre, 100m costas e 200m medley, com o tempo de 2min52s60. O atleta também é o recordista de medalhas do Parapan, com oito de ouro.


O esporte adaptado é mais um exemplo dos benefícios físicos, sociais e psicológicos que a atividade física nos proporciona, sem contar as lições de vida que emocionam a todos. Apesar de excelentes resultados dos brasileiros nas paraolimpíadas e do aumento do interesse nessas atividades, ainda há o preconceito por grande parte da população.
O preconceito pode ser modificado através de conscientização e informação. Se colocar no lugar do outro e entender o que acontece na vida de uma pessoa com deficiência faz toda diferença. Procure se informar! Como dizem: "Preconceito é a sua Ignorância".



Aguardem mais posts sobre diferentes esportes adaptados.

2 comentários:

  1. Bacana Denise! Interação e troca de informação entre nossas areas é sempre interessante! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. isso é uma tapa sem mão naquele que tem mais possibilidade e diz que não pode!!

    muito bonito o seu trabalho.

    ResponderExcluir