terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que é Terapia Ocupacional ?

Uma grande aliada da fisioterapia no processo de reabilitação é a Terapia Ocupacional. Apesar de muito importante dentro da equipe multidisciplinar, esta área ainda é pouco conhecida, e sua função muitas vezes é uma dúvida até mesmo para outros profissionais da saúde.

Hoje compartilho com vocês um texto das minhas amigas Ana Flávia e Vivian, sobre a Terapia Ocupacional:

"Como a terapia ocupacional ajuda? 
O profissional de Terapia ocupacional auxilia na conquista ou reconquista de quesitos importantes para ajudar as pessoas a levarem uma vida com maior qualidade de vida possível. 
Para alcançar isso, os terapeutas ocupacionais consideram a atividade como tudo o que as pessoas fazem e realizam, incluindo cuidar de si mesmas (auto-cuidado), curtir a vida (lazer), e contribuir para a vida social e econômica de suas comunidades (trabalho/produtividade). 


Com isso, os terapeutas ocupacionais trabalham para quebrar as barreiras que impedem os indivíduos em suas atividades cotidianas. Para isso, é preciso examinar não apenas os efeitos físicos de uma lesão ou doença, mas também abordar os fatores psico-sociais da comunidade, e ambientais que influenciam a vida desse indivíduo. 
Para começar, um terapeuta ocupacional vai tentar descobrir o por quê que não é possível o individuo fazer o que gostaria ou o que precisa fazer ... 
Dependendo da situação, um terapeuta ocupacional pode verificar: 

• o que é possível fazer fisicamente (o que inclui a sua força, coordenação, equilíbrio, ou outras capacidades físicas) 
• o que é possível fazer mentalmente (sua memória, habilidades de organização, estratégias de enfrentamento, ou outras habilidades mentais) 
• quais os materiais que se utliza para participar da ocupação (por exemplo, ferramentas de trabalho, móveis, utensílios de cozinha, roupas ou outros materiais) 
• o apoio social e emocional disponíveis em: sua casa, trabalho, escola e comunidade 
• configuração física da casa, escola, sala de aula, local de trabalho, comunidade, ou outro ambiente 

Dependendo da dificuldade, o terapeuta ocupacional, pode ajudar de diversas maneiras, como: auxiliar o indivíduo a fazer as coisas com as habilidades residuais ou propor atividades que irão ajudá-lo a melhorar ou manter as habilidades que tem ou que precisam ser desenvolvidas; o terapeuta ocupacional pode, também, adaptar os materiais que a pessoa usa no seu dia a dia, ou o que pretender usar; recomendar mudanças de acessibilidade no local de seu convívio; recomendar e descobrir apoio em sua comunidade, entre muitas outras coisas. 

Isso é apenas um esboço do que a terapia ocupacional pode ser. Assim, como todas as áreas da saúde, a terapia ocupacional é muito abrangente e com isso, dentro dela mesma, possui outras várias áreas como Terapia Ocupacional em Reabilitação Física, Saúde Mental, Social, etc." 

Texto baseado no site CAOT-Canadian Association Therapists

Ana Flávia Guimarães Moura e Vivian Aily Kida são aprimoradas em Terapia Ocupacional em Reabilitação Física pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e atualmente trabalham em grandes centros de reabilitação física em São Paulo. 

Leia também:

Um comentário:

  1. Oi Denise. Fico muito contente de vc divulgar o trabalho da terapia ocupacional em seu blog de fisioterapia. Parabéns pelo seu blog e muito obrigada pela divulgação.
    Sucesso!

    ResponderExcluir