segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Teste da pisada

Hoje em dia, muitas lojas de calçado oferecem o "teste da pisada" para seus clientes, prometendo desta forma vender o tênis mais adequado para cada tipo de pé.


Para ter certeza de que o teste que você está fazendo em alguma loja tem validade, certifique-se da formação da pessoa que irá aplicá-lo. Este teste deve ser aplicado por fisioterapeutas, ou outro profissional com estudo na área de biomecânica da marcha.


Se este profissional for capacitado, conseguirá avaliar a sua pisada no "olhômetro". Mesmo assim, esta avaliação é muito subjetiva e sujeita a erros, os quais diminuem com a experiência do avaliador.

Um teste mais confiável é o pedígrafo, no qual a pessoa pisa sobre uma plataforma que faz uma espécie de "carimbo do pé".
Este método permite a avaliação estática do seu pé, porém às vezes o padrão de pisada durante a caminhada ou corrida (dinâmicas) é diferente do estático.

Um outro método é a baropodometria, que consiste em avaliar a distribuição de pressão em cada parte do pé, e pode ser realizada em movimento. Este teste pode ser feito descalço, pisando em uma plataforma com sensores de pressão; ou calçado, colocando-se uma palmilha dentro do tênis. 

Em ambos os casos o processamento é computadorizado, portanto muito mais objetivo que os métodos anteriores.

Mesmo assim devemos tomar cuidado, pois mesmo com tanta tecnologia o teste pode não ser adequado para avaliar a pisada. Isto ocorre no caso de uma pista muito pequena (quando não se tem espaço para manter um ritmo constante da passada, e deste modo só se avalia a aceleração e desaceleração do movimento) ou quando o sujeito avaliado é instruído para pisar em determinada parte da pista (onde fica a plataforma), pois assim a passada não é natural, e portanto alterada.


Vimos então que este teste, apesar de cada vez mais presente nas lojas de calçados, deve ser reailzado com uma metodologia correta, e por especialistas na área. Não acredite em qualquer um!

Além disto, saiba que utilizar um sapato para pé normal, plano ou cavo fará com que você tenha um amortecimento maior em determinada parte do pé, e portanto irá remediar dores durante a corrida/caminhada a curto prazo. Porém como já explicado no post sobre fascite plantar, esta medida não irá tratar a causa do problema, e um trabalho de correção da pisada e fortalecimento da musculatura intrínseca do pé deve ser feito para resolver de fato a causa da dor.

Um comentário:

  1. Apesar de ter o Fémur mais comprido e por consequência a perna, 10mm em relação à outra, o que me levava a coxear, meu pé também tem o defeito de pisar (e muito) para o lado exterior. Devido a isso fui ao médico Ortopedista que, mediante o raios X à perna, receitou-me uma palmilha de 10mm. Apesar da palmilha, coxeava da mesma maneira. Últimamente, mudei a palmilha para o outro pé e, parece-me, a coisa resultou. Sinto que já não manco tanto como anteriormente.

    ResponderExcluir