quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pilates para corredores

Já faz algum tempo que os atletas perceberam que para ser bom em algum esporte, não basta somente praticá-lo. Para alcançar um alto nível no esporte, os atletas tem diversificado cada vez mais seus treinos, visando melhorar habilidades como flexibilidade, potência, agilidade e até consciência corporal.


Além disso, exercícios mais  específicos foram adicionados à planilha de treinamento, visando melhorar a qualidade do gesto esportivo: são os famosos "treinos funcionais".


Pilates já foi incorporado ao treino de muitos atletas, como por exemplo nas seleções masculina e feminina de vôlei. Além disso, outras modalidades estão se beneficiando com a prática, pois além de melhorar o desempenho, o Pilates também contribui significativamente diminuindo o número de lesões durante o esporte.


No caso dos corredores, isto não é diferente! É possível treinar habilidades específicas para a corrida: flexibilidade de membros inferiores, estabilidade de tornozelo, potência da impulsão, alinhamento do tronco na passada, entre outros.

Assistam um pouco neste vídeo, que mostra o treino de Pilates de uma triatleta:

video

Parafraseando uma aluna minha: "o Pilates é o cimento do esporte"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário