segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A importância da flexibilidade do escalador e como melhorá-la com o Pilates

Disponibilizo aqui mais um texto escrito para o Blog de Escalada:

"A flexibilidade é a capacidade que cada articulação tem de atingir determinado grau de movimento.Ela é determinada não só pela extensibilidade do músculo, mas também de outras estruturas como a cápsula articular, ligamentos e tendões.

A flexibilidade é influenciada por diversos fatores: idade, sexo e hereditariedade (fatores intrínsecos, imutáveis); e também por fatores extrínsecos como temperatura e hora do dia.Além disso, condição física, respiração e concentração também influenciam na capacidade de movimento articular. Estes são treináveis, e muito relacionados à prática do método Pilates.



A importância da flexibilidade no bom desempenho esportivo é notória: quando uma articulação não é capaz de realizar seu movimento completo, em toda sua amplitude, somos obrigados compensar esta falta de movimento em outra articulação, para assim conseguir atingir a função desejada.

Desta forma, o local onde a compensação ocorre fica sobrecarregado, e tem seu potencial de lesão aumentado. Portanto, o risco de distensão muscular, entorses e dores fica muito aumentado."


Leia também:


Saiba onde praticar clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário