quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dry Needling (ou Agulhamento à Seco)


O Dry Needling ou Agulhamento à Seco é utilizado por muitos fisioterapeutas como um método eficaz para o tratamento de dores e tensões musculares. É capaz de atuar em casos de cefaléias tensionais, tendinites, dores na articulação temporo-mandibular, lombalgias e em outras dores de origem músculo-tendínea.

O procedimento é realizado com a utilização de agulhas muito finas, como as utilizadas pela acupuntura, que são inseridas em pontos gatilhos, ou mais comumente chamados de “nós”. Esses pontos são responsáveis pela tensão muscular e estão relacionados à produção e manutenção do ciclo de dor.

Com a inserção da agulha, o ponto é estimulado, iniciando o aumento do fluxo sanguíneo na área e interrompendo o ciclo de dor, trazendo uma sensação imediata de relaxamento para o local e desfazendo o chamado "nó". Após a aplicação, o paciente já sente o alívio das dores musculares.




Apesar de usar agulhas como as da acupuntura, as duas técnicas são muito diferentes quanto aos seus objetivos e formas de avaliação e tratamento.

A acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, sendo capaz de melhorar dores, sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças. Por mais que a dor seja muscular, avalia-se também os órgãos internos, afim de detectar se a causa da mesma pode ser o desequilíbrio energético causado por determinado órgão ou sistema. Se for este o caso, trata-se também o ponto referente a tal víscera.

O Dry Needling, por sua vez, visa diminuir a dor muscular através do agulhamento dos pontos gatilhos, sendo eficaz apenas em casos de dores músculo-tendíneas. O agulhamento, portanto, é feito no local da dor, ou seja, no ventre muscular do músculo acometido.


Escrito pelo Fisioterapeuta Fernando Pripas

6 comentários:

  1. Mais uma técnica contra dor! Isso é louvável! Muito bom saber, pois tenho dores musculares à muitos estou travando lentamente quero saber a onde pode ser encontrado esse tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza,
      Temos esse tratamento em nossa clínica de Fisioterapia, no Bairro Santa Cecília, em São Paulo. Se tiver interesse, entre em contato conosco pelos telefones (11) 99793-5328 ou 98966-3883. Att,

      Excluir
  2. Quem tem fibromialgia pode ter mais dor quando faz esse tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhuma contraindicação nesse sentido.Se o fisioterapeuta avaliar que este procedimento é bom para seu caso, pode fazer.

      Entretanto, outras técnicas são mais efetivas no tratamento da fibromialgia.

      Excluir
  3. vou fazer este tratamento mas gostaria de saber quais outros são indicados para fibromialgia. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      que bom que irá fazer o tratamento!

      Outras opções para fibromialgia são exercícios aeróbios, alongamentos e Pilates.

      Excluir