sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Salto alto - como minimizar seus malefícios?

Hoje publico um texto que escrevi especialmente para minha mais nova parceria: o Blog da Paulinha.

Apesar de ser um blog de moda, lá escreverei textos e dicas sobre saúde e atividade física, pois é um assunto de interesse geral, certo?

E pra juntar bem os dois assuntos, resolvi escrever sobre salto alto:

"Escrever sobre os malefícios do salto alto num blog de moda não é fácil.

Todo mundo sabe – e sente na pele – que salto alto não é a coisa mais confortável do mundo, que dói os pés, afeta a postura etc. E eu, como fisioterapeuta, poderia enumerar diversas lesões que o salto alto pode causar. Apesar disso, sei que vocês, ligadas no mundo fashion, não iriam deixar de usá-lo, até por que todas nós sabemos o charme que um scarpin traz para o look (a Paulinha que o diga, né? rsrs).

Então resolvi fazer algo diferente: ao invés de só listar estes problemas, vou dar a dica de alguns exercícios que vocês podem fazer para prevenir cada um deles. Assim, o uso deste tipo de sapato pode ser menos sofrido e trazer menos conseqüências.



A postura alterada devido ao uso do salto alto provoca aumento de aproximadamente 26% da pressão na patela (osso do joelho), onde é comum ocorrer osteoartrose nas mulheres.

Como prevenir?

O fortalecimento da musculatura da região do joelho ajuda a proteger a articulação do desgaste da osteoartrose.

Um bom exercício é o agachamento.




O movimento deve ser executado como na foto ou, pode ser no chão mesmo. (Aqui é um exemplo do exercício em uma aula de treinamento funcional, onde o bosu – essa meia bola laranja – está sendo usado para dificultar a execução. Na primeira imagem, o exercício é realizado com o bosu invertido).

Os joelhos não devem passar para frente das pontas dos pés (flexão de mais ou menos 90° do joelho), e também não podem se juntar.

Pode ser realizado de forma isométrica (fica parado nesta posição), ou isotônica (agachando e levantando).No primeiro caso, realizar 3 séries de 30 segundos a 1 minuto; e no segundo, 3 séries de 15 repetições.



Outro fator importante é a alinhamento do joelho. Se você já tem o joelho valgo (em “X”, ou para dentro), terá mais riscos de desenvolver osteoartrose.

Um bom exercício para isso é ficar em um pé só, como na foto, sem deixar que as espinhas ilíacas (aqueles ossinhos na frente do quadril) fiquem desalinhados.

O salto alto empurra o centro de gravidade do corpo para frente, causando desalinhamento dos quadris e coluna.

Como prevenir?"

Continue lendo o texto na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário