sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para quem trabalha horas sentado....


O desenvolvimento de novas tecnologias nas últimas décadas provocou uma importante alteração no cotidiano da maioria dos trabalhadores. Grande parte dos adultos fisicamente ativos trabalham predominantemente na posição sentada, em frente a um computador. Além disso, o aumento do número de horas que o profissional passa no escritório levou o sedentarismo a ser considerado “a doença do século”.



Muito é discutido sobre a influência negativa do sedentarismo sobre aspectos cardiovasculares e respiratórios, Mas ficar horas sentado também pode diminuir a flexibilidade do indivíduo.

A flexibilidade é a capacidade física de realizar um movimento em amplitude máxima por uma articulação (ou conjunto de articulações), dentro dos limites fisiológicos, ou seja, sem provocar lesões. Esta capacidade está relacionada a diversos fatores intrínsecos, como a elasticidade do tecido muscular e plasticidade de ligamentos, tendões e cápsulas articulares; mas também é muito influenciada pelos hábitos posturais, que por sua vez tem altíssima relação com a atividade ocupacional que o indivíduo realiza.



A importância da flexibilidade é destacada quando fala-se de prevenção de lesões e qualidade de vida.

Diversos estudos mostram que profissionais que passam muito tempo sentados podem ter diminuição da flexibilidade da cadeia muscular posterior, em relação a indivíduos que são fisicamente ativos no trabalho, já que coloca músculos como os isquiotibiais e gastrocnêmios (posteriores de coxa e perna, respectivamente) em posição de encurtamento.

Além disso, a posição sentada aumenta as forças compressivas entre as vértebras L4 e L5, provocando dores na região lombar.

Sendo assim, é muito importante realizar intervalos durante a jornada de trabalho, durante os quais é importantíssimo utilizar a postura em pé como “descanso” da postura sentada, sendo que nenhuma das duas posturas deve ser mantida isoladamente por tempo prolongado.

Veja um artigo completo sobre o assunto:

3 comentários:

  1. De, parabens pelo blog!
    Acho que seria legal se vc colocasse algumas dicas de alongamentos, movimentos, exercicios simples que podem ser feitos ao longo do dia pra amenizar os males de ficar sentado, pra ajudar nas dores e no desconforto. Tambem acho extremamente válido (eu sempre tive essa curiosidade, mas nunca sei em que fontes confiar) que voce ensine como sentar, que tipo de cadeira é boa, altura posições das pernas, apoio dos braços, etc.

    Bjos, Daniel

    ResponderExcluir
  2. Brigada Daniel!

    Com certeza dicas de alongamentos e como sentar corretamente serão pautas deste blog em breve! Fique de olho ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto e muito oportuno o tema.
    Parabéns Denise!

    ResponderExcluir