Durante a gestação, ocorrem diversas alterações hormonais e estruturais no organismo, a fim de preparar o corpo para o recebimento e a formação de um bebê. Estas alterações estimulam a reabsorção de sódio, que consequentemente gera uma retenção hídrica importante, levando a um aumento do volume sanguíneo de até 50%; além de provocar inchaços no corpo todo, principalmente em extremidades como mãos e pés.
Por este motivo, é muito indicado realizar sessões de drenagem linfática durante a gravidez, que podem iniciar-se desde as primeiras semanas de gestação, numa freqüência de uma a duas vezes por semana, sempre com autorização do obstetra e acompanhamento pré-natal.
Como qualquer procedimento de alta especificidade, deve sempre ser realizado por fisioterapeutas, pois estes são capazes de avaliar e monitorar mudanças estruturais e fisiológicas, sempre visando o bem-estar da gestante e do bebê. Além disso, um procedimento realizado de maneira incorreta pode ter efeitos colaterais indesejados, ocasionando até mesmo contrações precoces.
Entre os principais benefícios da drenagem linfática para gestantes estão:
- melhora da circulação sanguínea;
- relaxamento muscular e alívio de dores;
- estímulo à lactação e preparo das mamas para a amamentação (dessensibilização);
- prevenção e combate a varizes, celulites e estrias;
- relaxamento e combate ao estresse;
- eliminação de toxinas e aumento da imunidade do organismo;
- bem-estar emocional, melhora da consciência corporal e aceitação das mudanças no organismo.
Si pero la zona colón transverso con la mano abierta, ¿se drena? o los haces por otras zonas
ResponderExcluir¿estan relacionados con los de metastasis?
Deve-se dar atenção especial à área da barriga. Esta região pode ser drenada a partir do 2º trimestre da gestação, com movimentos suaves, sempre atentos a sinais e sintomas que a gestante possa demonstrar.
ResponderExcluir