segunda-feira, 25 de julho de 2011

Espondilolistese

A espondilolistese é quando ocorre o deslizamento anterior de uma vértebra no sentido anterior em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento pode ocasionar dor e até comprimir raízes nervosas, causando distúrbios de sensibilidade e motores.





A espondilolistese tem duas principais causas: a espondilolistese degenerativa é comum em adultos e idosos, e é provocada pelo desgaste das facetas articulares, como parte do quadro natural de degeneração da coluna. Já a espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das facetas articulares, que pode ser congênito ou devido a traumas, e por este motivo é mais comum na infância e adolescência. 

O escorregamento das vértebras costuma ocorrer na região lombar, principalmente entre as vértebras L5 e S1, devido à posição anatômica das mesmas. 

Os principais sintomas são dor na região lombar, dor irradiada pelo trajeto do nervo ciático (região posterior da perna), formigamento, diminuição ou perda de força e coordenação dos movimentos e, em casos mais graves, perda da capacidade de andar. 

O diagnóstico é realizado por raio-X ou ressonância magnética. Já o tratamento pode ser conservador, com medicamentos antiinflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos; ou cirúrgico, por meio de artrodese (fusão das vértebras) ou técnicas de fixação dinâmica das vértebras.

A fisioterapia é muito importante para relaxamento muscular, analgesia e reequilíbrio da musculatura de coluna e membro inferior, além de restabelecer força e função perdidas.

4 comentários:

  1. boas

    um familiar meu foi submetido a esta cirurgia de fixaçao das vertebras e o seu medico nao lhe deu indicaçao para a fisioterapia cheganda ate mesmo a dizer que apenas queria voltar a a valiar o caso dela quando o mesmo fizer um ano.... gostava de puder compreender melhor que tipo de complicaçoes e qual o melhor procedimento a ter neste caso. Devera iniciar fisioterapia ou esperar ??

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    é complicado dar uma resposta definitiva sem conhecer o caso, porém de forma geral, a fisioterapia precoce apresenta ótimos resultados. Acho 1 ano muito tempo para reavaliar um caso...o ideal seria avaliar frequentemente o paciente e, assim que consolidada a cirurgia e excluídos os riscos de insucesso da mesma, iniciar a fisioterapia. Porém como fisioterapeuta, aguardaria a liberação médica para iniciar o tratamento do paciente, conversaria com o médico para saber os detalhes da cirurgia, se o paciente apresenta alguma restrição, e também para entender o que o leva a esperar tanto tempo antes de iniciar a reabilitação.
    Estou a disposição para esclarecer mais dúvidas a respeito, desde que conhecendo o caso com um pouco mais de detalhes, no meu e-mail:
    fisioterapia.denisepripas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Para um tratamento completo é preciso unir ao protocolo a Quiropraxia que fará o ajuste da articulação fazendo com que ela fica mais centrada e alinhada ao resto da coluna e não comprimindo a medula, as raízes nervosas nem as demais estrutura de nossa coluna vertebral.

    Muito legal o blog, meus parabéns Denise;

    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html

    ResponderExcluir
  4. Cordial saludo a todos
    Es importante que el Fisioterapéuta en su evaluación funcional ejecute el test específico semiológico utilizado para la espondilolisis, llamado el test de Stork, que consiste en hiperextensión de columna con rotación al lado del dolor
    Exitos...un abrazo
    Sergio Velásquez Vélez
    Medellín - Colombia

    ResponderExcluir