segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Afinal, o que é Pilates?


Hoje em dia, no Brasil e no mundo, só se ouve falar de Pilates! Esta técnica de exercícios físicos que virou febre e existem muitos estúdios de Pilates espalhados por aí... 

Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é o Pilates! 

O Pilates é uma técnica de treinamento corporal que envolve flexibilidade, força, resistência muscular, concentração, alinhamento postural, controle da respiração e equilíbrio. 

É indicado tanto para pessoas que já tem um bom condicionamento físico, como para aquelas que estão iniciando uma atividade física agora, além de poder ser utilizado como preparação para outros esportes e até mesmo para a reabilitação física. 


O Pilates deve ser praticado na presença de um instrutor habilitado, que tenha formação na técnica do Pilates. Para um melhor aproveitamento, as aulas devem ser individuais ou com no máximo dois alunos, pois assim seu instrutor poderá avaliar melhor suas necessidades, e o modo como você faz os exercícios, evitando compensações musculares e posturas indesejadas. Só assim podemos garantir que você execute os movimentos da maneira correta e prevenir lesões! 

Todos os exercícios do Pilates combinam os movimentos do corpo com o controle da respiração. Assim, são trabalhadas a musculatura profunda do abdômen e das costas, facilitando o equilíbrio e o alinhamento da postura. São feitos exercícios de poucas repetições e com baixo impacto.

Os princípios do Pilates são respiração, concentração, alinhamento postural, controle, fluidez, precisão e centralização da força. Todos eles devem ser lembrados durante a execução dos exercícios, pois são essenciais para garantir que os resultados esperados, e o mais importante, reduzindo os riscos de lesão.

A maioria dos equipamentos do Pilates utilizam molas, que podem tornar um exercício mais fácil ou mais difícil, de acordo com o objetivo estipulado. Outros tem uma conformação que ajuda a moldar sua coluna, garantindo que as curvaturas vertebrais estejam preservadas. Existe ainda o Mat Pilates (Pilates de solo), que não necessita de nenhum aparelho especial, mas mantém a mesma qualidade e princípios do Pilates Studio.

Também podem ser usados outros acessórios, como bola terapêutica, elásticos e rolos, que ajudam a estimular a contração muscular e fazem o movimento ser mais harmonioso e controlado. 

Saiba aproveitar os benefícios do Pilates! Venha praticar você também!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para sempre Alice

Se você está procurando um bom livro para ler, e ainda por cima se interessa por temas como doenças degenerativas, neurológicas e psicologia, aí vai uma dica de livro: "Para sempre Alice", de Lisa Genova.

Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. O diagnóstico inesperado de sua doença altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade. De alguma forma e apesar de tudo, Alice é para sempre.

O livro é apaixonante, da primeira à última página. Não é só um livro sobre a Doença de Alzheimer, mas sim uma reflexão sobre como construímos nossas experiências de vida; sobre o nosso papel na sociedade, na família e no meio em que vivemos; sobre a conexão que temos com todos que amamos.

Para Sempre Alice é uma lição de vida!


Outra dica de livro:

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Studio de Pilates

Hoje inicio uma nova parceria:

Aulas de Pilates Studio no C.R.O.F. - Centro de Reabilitação em Osteopatia e Fisioterapia.


O método Pilates é uma técnica de consciência e movimentos corporais baseados em conceitos de controle respiratório e muscular, equilíbrio e funcionalidade.


Qualquer um pode fazer: jovens, adultos, idosos, esportistas ou sedentários.
 
A musculatura de coluna e abdome, conhecida no Pilates como power house, é essencial para a estabilidade do tronco, otimizando o desempenho dos membros inferiores e superiores nas suas diferentes funções, e por este motivo é trabalhada em todos os exercícios do Pilates.

A técnica utiliza alongamento, fortalecimento, respiração, equilíbrio, concentração e alinhamento da postura, visando manter a estabilidade corporal durante a execução dos movimentos. Pode ser realizada no solo (Mat Pilates), com auxílio de equipamentos como bolas e elásticos; ou com aparelhos específicos (Pilates Studio), que utilizam molas para aumentar ou diminuir a dificuldade dos exercícios.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você não pode controlar sua postura

Hoje disponibilizo aqui um texto retirado e traduzido livremente por mim do site “The Art of Fitness”, escrito por um personal trainer e massoterapeuta: 

“O corpo humano é inspirador. É capaz de se mover com velocidade, força, agilidade, resistência e graça – numa surpreendente variedade de amplitudes de movimentos. É capaz também de se adaptar às demandas que lhe são colocadas. Infelizmente, a maioria de nós já não se move da maneira que nosso corpo foi projetado para se mover. Nós não somos treinados para isto. Os graus de treinamento que já formaram o Corpo Humana já não existem mais. O que nós temos como alternativa são carros, sofás, computadores e cadeiras ergonômicas. Esses são nossos novos “graus de treinamento” e nosso corpo se adaptou bem a eles. Para muitos, se adaptou muito bem. 

Neste treino nós sentamos por longas horas cada dia. Nós não utilizamos movimentos que demandem do nosso sistema postural como deveriam demandar. Ao longo do tempo, estes músculos ficam fracos, Eles atrofiam. Eles adormecem e param de funcionar. Eles não providenciam mais a estabilização necessária que é tão importante para o movimento. Com o tempo, nosso corpo se adapta a esse novo ambiente e desenvolve maus hábitos. O melhor exemplo é o recrutamento de músculos de movimento para prover estabilidade. Vejamos a analogia de dirigir o seu carro com o freio e o acelerador pressionados ao mesmo tempo. Quão bem seu carro irá se mover? Não tão bem. Dirigir desta forma é extremamente prejudicial ao carro. O mesmo é verdade para o seu corpo. A dor que você sente no corpo é a luz indicando “pare de dirigir e visite um mecânico”. O mecânico nesse caso seria um mecânico do corpo, como um massagista, um preparador físico ou um fisioterapeuta. Eu recomendo alguém que tenha conhecimentos avançados e experiência com o sistema miofascial e como ele se relaciona com a dor. 

Antes que você se sente numa postura ereta ou intencionalmente mantenha seu corpo “numa postura correta”, você precisa reensinar seu corpo a se estabilizar, mas como isso é feito? Você já deve ter ouvido a frase “sente-se ereto e empurre seus ombros para trás”. Para a maioria de nós, esta é a deixa para uma boa postura. Há algo inerentemente errado com este método, que é o falso conceito de que nós temos controle consciente da nossa postura, mas na verdade nós não temos. 

Controle postural

Você não tem controle consciente de seus músculos posturais. Os músculos posturais são controlados por uma parte de seu sistema subconsciente. Se você tivesse controle consciente sobre sua postura, seria impossível fazer qualquer outra coisa. Por exemplo, enquanto você lê este texto, você provavelmente não está pensando conscientemente sobre manter sua cabeça acima do peito, ou sobre manter seu corpo sem cair no chão. 

A razão para isto é que você não precisa fazer isto. Seu sistema nervoso faz o trabalho de manter sua postura naturalmente – sem que você sequer pense nela. 

Independentemente desta habilidade natural, nós fomos ensinados a pensar ou ficarmos atentos à nossa postura. Nos disseram para erguer a cabeça, manter nossos ombros para trás e para baixo, e nosso abdômen para dentro. Mas visto que nós não temos controle consciente de nossos músculos posturais, o ato de conscientemente recrutarmos músculos para manter nossa postura ativa a musculatura de movimento, sobre a qual temos controle voluntário. Ao longo do tempo, esses músculos de movimento ficam neurologicamente treinados para funcionar como estabilizadores posturais. E eles não são projetados para isso. Como nossos músculos de movimento são reprogramados para estabilizar a postura, eles se tornam menos eficientes para produzir os movimentos. Enquanto isso tudo ocorre, os nossos músculos posturais permanecem inativados. O resultado disto é perda significativa da amplitude de movimento, o que leva a disfunção, dor e lesão... 

Comparado com 5 ou 10 anos atrás, quão bem você consegue abrir totalmente seus braços e peito, alcançar as mãos atrás das costas como para coçar as escápulas com as duas mãos, ou curvar-se sobre a cintura para alcançar os dedos dos pés? 

Alterações na habilidade de realizar movimentos é outro indicador que sua luz está sinalizando...Visite o mecânico.


Veja também: 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mitos e verdades sobre a massagem modeladora

O verão está chegando, e com ele a busca por tratamentos estéticos para emagrecer e queimar as gordurinhas localizadas também!

Nos últimos anos, houve um "boom" dos tratamentos estéticos, sendo que hoje eles são aplicados por diversos profissionais, de centros de fisioterapia a academias e até salões de beleza.

Em primeiro lugar, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais especializados, que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro.

Muitos profissionais mal qualificados aplicam estas técnicas sem muito conhecimento, e com isso geram dúvidas nos seus clientes. Por este motivo, trago aqui alguns mitos e verdades sobre a massagem modeladora.

A massagem modeladora e a drenagem linfática são a mesma coisa? Tem o mesmo objetivo?

Não. A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que estimula o retorno da linfa para o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando resíduos e toxinas. Sendo assim, ela não atua diretamente na redução da gordura corporal nem da celulite (que nada mais é do que um excesso de gordura forçando uma pele retraída), apesar de ter um efeito indireto sobre as mesmas, já que aproxima o tecido gorduroso dos vasos sanguíneos, e facilita sua captação pelos mesmos no momento da atividade física. Como ela melhora a circulação, também pode atuar indiretamente na prevenção da flacidez. Já a massagem modeladora é executada com movimentos firmes, rápidos e repetitivos sobre a pele, com objetivo de quebrar a gordura localizada, que é posteriormente eliminada pela corrente sanguínea, principalmente se for realizado exercício físico. É geralmente focada nas regiões onde há maior acúmulo de gordura, que nas mulheres são barriga, coxas, culote, glúteos, e às vezes braços. Desta forma, a massagem modeladora traz diminuição de medidas, da celulite, favorecimento da lipólise (quebra da gordura) e modelagem do corpo, além de prevenir flacidez, melhorando a elasticidade da pele.

A massagem modeladora dói?

Sim. A massagem modeladora é realizada com movimentos rigorosos de prensão, deslizamento e amassamento da pele, numa intensidade que atinja as camadas lipídicas (de gordura), a fim de quebrar as placas gordurosas. Por isso, muitas pessoas sentem dor ao realizar esta técnica, porém a intensidade da dor depende não só da quantidade de gordura que a pessoa tem, mas também da tolerância a dor, que é muito variável de indivíduo para indivíduo. Entretanto, esta dor não pode causar um desconforto excessivo para o paciente, sendo este um limite para a intensidade das manobras. O ideal é aumentar a intensidade de forma gradual, para que o organismo se adapte a mesma.

É normal ter hematomas após a realização?

Não. O hematoma é sinal de rompimento de vasos sanguíneos, e o extravasamento do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e dor, o que não é desejável. Quando ocorre o hematoma é sinal de que o limite ideal de intensidade da massagem foi ultrapassado, ou seja, uma massagem que causa hematomas não indica uma massagem modeladora mais eficiente, pois não é necessário ultrapassar a camada de gordura da pele, já que somente ela deve ser trabalhada. Pode acontecer, em pessoas com tendência a hematomas (aquelas que tem vasos muito sensíveis, que ficam roxas com qualquer batidinha), de o hematoma aparecer, porém isso é um fato esporádico, que deve ser avaliado. Se você sempre sai da massagem modeladora com mitos hematomas, desconfie! Se o hematoma já ocorreu, utilize gelo (sempre enrolado em uma toalha ou num saco plástico), a cada duas horas, por 15 a 20 minutos.

Utilizar somente cremes que prometem reduzir medidas tem resultado?

Não. Alguns cremes dizem apresentar princípios ativos que por si só reduziriam as medidas. Isto não ocorre. Alguns cremes tem formulações que aumentam a circulação sanguínea e com isso, temos a melhora do aspecto da pele, porém a redução de medidas não ocorrerá sem as técnicas corretas de massagem modeladora, e é claro, muito exercício físico.

A massagem modeladora com aparelhos é melhor que a manual?



Não. Os diferentes aparelhos utilizados para a massagem modeladora podem facilitar uma intensidade maior da massagem, porém nem sempre uma massagem tão intensa é necessária. Além disso, a realização manual da massagem permite que o terapeuta avalie cada região do corpo, verificando os locais de maior acúmulo de gordura, direcionando o tratamento, tornando-o mais eficaz e objetivo.